Comércio Varejista: descubra os principais desafios de empreender

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 25/02/2022
desafios do comércio varejista

O comércio varejista é um dos setores que mais cresce no Brasil, sendo um importante gerador de empregos e um verdadeiro termômetro da economia, pois são as lojas que mais têm contato pessoal com o cliente final, conhecendo suas dores, necessidades e tendências de consumo

Porém, abrir um negócio nesse ramo requer conhecimento e proatividade para superar os desafios. Se você quer abrir um negócio ou melhorar o seu comércio varejista, mas não sabe como enfrentar os desafios que essa empreitada traz, confira nossas dicas para o sucesso do seu empreendimento.

Competitividade

Um desses desafios é a competitividade acirrada. Segundo pesquisa realizada pelo Centro de Excelência em Varejo da FGV/SP, a competitividade e a concentração das empresas só devem aumentar nos próximos anos. Mas, ao contrário do que se pensa, a concorrência pode ser um fator positivo, já que a competição incentiva as empresas a estarem sempre atualizadas e sintonizadas com as demandas dos consumidores, alinhando suas ofertas e canais de venda ao que os clientes esperam.

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Controle de estoque

Outro desafio comum é o controle de estoque, que é essencial para evitar prejuízos e frustrações dos clientes. É preciso registrar todas as entradas e saídas de produtos para
garantir que não faltem ou sobrem itens. Além disso, quem trabalha com produtos perecíveis corre ainda mais risco de perder dinheiro quando não trabalha corretamente a rotatividade dos seus produtos em prateleira. 

Atendimento e ambiente adequado

Além disso, é necessário investir em um bom atendimento ao cliente, pois ele é um dos principais responsáveis pela reputação do seu negócio. Ofereça um ambiente agradável e acolhedor, treine seus funcionários para que saibam lidar com diferentes situações e resolvam problemas de forma eficiente.

Gestão Financeira

Outro fator importante é a gestão financeira, que deve ser bem planejada e organizada para que seu negócio possa crescer e se desenvolver de forma sustentável. É importante estabelecer metas e objetivos claros, monitorar seus resultados e realizar investimentos estratégicos.

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Tendências de Mercado

É preciso acompanhar as tendências do mercado e inovar para se destacar da concorrência. Esteja sempre atento às mudanças no comportamento do consumidor e adapte-se às novas demandas do mercado. A seguir, separamos o Top 5 de tendências para ficar de olho em 2023.

  • Aumento das compras online

A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção das compras online e essa tendência deve continuar em 2023. A previsão é de que as vendas online no varejo cresçam significativamente, impulsionadas por uma geração cada vez mais digital, demandando aprimoramentos nas experiências de compra online.

  • Personalização das experiências de compra:

Os consumidores esperam cada vez mais experiências personalizadas, especialmente em um mercado altamente competitivo. Os varejistas que investem em tecnologia para coletar e analisar dados de clientes, oferecendo uma experiência de compra personalizada e individualizada, têm uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes.

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  • Crescimento do uso da inteligência artificial

A inteligência artificial tem o potencial de revolucionar o varejo, possibilitando aos varejistas a análise de grandes quantidades de dados, otimização de preços, previsão de demanda de estoque, recomendações personalizadas e muitos outros recursos. Com o aumento da demanda por experiências personalizadas, espera-se que mais varejistas adotem a IA para atender às expectativas dos clientes. Aqui na Casa nós temos soluções essenciais para o seu negócio prosperar, aproveite para conhecer.

  • Aumento do uso de tecnologia de pagamento

A tecnologia de pagamento é uma área em avanço rápido, com novas opções surgindo a cada ano. A previsão é de que mais varejistas adotem tecnologias de pagamento sem contato, como carteiras digitais e pagamentos por aproximação, oferecendo mais comodidade e segurança para os clientes. 

  • Expansão do social no comércio varejista

As redes sociais têm se tornado cada vez mais importantes para as empresas em todo o mundo. A previsão é que mais varejistas invistam em comércio social, utilizando essas plataformas como canais de venda e marketing, bem como para se conectar diretamente com os clientes. 

Por fim, ao superar esses desafios, você estará mais próximo do sucesso no comércio varejista. Então, não desista dos seus sonhos e aposte na sua capacidade de empreender. Com dedicação e planejamento, você pode se tornar um empresário de sucesso no setor varejista.

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