Como criar o Mix de Produtos ideal para o seu supermercado
Quando o consumidor vai às compras, o desejo é encontrar tudo o que precisa em um único lugar. Portanto, esse é o primeiro motivo para contar com um bom mix de produtos.
Transitar de mercado em mercado para concluir uma lista de compras não é uma tarefa tão animadora, concorda?
Pensando nisso, trouxemos para você alguns conceitos e práticas importantes para te ajudar aumentar as vendas e garantir a satisfação dos seus clientes.
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O que é o Mix de Produtos?
Basicamente, o mix de produtos é um catálogo de itens que o estabelecimento comercial oferece para seus consumidores. Dessa forma, o intuito é apresentar uma variedade de opções, fazendo com que o cliente se sinta atraído e tenha uma melhor experiência em sua jornada de compra.
Os benefícios de se trabalhar com essa estratégia são inúmeros, incluindo:
- aumento do ticket de vendas;
- crescimento do fluxo da loja;
- mais satisfação para o cliente;
- maior vantagem competitiva, entre outros.
Mas, para alcançar todos esses benefícios, é preciso seguir alguns passos e analisar diversos fatores. Para lhe ajudar, preparamos este artigo com dicas de como criar um mix de produtos ideal para o seu supermercado.
Como definir o seu Mix de Produtos?
Agora que você já sabe a importância e benefícios estratégicos que o mix de produtos proporciona para o seu supermercado, vamos dedicar o restante do texto a dicas voltadas para uma boa definição do seu mix de produtos.
Conheça seu cliente
O intuito de criar um mix de produtos é alavancar o número das vendas do estabelecimento. Então, nada melhor do que conhecer em detalhes seu público-alvo e garantir que a estratégia traga resultados consistentes.
A principal vantagem de iniciar o trabalho por meio dessa análise é evitar que você empregue esforços e recursos em mercadorias nas quais seus clientes não tenham grande interesse. Portanto, não hesite em estudar o público e pesquisar sobre suas expectativas, necessidades ou desejos.
É uma forma inteligente de criar alternativas para ajudá-lo corretamente. A partir dessas informações, você terá preparo suficiente para montar um mix de produtos eficiente, que consiga impulsionar as vendas do seu supermercado.
Analise o negócio, o mercado e a concorrência
O conhecimento de mercado e da própria empresa é muito importante nessa estratégia, pois, é essencial entender o momento do setor, bem como a forma de atuação dos concorrentes.
Na prática, a observação do mercado serve como um indicativo para o negócio, possibilitando a identificação de oscilações e incertezas. Assim, você consegue entender as tendências de consumo e analisar quais itens estão mais propícios a apresentar uma melhor saída.
Outro ponto que fomenta sua análise é o estudo sobre os principais concorrentes. A partir de uma perspectiva comercial, é interessante monitorar as ações das demais empresas, compreendendo seus erros e acertos. Logicamente, não é recomendável imitá-las, mas sim observar suas movimentações.
Após esse trabalho minucioso, o próximo passo é analisar seu próprio negócio e estudar quais produtos estão sendo oferecidos no momento. Com os dados em mãos, ficará mais fácil realizar um comparativo e entender se a sua estratégia é adequada para a atual situação do mercado.
Avalie também a variedade de itens, verificando se vale a pena incluir outras mercadorias ou mesmo remover produtos que estejam dificultando o aumento das vendas. Por fim, armazene corretamente as informações obtidas em um sistema de gestão, pois, elas podem ser utilizadas em estratégias futuras, ainda que apenas de maneira comparativa.
Avalie seus melhores itens
Quando se trata de um supermercado, muitas vezes a grande dificuldade está justamente na extensão do mix de produtos. Nem sempre os custos de operação de cada item são analisados corretamente e acabam sendo escolhidos aqueles que não trazem reais rendimentos para o negócio.
Além disso, quanto maior é o catálogo de produtos, mais complexa se torna a montagem de um mix sem que algum setor seja prejudicado. Nesse ponto, o trabalho da gestão se mostra fundamental, pois, é a garantia de que a estratégia não trará impactos negativos ao negócio — nem mesmo a longo prazo.
Por isso, deve-se trabalhar com a gestão integrada, na qual as informações mais importantes são compartilhadas entre todos os setores. Assim, quando for necessário agrupar os produtos, a operação não precisa sofrer com atrasos ou cancelamentos devido a uma comunicação defasada.
Faça testes com o mix de produtos escolhido
Estudos sobre mercado e concorrência são importantes na criação de uma base de apoio para as tomadas de decisões. No entanto, é possível se prevenir e evitar contratempos futuros. Uma ótima maneira para isso é colocar alguns mixes de produtos em fase de testes.
Uma ideia inovadora é sempre interessante, mas, por questões macroambientais, pode não agradar ao público de primeira (ou exigir um tempo para a aceitação). Afinal, os testes permitirão um estudo mais seguro sobre o sucesso ou não da estratégia.
Defina prazos para avaliação do mix de produtos
Para que o investimento não seja aleatório, você deve definir prazos compatíveis de avaliação. Isso precisa ser feito de forma antecipada, bem antes do lançamento do mix.
Se estiver com dúvidas sobre a definição do tempo ou mesmo caso a empresa conte com diversos packs de mercadorias, uma boa saída é trabalhar com alguns produtos sazonais. Eles são interessantes, pois já são direcionados para manter a venda por certo período, sem o risco de prejudicar o estoque da loja.
Seguindo esses passos, você conseguirá misturar as mercadorias sem gerar danos financeiros ou de planejamento para o negócio como um todo.
Trabalhe com produtos fabricados no próprio estabelecimento
Por mais que os produtos de marcas conhecidas sejam importantes para o aumento das vendas, trabalhar com itens próprios é a melhor maneira de aproveitar todos os recursos da sua empresa.
Hoje, em supermercados, lojas e atacarejos, é comum a venda de itens produzidos no próprio espaço. Em termos de custo-benefício, eles são ótimas opções, pois, permitem criar uma fonte de renda e expor a qualidade produtiva para os clientes.
Como dito, os produtos das grandes fabricantes precisam estar presentes nos mixes criados. Porém, é interessante adicionar ou mesmo desenvolver packs próprios. Além disso, somente nas criações locais você pode garantir a máxima qualidade durante todo o processo de produção.
Não se esqueça de que, sendo bem-sucedido nessa estratégia, a taxa de fidelidade tende a aumentar, pois, os clientes só encontrarão os produtos no seu estabelecimento.
Enfim, essas foram algumas das principais dicas para você não errar na hora de criar um ótimo mix de produtos no seu negócio. Como enfatizado ao longo do artigo, a adoção de um sistema de gestão é essencial para o sucesso da estratégia.
A definição de um bom mix de produtos depende basicamente da extração, do armazenamento e da implementação de dados. Sistemas desse tipo, que trabalham com cloud computing, oferecem os recursos necessários para sua empresa.
Agora de você sabe como fazer o mix de produtos ideal para o seu supermercado, não deixe de assinar nossa Newsletter para receber os melhores conteúdos sobre o mercado varejista. Até a próxima!
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