Mercadoria encalhada: Como resolver esse problema no supermercado? - Blog da Casa Magalhães

Mercadoria encalhada: o que fazer para resolver esse problema em um supermercado?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 25/10/2019
Mercadoria encalhada: o que fazer para resolver esse problema em um supermercado?

Um dos principais problemas que os empresários e lojistas enfrentam surge do desequilíbrio entre a quantidade de compras e vendas dos produtos. Por isso, o giro de estoque é fundamental para garantir um bom desempenho nos negócios e evitar o acúmulo de mercadoria encalhada.

Quando fica na prateleira do supermercado por muito tempo, um item representa diversos problemas para o estabelecimento, como: prejuízo financeiro, capital de giro estagnado e, ainda, desperdício da mercadoria — que pode acabar indo para o lixo se a data de vencimento chegar.

Uma boa gestão do setor é o diferencial entre um negócio de fracasso ou sucesso. Portanto, é importante colocar em prática as estratégias específicas para otimizar a rotatividade dos produtos em estoque.

Quer entender melhor o assunto e se preparar para lidar com estoque parado do jeito certo? Talvez até lucrar com isso? Então acompanhe nosso artigo especial sobre o assunto!

Por que mercadoria encalhada é um problema tão grande?

É difícil encontrar um negócio de varejo em qualquer área que nunca precisou lidar com mercadoria encalhada. A situação ocorre por diversos motivos e a maioria deles aponta bem diretamente suas causas e consequências.

De cara, produto parado significa dinheiro gasto sem retorno — nem mesmo a volta do valor da compra, menos ainda qualquer chance de lucro.

É, portanto, uma questão que afeta diretamente o fluxo de caixa e a capacidade de investimento do supermercado para o futuro.

Isso sem contar, claro, com o caso de produtos perecíveis (principalmente em supermercados) em que a demora para vender significa uma potencial perda do bem e do dinheiro aplicado nele.

Porém, existem pontos tão relevantes quanto a serem discutido nesse cenário. Por exemplo, o encalhe significa espaço sendo ocupado no seu estoque sem vazão, que poderia ser utilizado para itens com mais rotatividade.

Da mesma forma, o problema aponta para uma visão equivocada sobre demanda e operação, com a aposta em produtos que não atingem com sucesso o seu público-alvo.

Resumindo: mercadoria encalhada não é apenas dinheiro desperdiçado.

É um sinal de dificuldades na gestão que precisam ser resolvidas e uma oportunidade para melhorar seu mix de produtos para lucrar o máximo possível nas próximas vendas.

Como fazer a gestão de compras do seu supermercado?

O que fazer para resolver o problema da mercadoria encalhada?

Se é bem difícil ter um negócio livre dessa situação, o que importa para o empresário de sucesso é saber lidar com ela.

Para ajudar nisso, preparamos uma lista com as dicas mais efetivas na hora de se livrar daqueles itens que estão ocupando espaço no estoque há muito tempo. Confira:

1° Entenda o que fez o produto encalhar

Gerir uma empresa positivamente é sempre uma questão de estratégia. É entender o que dá errado e só então trabalhar para melhorar seus pontos fracos.

Portanto, é claro que o primeiro passo para se livrar de mercadoria encalhada é entender por que ela encalhou. Não há demanda para esse produto? O preço estava fora da realidade de mercado? Ele teve visibilidade suficiente nas gôndolas?

Essas perguntas são importantes porque vão apontar um caminho de ação. Vamos continuar citando as dicas sobre os casos mais comuns, mas talvez aqui mesmo você já encontre uma solução simples, fácil e única para o seu caso.

2° Aposte em promoções

A resposta mais simples para se livrar de estoque parado é liquidar. Reduza sua margem de lucro e tente pelo menos recuperar o investimento — liberando espaço para outros itens e capital para girar.

No caso de mercadorias encalhadas, uma ideia interessante é fazer promoções em volume, do tipo compre 3 e pague 2. Assim, você deixa o produto mais atrativo e acaba com ele mais rápido.

Contratar promotores e oferecer degustação também é uma boa ideia para aqueles produtos que não venderam por baixa visibilidade no supermercado. Qualquer ação do tipo pode resolver o problema para você.

Como fazer uma queima de estoque perfeita no varejo?

3° Agregue valor ao produto

Se a mercadoria em si não está vendendo, por que não aliar a ela chamarizes mais interessantes?

Esse valor pode ser perceptível (como uma embalagem especial ou um mix de produtos temáticos) ou sentimental, criando uma narrativa em volta dele para casar bem com datas comemorativas como dia das mães, dos namorados, etc.

4° Aproveite a mercadoria encalhada para investir em programas de fidelização

Se está muito difícil recuperar o investimento naquele produto, que tal oferecer de graça para seus clientes? Acredite se quiser, existem estratégias que trazem ganhos dessa atitude!

Estamos falando de brindes e presentes dentro de um programa de fidelidade, como assinaturas ou condições especiais para quem é cliente recorrente.

Um produto que não está vendendo bem pode ser presenteado para quem faz compras acima de um determinado valor, ou que é cliente há tanto tempo da empresa.

Você não recupera diretamente o valor do produto, mas atrai novos fidelizados e lucra mais a médio e longo prazo.

5° Busque o fornecedor para negociar

Outra possibilidade é tentar devolver o produto para o fornecedor, nos itens que podem ser revendidos por ele para negócios que têm um público e condições mais adequadas para aquele caso específico.

É por isso que, nesse sentido, sempre destacamos a importância de uma boa relação com suas empresas parceiras.

Quanto mais próxima for essa conexão entre vocês, mais fácil é convencê-las a ajudar o seu varejo — na hora de comprar e na hora de devolver.

6° Evite que isso aconteça outra vez

Se o problema é inevitável, ele também é facilmente minimizado para gestores organizados e que apostam em dados de negócio com inteligência.

Toda vez que um produto encalhar, estude as razões, documente as ações tomadas e reforce as que derem certo.

Com disciplina nesse processo, você vai conseguir prever melhor com seu estoque vai girar para cada produto e o que fazer caso a aposta não dê tão certo.

Material Rico Blog - Webinar Gestão de Estoque para Varejo

O que a tecnologia pode fazer pela sua gestão de mercadorias?

E se terminamos nossas dicas falando de inteligência de dados, a tecnologia está no centro dessa nova fase do mercado. 

Sistemas de gestão para supermercado facilitam muito o seu trabalho, pois integram informações de fornecedores, estoques, vendas, tudo de forma centralizada e com visão completa de como um aspecto pode afetar outro.

Por isso, para evitar mercadoria encalhada e resolver rápido o problema quando isso acontecer, é fundamental investir em organização e eficiência do supermercado. Com planejamento, seu estoque não para mais!

Como a tecnologia no varejo vai ajudar na gestão da sua empresa?

E então? Nosso conteúdo foi útil para você? Aproveite para assinar a nossa Newsletter e receber mais dicas para a gestão do seu negócio.

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.