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O que é sazonalidade e como se preparar no período de baixas vendas

Autor: Jeferson Brito Assunto:
  • Marketing
  • Ponto de Venda
  • Supermercados e Varejo
  • Vendas
Data: 28/07/2020
o que é sazonalidade

Quando se aproxima o final de ano o setor varejista comemora. Afinal, a chegada do décimo terceiro salário aumenta o poder financeiro da população. Logo, esse fenômeno comum é chamado de sazonalidade.

Sabemos que a sazonalidade possui sua atratividade, no caso das datas comemorativas. Porém, existem aqueles períodos do ano onde as vendas despencam e é nesse cenário que precisamos colocar a mente para pensar.

Nesse conteúdo, explicaremos o que caracteriza a sazonalidade e como você pode preparar o ponto de vendas para o período de baixo faturamento.

Navegue pelo conteúdo

  • O que é sazonalidade?
  • Como aproveitar oportunidades durante a sazonalidade?
  • Crie sua própria Sazonalidade
  • Descubra o perfil dos seus clientes
  • Faça planejamentos periódicos
  • Use a tecnologia para analisar a sazonalidade

O que é sazonalidade?

De acordo com um levantamento feito pela Serasa Experian, a atividade do comércio no último mês do ano fica 23,8% acima da média anual. Logo, os segmentos de supermercados, hipermercados, alimentos e também de bebidas não ficam para trás e registram um fluxo de aumento em cerca de 20,3%.

A sazonalidade nada mais é do que as altas e baixas vendas que o mercado passa. No entanto, por se tratar de um ambiente dinâmico e influenciado por diversas variáveis, controláveis ou não, ele acaba seguindo uma constante não linear.

Resumindo, as vendas flutuam de acordo com um determinado período.

Como aproveitar oportunidades durante a sazonalidade?

Sabemos que no final do ano datas como natal e réveillon trazem um aquecimento para as vendas. Então, o que importa nesse momento é tirar grande proveito dessas oportunidades.

Alguns dos reforços abaixo são bastante válidos:

  • Estoque: Conhecendo os itens mais vendidos no período de alta sazonalidade, é importante manter o estoque desses produtos reforçado, como também apostar em itens alusivos para determinadas datas comemorativas, mesmo que temporariamente.
  • Equipe de vendas: o aumento do fluxo de clientes na loja vai exigir um reforço na equipe de atendimento. Então, é bastante comum contratações temporárias na época de alta sazonalidade. Logo, proporcionar um bom atendimento ao cliente é uma garantia de boas vendas.
  • Decoração: Para atender melhor e deixar o ambiente atrativo para estimular a compra, vale a pena investir em decoração e até realizar pequenas mudanças no layout para melhorar a logística e o fluxo de pessoas dentro da loja.
  • Reforço no atendimento: No período de baixas vendas e que o ambiente do negócio estiver tranquilo, aproveite para conhecer melhor os seus clientes, realize um melhor atendimento e ofereça um serviço personalizado visando a fidelização.
  • Reforço na própria gestão: Pare um pouco e olhe pra si mesmo! Quando foi a última vez que analisou cautelosamente os seus processos internos? Como está o marketing do seu estabelecimento? Como anda a satisfação da sua equipe? Essas e outras questões podem ser pensadas e trabalhadas nesse período de baixas vendas.

Crie sua própria Sazonalidade

Escuta essa história:

Nos Estados Unidos, uma loja de sapatos criou o seu próprio feriado para aumentar vendas no período de sazonalidade. Dessa forma,  batizaram de  “Dia Nacional do Hambúrguer” o dia em que a loja oferecia o aperitivo para os clientes que adentravam no estabelecimento.

Certo, agora você está se perguntando: Qual a relação da data comemorativa com sapatos, já que era o principal produto a ser oferecido?

A resposta é simples. Tanto os sapatos quanto os hambúrgueres são feitos de vaca. Em síntese, considere coisas divertidas que sua loja faz ou vende, e em seguida crie um feriado em torno delas!

É fato que nem todos os períodos sazonais contemplam cada nicho de mercado, porém com um bom planejamento e criatividade você pode gerar vendas durante o ano todo.

Descubra o perfil dos seus clientes

Observar outros períodos do calendário e a preferência de consumo dos clientes é outro fator imprescindível para saber lidar com a sazonalidade.

Se você tem uma loja de perfumes, por exemplo, explore ao máximo campanhas para expandir vendas no dia das mães. Já uma floricultura pode reforçar o estoque de flores para o dia dos namorados.

Você sabia também que muitas pessoas esperam passar o natal ou datas comerciais como o Black Friday para fazer compras? Culturalmente, o mercado já se adaptou para o período de baixas vendas e com isso, a estratégia mais comum usada pelos varejistas é a do desconto, ou a queima de estoque.

Não faça diferente! Considere o preço de custos dos produtos e como pode obter lucro gerando descontos. O preço final deve ser competitivo e não esqueça que o preço justo é aquele que o cliente está disposto a pagar pelo seu produto.

Faça planejamentos periódicos

Se ao término de um período de altas vendas o seu estoque ainda estiver abarrotado de produtos, então é porque não soube fazer o planejamento correto. Aliás, só sabe se planejar quem está munido de informações assertivas que a tecnologia pode propiciar.

Conforme já mencionado, a sazonalidade é um período delicado, mas que com bastante cautela e planejamento você passa pelo período mais ileso. Contudo, obter informações com base na percepção individual para tomar qualquer tipo de decisão é uma atitude arriscada.

Cada negócio, independente do segmento, precisa estar abastecido com dados próprios e não se deixar levar por “achismos”. Portanto, uma ferramenta como um sistema para automação comercial pode, por exemplo, emitir relatórios relevantes de épocas anteriores para que possa perceber como a sazonalidade impacta o seu negócio.

Extrato do volume de vendas e itens mais comprados ajudam você a prever o período de baixa e altas vendas. Dessa forma, vai ter o tempo suficiente para antecipar o estoque e não correr o risco de rupturas dentro da loja.

Use a tecnologia para analisar a sazonalidade

Acredito que você até consegue lembrar os itens que mais faltaram no depósito durante o natal do ano passado. Agora, você consegue comparar com o volume do mesmo produto em anos anteriores?

Para examinar o histórico de faturamento e fazer análise do giro de estoque, você não consegue fazer sozinho por meio de planilhas. No mercado existem diversas ferramentas que realizam essa análise de diversas maneiras. Entretanto, o que as diferencia é o grau de detalhamento das informações.

Com a popularidade de desempenhar e realizar diversas tarefas através de dispositivos móveis, também se tornou possível acompanhar a gestão de uma empresa em tempo real e na palma da mão. De fato, o varejofacil é um bom exemplo de ferramenta para automação comercial e de gestão mobile.

Quer se aprofundar mais em temas voltados para a gestão do varejo? Assine a nossa newsletter e aprenda como direcionar seu negócio a caminho do sucesso!


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