Mercadoria encalhada: o que fazer para resolver esse problema em um supermercado?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 3 de agosto de 2018
Mercadoria encalhada: o que fazer para resolver esse problema em um supermercado?

Um dos principais problemas que os empresários e lojistas enfrentam surge do desequilíbrio entre a quantidade de compras e vendas dos produtos. Por isso, o giro de estoque é fundamental para garantir um bom desempenho nos negócios e evitar o acúmulo de mercadoria encalhada.

Quando fica na prateleira do supermercado por muito tempo, um item representa diversos problemas para o estabelecimento, como: prejuízo financeiro, capital de giro estagnado e, ainda, desperdício da mercadoria — que pode acabar indo para o lixo se a data de vencimento chegar.

Uma boa gestão do setor pode ser o diferencial entre um negócio de fracasso ou sucesso. Portanto, é importante colocar em prática estratégias específicas para otimizar a rotatividade dos produtos em estoque.

Quer ver algumas soluções para resolver o problema da mercadoria encalhada em sua loja e aumentar as vendas? Continue a leitura!

Analise o porquê da mercadoria encalhada

Em primeiro lugar, é preciso identificar a razão pela qual algum produto não teve saída em seu supermercado — afinal, saber a raiz do problema permite pensar em soluções personalizadas para cada caso. Entre os principais motivos, podemos destacar:

  • preço incompatível com o mercado;
  • marketing ineficiente;
  • falta de aceitação pelo público.

Na primeira situação, o ideal é analisar os concorrentes para detectar se o preço praticado em sua loja é compatível com os valores cobrados por outros supermercados. Se for, será preciso justificar o valor excedente — oferecendo um diferencial ao cliente, por exemplo. Caso não seja, considere a possibilidade de reduzir seus preços.

Se um produto encalha devido à falta de divulgação, pense em estratégias para deixá-lo em evidência. Promoções diferenciadas e investimento em marketing ou no próprio ponto de venda são algumas das opções.

Já se o problema é a falta de aceitação pelo mercado, a solução é mais delicada. Ou você deixa de trabalhar com esses itens ou torce por uma mudança de hábito entre seu público.

Invista em gestão de estoque

Identificar o fluxo de vendas de cada produto é importante para definir as melhores estratégias para seu negócio e, ainda, buscar por soluções inteligentes a cada desafio. Além disso, tal processo permite a correção de deficiências e aumenta o nível de desempenho das empresas perante as necessidades operacionais.

Investir em um sistema de gestão e automação em seu estabelecimento possibilita que você tenha total controle sobre o estoque. Isso ocorre principalmente quando ele é integrado aos demais setores de seu supermercado.

Tal estratégia também é fundamental para reduzir os prejuízos financeiros com possíveis perdas de mercadorias e otimizar seu processo de compras, afinal é possível identificar, de forma rápida e objetiva, o momento ideal para repor o estoque. Portanto, utilize a tecnologia a seu favor e intensifique a gestão de seu negócio.

Realize promoções

Realizar promoções para liquidar o estoque de mercadorias é uma das maneiras mais eficientes e conhecidas de resolver esse problema em curto prazo. No entanto, é importante determinar um período para a ação (caso contrário, ela pode perder sua credibilidade).

Além disso, a promoção não deve ser encarada apenas como uma forma de aumentar as vendas ou se livrar de itens encalhados, mas sim como uma oportunidade para seu supermercado conquistar novos clientes e fidelizar os consumidores atuais.

Por isso, avalie bem o tipo de ação que será colocado em prática. Como alternativas, há os descontos únicos, as porcentagens progressivas e os famosos “leve 3 e pague 2”, entre outras.

Invista em estratégias de divulgação para atrair um grande número de interessados. As redes sociais, o e-mail marketing e os folhetos de propaganda são ótimos aliados para anunciar as ofertas e promoções de sua loja — e, claro, trazer resultados positivos de vendas.

Cuide do ponto de venda

De nada adianta oferecer promoções e descontos imperdíveis se seu público não tomar conhecimento de tais ações. Por isso, tão importante quanto investir em divulgação nas mídias é preparar seu ponto de venda de forma criativa e atrativa para o cliente.

Invista no apelo visual e procure ambientar os espaços em que a mercadoria está exposta de maneira a chamar a atenção do consumidor. Assim, ao se deparar com uma vitrine atraente, alegre e colorida, certamente seu interesse pelos produtos disponíveis vai aumentar.

Ofereça vendas combinadas

Outra opção inteligente para potencializar a saída de uma mercadoria encalhada é associar um produto em promoção a outro vendido pelo preço normal em seu estabelecimento. Ou seja: realize ofertas que vinculem artigos parados no estoque a outros relacionados — mas que tenham bom giro.

Essa estratégia convence o consumidor a fechar negócio e aproveitar o preço, afinal você está oferecendo a ele a oportunidade de agregar valor à compra efetuada. Trata-se de uma excelente maneira de atrair e fidelizar clientes.

Negocie com o fornecedor

Manter bons parceiros é fundamental para ter um negócio lucrativo. Por isso, procure fornecedores que permitam a troca ou a renegociação de mercadoria encalhada há muito tempo ou, ainda, que realizem a recompra de tais produtos.

No entanto, é importante manter os artigos bem conservados. Afinal, nenhum fornecedor vai querer pegar de volta itens que foram danificados ou avariados.

Os provedores também podem auxiliar com a divulgação e ações que possibilitem o desencalhe de estoque, pois conhecem melhor o público-alvo de seus produtos do que ninguém. Por essa razão, busque sempre desenvolver parceiras com fornecedores que ofereçam alternativas vantajosas e soluções eficientes para seu problema.

Entenda as motivações do cliente

Todo produto vendido é responsável por suprir alguma necessidade do cliente, principalmente quando se trata do setor de supermercados. Portanto, é fundamental que você entenda as motivações de compra do público para que os artigos disponíveis em sua loja preencham tais desejos.

Por meio dessa percepção, é possível encontrar novos propósitos para os itens encalhados no estoque, já que eles podem se tornar objetos importantes para os clientes de seu estabelecimento. Essa postura permite que você seja capaz de trabalhar o lado emocional do público, conquistando sua preferência em relação às suas necessidades.

Existem diversas formas de resolver o problema de produtos encalhados nas prateleiras de sua loja — o importante é perceber o momento certo para colocar as ações em prática. Sempre que algum artigo em estoque oferecer riscos à rentabilidade de seu negócio, é hora de adotar alguma solução inteligente.

A mercadoria encalhada é considerada um obstáculo em um primeiro momento. Porém, ao adotar estratégias comercialmente viáveis e eficazes, ela pode se tornar uma importante aliada na gestão do estabelecimento.

 

Confira, agora, as melhores ferramentas para gerenciar seu minimercado!

 

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