Supermercado Sustentável: qual a importância pro seu negócio?
O que vem a sua mente quando se fala em supermercado sustentável?
Acredito que pensa em ações que visam o bem estar e equilíbrio do planeta. Acertei?
Tenho certo que uma de suas maiores preocupações com seu negócio é a gestão do estoque.
Coloque-se na seguinte situação: no fim do ano passado você fez o seu plano anual para o período seguinte, mas para a sua surpresa, ainda em julho, seu estoque acabou.
Claro que em um supermercado organizado é quase impossível acontecer algo parecido, mas por falta de sorte não podemos falar o mesmo do nosso Planeta.
Em 29 de julho de 2019, a Global Footprint Network anunciou que todos os recursos naturais da Terra, previstos para serem utilizados até o fim do ano já se esgotaram. Ou seja, nosso planeta atingiu o limite, estamos em débito com ele.
Mas, por que falar deste assunto?
Você varejista, também é responsável por esses resultados. Na verdade, todos somos!
Então, para transformar essa realidade, precisamos agir em conjunto e estar atentos a novas formas de inovar sem agredir à Terra.
Para lhe ajudar a tornar seu supermercado sustentável, preparei esse conteúdo que vai contribuir muito para que você começar a pôr em prática.
Continue conosco e boa leitura!
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O que é o desenvolvimento sustentável?
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.
Em outras palavras, você pode utilizar os recursos naturais que o planeta dispõe, porém é vital usá-los com moderação. Afinal, no futuro eles também serão necessários.
Seu supermercado pode contribuir bastante com a preservação do meio ambiente, mais a frente falaremos como.
Qual a importância de ter um supermercado sustentável?
Hábito sustentável já não é mais uma tendência. Cada vez mais consumidores estão aderindo a essas práticas e cobrando compromisso por parte das empresas.
Nos próximos tópicos, entenda quais os benefícios de investir em um supermercado sustentável.
Gera vantagem competitiva
Preço, promoção, atendimento de qualidade são ótimos meios de atrair clientes e competir com a concorrência. Entretanto, é algo que muitas empresas já fazem, por isso eu lhe pergunto: porque não investir em algo diferente?
Segundo dados apresentados pela Nielsen, o meio ambiente está entre as 10 maiores preocupações dos brasileiros, onde:
- 42% dos clientes já estão mudando suas práticas de consumo visando reduzir os impactos ambientais;
- 73% dos que praticam hábitos saudáveis, pagariam mais caro em produtos sustentáveis;
- 43% deles disseram que é difícil encontrar esses produtos nas lojas.
Beneficia os clientes
“Uma empresa existe para o interesse da sociedade, pois é, a sociedade quem causa a sua existência.”
As palavras acima são de Ram Charan, um dos maiores mestres de liderança e gestão empresarial do mundo.
A seguir, vamos fazer uma rápida reflexão sobre ela.
A revista Super Hiper da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) mostra que até 2030, 62% dos grandes varejistas perderão a liderança do seu segmento de mercado por não acompanhar as inovações, tendências e mudanças que estão acontecendo.
Baseado na fala de Charam e no que diz a Super Hiper, é crucial perceber que observar os hábitos do cliente é uma obrigação para donos de supermercados. Aliás, eles desejam oferecer a melhor experiência em sua loja.
Além disso, quando uma empresa está perdendo seu lugar é sinal que deixou de lado os interesses do consumidor e passou a trabalhar apenas com achismos.
Supermercado sustentável ajuda o meio ambiente e economiza dinheiro
Por ano, são perdidos cerca R$ 3,9 bilhões em alimentos nos supermercados brasileiros. São eles: frutas, verduras, legumes e produtos das seções de padaria, peixaria e açougue.
Além do desperdício, outro problema são as embalagens de plástico. Visto que, elas estão inundando os oceanos e tornando eles um local perigoso para os animais, destruindo assim, toda cadeia ambiental. Portanto, não pense que sua empresa não faz parte disso.
Ao contribuir com o uso de sacolas plásticas, copos descartáveis, falta de reciclagem, seu supermercado se torna um grande responsável por esse caos na natureza.
As mudanças podem parecer pequenas, mas são de grande valia tanto para o meio ambiente, quanto para as finanças da sua empresa. Sendo assim, imagine o quanto você vai economizar tirando o uso de copos descartáveis em seu supermercado, por exemplo.
Como praticar a sustentabilidade no supermercado?
Agora que você sabe o que é desenvolvimento sustentável e conhece as razões para investir em seu supermercado, veja como colocá-lo em prática.
Faça um planejamento estratégico
Não basta ter talento, é preciso ter trabalho e determinação. Assim, iniciamos esse tópico falando de planejamento estratégico.
O planejamento bem feito é essencial para colocar em prática as estratégias de qualquer empresa. Assim sendo, ele é a base de todo negócio.
Para deixar seu supermercado sustentável, acompanhe outras dicas.
Estude sobre o assunto
Toda mudança requer um mínimo de noção sobre o assunto.
Mas, antes de iniciar esse projeto, entenda o que de fato é sustentabilidade e quais os impactos ela trará a sua loja, ao relacionamento com o cliente e quais leis seu supermercado deve cumprir.
Existem alguns sites que oferecem informações específicas sobre o assunto, são eles: Ministério do Meio Ambiente, Global Footprint Network,Instituto Ethos, ONU ,Greenpeace, Funverde e Sebrae.
Se você conhece outros, compartilhe conosco nos comentários!
Outra opção é contratar um especialista sobre o assunto, solicitar uma consultoria ou mentoria, mas de qualquer forma busque não ficar de fora do tema.
Seus clientes também são um meio eficaz de coletar informações. Então, converse com eles, procure saber a opinião deles, quem sabe daí não surjam ideias inovadoras para deixar seu supermercado sustentável?!
Conheça empresas que já atuam com sustentabilidade
Não precisa ser seu concorrente de fato. Pois, através de pesquisas e eventos, você pode conhecer empresas de diferentes segmentos que já praticam ações sustentáveis no âmbito interno.
Busque contactar os envolvidos no projeto. Desse modo, entenda como foi feito o processo, quais mudanças válidas foram feitas, quais desafios e benefícios, valor do investimento, lucro gerado, despesas, resposta dos clientes, etc.
Enumere os pontos mais urgentes
O projeto de sustentabilidade é um processo, não dá pra resolver tudo de uma vez. Portanto, avalie quais são os pontos mais críticos e que precisam de uma maior atenção.
Uso da água, desperdício de alimentos e energia, sacolas plásticas, falta de coleta seletiva, são alguns itens que podem ser observados.
Uma ferramenta de gestão que vai lhe ajudar muito nessa etapa é a matriz SWOT. Em síntese, cada sigla compõe um elemento da matriz:
- S: Força
- W: Fraquezas
- O: Oportunidades
- T: Ameaças.
Ela funciona como um mapa, você pode fazê-la em uma planilha, no papel, em uma lousa. Enfim, onde quiser, a SWOT vai facilitar muito sua visão macro do supermercado.
Programe-se financeiramente
Para tornar seu supermercado sustentável, é preciso fazer um investimento financeiro. Portanto, após identificar as necessidades mais urgentes, avalie os custos de execução e manutenção do projeto.
Não esqueça de contabilizá-los cada mês e ter tudo bem registrado.
Prospecte parcerias
Prospectar parcerias é uma ótima oportunidade de economizar. Afinal, com eles você pode investir em seu supermercado sem gastar muito.
Vamos supor que sua empresa precisa urgente de lixeiras de coleta seletiva.
No entanto, ao buscar parceria com algum fornecedor você pode negociar com ele alguma moeda de troca. Por exemplo, você pode fazer uma exposição maior da marca dele.
Nada que um boa relação e habilidades de negociação não resolva.
Capacite seus funcionários
Deixe seus funcionários cientes do que está acontecendo. Ou até melhor, incentive-os a participar desse projeto. Afinal, um funcionário gosta de se sentir parte da empresa, de saber que está contribuindo com algo importante.
Compartilhe com eles as ideias, peça-os sugestões e capacite-os para que eles se tornem grandes divulgadores das ações de sustentabilidade em seu supermercado.
Divulgue e torne seus clientes parte dessas ações
Assim como os funcionários, o consumidor gosta de se sentir parte de algo. Segundo uma pesquisa feita pela Accenture, 65% dos clientes são fiéis a marcas ou empresas que os envolvem em alguma ação.
Aqui vale explorar a criatividade e ver diferentes meios de engajá-los em suas ações.
Veja algumas ideias simples do que pode ser feito:
- Dia da sustentabilidade: Programação infantil, com teatros e oficinas para as crianças;
- distribuição de mudas para clientes;
- oficinas com material reciclável;
- curso de como aproveitar restos de alimentos;
- aula de como fazer a coleta seletiva.
Enfim, são algumas ideias simples, que através de parcerias podem gerar nenhum custo pra sua empresa.
Algumas delas podem ser usadas como recompensa para clientes que fizerem um determinado valor de compras em seu supermercado. Portanto, não perca as oportunidades!
Estudo de caso Carrefour
Sem dúvida, o Carrefour é líder do varejo alimentar no Brasil. Há mais de 40 anos no país, ele conta com 270 pontos de vendas, 166 lojas Atacadão, 27 atacado de entrega, 74 postos de combustíveis, 124 drogarias e o e-commerce carrefour.com.
Todos os anos o grupo lança um relatório de sustentabilidade. Igualmente, ele mostra os resultados das suas ações naquele período, baseado em pesquisas, no conhecimento do consumidor e em um forte planejamento estratégico.
Em resumo, o relatório de 2018 mostra que os clientes desejam alimentos que sejam: mais saudáveis e nutritivos, seguros e sustentáveis.
“Os clientes querem saber a origem dos produtos e se a produção faz uso excessivo de defensivos, antibióticos e substâncias proibidas ou nocivas à saúde e ao meio ambiente.
Ainda sobre os processos de produção, também é de interesse das pessoas ter informações relacionadas a desmatamento, utilização de mão de obra escrava, respeito ao bem-estar animal, combate ao desperdício, etc.”
Principais estratégias do Carrefour para tornar o supermercado sustentável
Em suas estratégias de elaboração de ações sustentáveis, o Carrefour fez parceria com diversas instituições voltadas para essa área e investiu em programas de educação ambiental na empresa. Ademais, conheça algumas atividades praticadas pelo grupo:
- Participação no Programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos(Rama) estruturado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Posteriormente, seus participantes têm acesso a informações sobre o processo dos alimentos, o que permite ao varejista uma escolha consciente dos fornecedores
- Aplicação de responsabilidade ambiental na produção de produtos da marca
- Compromisso de que a partir de 2028 todos os ovos comercializados serão provenientes do sistema livre de gaiolas.
Podemos ainda apresentar outras medidas adotadas pelo gigante supermercadista:
- Plataforma de combate ao desperdício: produtos com aparência diferente, mas em ótimo estado são vendidos com descontos, gôndolas circulares para não machucar as frutas
- Estações de reciclagem de: pilhas, baterias, medicamentos, cartuchos, lâmpadas
- Re-ciclo: máquina de reciclagem que oferece descontos.
Todas as informações citadas acima estão disponíveis no site da empresa. No entanto, existem outras iniciativas voltadas para uma boa gestão de resíduos que fazem parte da atuação ativa da empresa, são elas:
- Separação de resíduos em lixeiras específicas
- Separação e vendas dos materiais recicláveis recolhidos, são 2 mil toneladas por mês
- 3.400 toneladas de resíduos orgânicos são conduzidos a compostagem todos os meses. Dessa forma, são transformados em adubos e utilizados na produção de novos alimentos
- Reaproveitamento dos restos do açougue, eles são transformados em ração animal e cosméticos
- Doações anuais de 1500 toneladas de comida para o banco de alimentos.
Conclusão
Ufa! São muitas as ações feitas pelo grupo não é mesmo?
Claro que para fazê-las foi necessário um estudo de mercado, planejamento estratégico e financeiro, formação de parcerias e uma injeção de fundos. Enfim, já falamos sobre esses tópicos no decorrer do texto.
Não custa lembrar que para tornar seu supermercado sustentável você não precisa esperar ter um bom dinheiro para fazer ações mirabolantes.
Comece aos poucos, com situações práticas do dia a dia que foram sendo identificadas na fase de planejamento.
Assim, de pouco a pouco seu supermercado contribui com um mundo melhor e torna o meio ambiente mais agradável.
Quais práticas sustentáveis seu supermercado adota?
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