Como organizar o estoque após o Carnaval?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 11 de março de 2019
Como organizar o estoque após o Carnaval

Quando o assunto é gestão de um negócio, todo cuidado e planejamento é pouco. Afinal, são diversos setores que demandam supervisão e atenção constantes como os setores de compras, administrativo e financeiro, por exemplo. Assim, para aumentar a produtividade, elevar o fluxo de vendas e gerar mais lucros, algumas práticas são fundamentais — como organizar o estoque corretamente.

Esse processo é ainda mais importante em ocasiões comemorativas e com intensa movimentação de pessoas como a maior festa popular do Brasil. Devido ao excesso de deslocamento de consumidores, é comum a ocorrência de confusão nos estoques durante o Carnaval. Por isso, é essencial realizar uma análise situacional depois dos dias de folia.

Ficou interessado no assunto? Então, confira como organizar o estoque após o feriado e conquiste excelentes resultados em seu negócio. Boa leitura!

Atualize as informações imediatamente

Em primeiro lugar, é fundamental manter total controle das operações realizadas no estabelecimento. Não importa que a loja esteja super cheia ou que as vendas estejam volumosas, é preciso registrar imediatamente todas as entradas, saídas, trocas, devoluções e demais movimentações dentro do estoque.

Nesse contexto, é importante separar cada uma dessas situações para evitar que ocorra algum furo no depósito — devido ao intenso fluxo de consumidores, algum vendedor pode deixar para transmitir as informações de saída do produto mais tarde e, assim, esquecer de realizar o registro.

Contabilize o inventário

O inventário nada mais é que um balanço da quantidade de produtos de cada loja e, na maioria das vezes, é realizado uma vez por ano. Além de apresentar um panorama do estoque, essa prática permite que o gestor (ou outro funcionário responsável) verifique se o sistema de gestão da empresa está em conformidade com o seu estoque físico.

Dessa forma, contabilizar a quantidade de cada item no estoque é um processo importante para que o estabelecimento tenha um conhecimento real de todos os itens armazenados e disponíveis em seu depósito.

Para isso, é necessário contar cada um dos artigos estocados e validar as informações com relatórios de entradas e saídas e documentos de compras e vendas. Assim, será possível identificar a existência de alguma quebra de estoque e determinar a melhor maneira de realizar um controle mais eficiente, preciso e seguro.

Que tal realizar esse processo depois do Carnaval? Aproveite a inevitável bagunça depois do feriado e explore as melhores possibilidades de como organizar o estoque de sua loja.

Trace novos objetivos

Outra estratégia importante de como organizar o estoque é a definição de objetivos e indicadores de desempenho adequados às metas e necessidades de seu comércio. Além de facilitar a definição de seu plano de atuação, essas informações serão essenciais para conduzir o processo de expansão da empresa e o aumento no fluxo de vendas.

Além disso, esses indicadores permitem avaliar se a loja está atendendo as expectativas dos consumidores, fornecedores e clientes e, ainda, possibilita que sejam traçados novos caminhos para cada propósito. No entanto, é fundamental que esses dados sejam acompanhados ao longo do tempo para determinar se os objetivos estão sendo alcançados.

Nesse contexto, os indicadores de desempenho podem compreender desde o mercado em que a marca está inserida e seus principais concorrentes, passando pelos colaboradores e fornecedores até chegar aos seus clientes.

Considere a sazonalidade

Por fim, uma boa prática de como organizar o estoque é considerar a sazonalidade típica de cada negócio. No caso de um supermercado, depois do Carnaval, por exemplo, é preciso planejar as seguintes compras de olho nas próximas datas comemorativas — como a sexta-feira santa e a Páscoa.

Dessa forma, você garante que o seu estabelecimento estará abastecido com as mercadorias mais consumidas nesses períodos e, ainda, evita o esgotamento dos principais produtos das prateleiras.

Com essas dicas, é possível descobrir a melhor maneira de como organizar o estoque, elevar o fluxo de vendas e aumentar a margem de lucros do seu negócio. Por isso, invista em um bom planejamento e conquiste excelentes resultados.

Assine nossa Newsletter e continue bem informado!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários