Como escolher o melhor sistema para supermercado?
Se você chegou aqui é porque está procurando um sistema para supermercado, certo?
Ao digitar essa palavra no Google, com certeza se deparou com várias opções e se perguntou qual seria o software ideal para sua empresa…
Acredito que as inúmeras opções de sistema para supermercado ofertadas lhe deixaram um tanto confuso. Ainda mais, estão dificultando o seu processo de escolha.
Mas fique tranquilo, minha missão é ajudar você nessa jornada de decisão e escolha do melhor sistema de automação para seu supermercado.
O que eu vou lhe ensinar no decorrer do texto permitiu varejistas como você a:
- Aumentar as vendas
- simplificar os processos
- melhorar a produtividade dos funcionários
- agilizar o atendimento
- reduzir custos
- acompanhar os resultados de maneira assertiva e assim melhorar suas estratégias.
O melhor de tudo é que esses benefícios são apenas a ponta do iceberg diante dos benefícios que um programa de qualidade trará ao seu negócio.
Quer saber como escolher o melhor sistema para supermercado? Então, sugiro que você continue lendo e confira 10 sacadas importantes que vão lhe ajudar muito nessa busca.
Boa leitura!
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Porque investir em tecnologia é importante?
Certa vez perguntaram a John D. Rockfeller, empresário da Standard Oil, qual era o melhor negócio do mundo. Em seguida, ele respondeu: “O melhor negócio do mundo é o do petróleo, bem administrado.”
Logo na sequência, também perguntaram qual seria o pior negócio do mundo. E adivinha a sua resposta? Ele falou: “O pior negócio do mundo é o do petróleo, mal administrado”.
A correria, o cansaço, as cobranças, a falta de tempo, são realidades bem comuns no dia a dia do dono de um supermercado.
Por isso, acreditar que pode administrar tudo sozinho, ou de qualquer jeito, é um engano que vai transformar uma empresa que poderia ser bastante lucrativa em uma grande fonte de prejuízos.
E para não se banhar nessa fonte, é preciso reavaliar com frequência sua gestão, identificando aquilo que pode trazer danos e ganhos ao seu negócio.
No entanto, você deve estar se perguntando: onde a tecnologia entra nisso tudo?
A primeira coisa que você precisa entender é que o mercado e o consumidor estão mudando a todo momento. Portanto, para acompanhar essa transformação é preciso deixar de lado as decisões baseadas no achismo e passar a ser mais estratégico.
Assim sendo, as soluções tecnológicas são grandes aliadas.
Por essa razão, tenho dificuldade de entender quando um empresário diz almejar fazer seu negócio crescer, mas não investe em tecnologia. Ainda mais quando se fala em supermercado.
- ter mais economia de tempo
- comodidade
- autonomia e mais prazer ao realizar as compras.
Outro dado bastante interessante é que 80% passam a considerar mais lojas que usam tecnologia e 79% as recomendam.
Baseado no que conversamos até aqui, você consegue ver a importância da tecnologia para sua loja?
Ela é uma entrega de valor ao seu cliente, é uma forma de dizer a ele: – Ei! Eu me importo com você, por isso estou lhe oferecendo o melhor, dentro das minhas possibilidades.
Portanto, repita comigo: “para que meu supermercado cresça, eu preciso investir em tecnologia.”
Repita essa frase quantas vezes for necessário, principalmente quando sua mente for atingida pela tentação de pensar o contrário. Em contrapartida, negar essa realidade pode te colocar fora do mercado.
O que fazer antes de aderir um sistema para supermercado?
Identifique os problemas antes que aconteçam
Qual das frases abaixo faz mais sentido no mundo dos negócios?
- O que você não sabe, não pode machucá-lo
- Conhecimento é poder
Seja qual for a fase em que esteja sua empresa, abrindo ou expandindo, antecipar-se ao problema vai salvar sua loja de muitos contratempos.
Por isso, a frase: “Conhecimento é poder” faz todo sentido nesse contexto.
Um empreendedor não pode e nem deve fechar os olhos ao que acontece ao seu redor. Afinal, evitar uma crise dá bem menos trabalho que resolvê-la, acredite!
Uma boa prática é pesquisar. Isso mesmo!
Por exemplo, você pode analisar seus concorrentes, conhecer as dificuldades de outros supermercados, conversar com seus funcionários e pedir feedback aos seus clientes. Ou seja, você pode usar uma caixinha de sugestões para isso.
Mas nem sempre é possível identificar os problemas antes que aconteçam.
Por mais que você se previna, os imprevistos sempre aparecem. Por isso, o próximo passo para escolher um bom sistema para supermercado é descobrir e elencar as maiores dificuldades.
Vamos conversar sobre isso no tópico seguinte. Confira!
Saiba quais são as necessidades urgentes do seu supermercado
Existe uma expressão que diz “Se tudo for prioridade, nada é prioridade.”
Filas imensas, atendimento de baixa qualidade, falta de controle de estoque, péssimo controle financeiro, deficiência na conferência de mercadorias, ausência de gestão de vendas…
Essas são dificuldades comuns no dia a dia de muitos supermercadistas. No entanto, qual tem tirado seu sono e tem sido o maior motivo de reclamação dos funcionários e clientes?
O primeiro passo nessa etapa é identificar o problema que já está acontecendo em sua empresa. Porém, como fazer isso de maneira eficiente?
Vamos lá:
1- Converse com seus funcionários, em especial com aqueles que estão na operação. Pergunte quais suas dificuldades e peça a eles sugestões de melhoria.
2- Peça um feedback e sugestões aos clientes. O que eles sentem falta em seu supermercado? O que os leva a comprar no concorrente e não de você?
3 – Avalie como é feito cada processo da sua empresa, do atendimento ao financeiro, e veja como estão impactando no seu negócio.
4 – Veja como esses mesmos processos são feitos em outras empresas, não precisa necessariamente ser em um outro supermercado.
É importante saber que um problema nunca vem sozinho, ele sempre surge muito bem acompanhado. Ou seja, é como um efeito dominó, quando uma peça cai, as que estão próximas também são atingidas e caem junto.
Tenha uma visão holística do seu negócio
Por exemplo, se o seu maior sufoco for a gestão de estoque, quais possíveis consequências negativas que ela causa a sua empresa?
- Mercadoria encalhada;
- ruptura de estoque;
- alto índice de perdas;
- insatisfação do consumidor, que consequentemente procura a concorrência.
No processo de avaliação das necessidades urgentes, veja o todo. Isto é, não foque apenas na situação em si, esteja atento aos seus efeitos também.
Outro ponto significativo nessa etapa é olhar a causa. Continuando com o exemplo citado acima, faça as seguintes perguntas:
- Como é feito o controle do meu estoque?
- Porque a gestão de estoque do meu supermercado não é eficiente?
- O que falta para ela atingir a performance que minha empresa precisa para crescer?
Após identificar os problemas, as causas e suas possíveis consequências, é hora de elencar as prioridades. Ou seja, definir qual ou quais questões precisam ser resolvidas primeiro.
Quanto de dinheiro você tem para investir em um sistema para supermercado?
Vamos lá, investir em recursos tecnológicos para o seu supermercado não é nada barato, mas não fazê-lo pode sair muito caro.
Suponha que seu supermercado não ofereça uma boa variedade de produtos, um bom atendimento e não disponha de formas de pagamentos diversificadas. Desse modo, quantos clientes você perderia por esses motivos?
E quanto de dinheiro deixaria de entrar em seus caixas?
Quando alinhada a uma boa administração, e estratégias, o sistema para supermercado cumpre seu papel e se paga com o tempo.
Então, quais as características do sistema para supermercado ideal?
1. O sistema para supermercado deve ser compatível com as normas fiscais
Com certeza essa é a pergunta mais importante a ser feita.
Porque a ausência de conhecimento dos aspectos legais da empresa e das leis vigentes, a não formalização do negócio são muito prejudiciais. Além disso, podem ocasionar em multas e na apreensão das mercadorias pelos órgãos competentes.
São inúmeras as leis, os tributos e impostos que os empresários varejistas precisam observar. Diante da correria do seu dia a dia, é bem complicado estar atento a tudo, não é mesmo?
Por isso, um bom sistema para supermercado não pode oferecer um produto que não esteja adequado às normas fiscais.
E tem mais! É essencial que a empresa fornecedora busque sempre estar atualizada junto aos órgãos competentes – principalmente a Secretária da Fazenda (SEFAZ). Caso contrário, levará seu supermercado a ter grandes danos.
Sendo obrigado a emitir documentos fiscais, pesquise por um sistema que emita nota e cupom fiscal. Ao mesmo tempo, procure aquele que tenha o controle de movimentações com cartão de crédito e que gere o arquivo fiscal pra contabilidade.
Dessa forma, você passará a atuar na legalidade e evitará multas e penalidades conforme a legislação do qual o estabelecimento está submetido.
2. Tenha mobilidade
Vamos voltar no tempo.
Imagine que você está em 1960 viajando sozinho pelo Japão. Tudo o que tem em mãos é um mapa em japonês e o pior de tudo, é que a única palavra que conhece é Arigatou.
Então, como você vai se virar?
Complicado, né? Mesmo que seja muito esperto e articulado, tenho certeza que pelo menos algumas vezes você irá se perder.
Agora voltando para o ano de 2019. Mesmo se deparando com o mesmo cenário, as chances de você se perder serão drasticamente menores, pois hoje existe a tecnologia para lhe socorrer.
Mas onde quero chegar com tudo isso?
A tecnologia é o GPS que guia sua empresa a alcançar suas metas.
Ela ajuda você a ter acesso às suas vendas, ao faturamento, a quantidade de cupons emitidos, a quantidade média de produtos vendidos, ao ticket médio e a venda líquida do seu supermercado em tempo real.
Em resumo, a tecnologia ajuda você a estar mais atento ao que acontece em seu negócio e a tomar decisões mais estratégicas.
Um empreendedor que não está munido de informações vai ficar tão perdido quanto a pessoa que foi pro Japão em 1960 sem saber sequer o idioma.
3. Possui boa assistência técnica e suporte
Dia de intenso fluxo no seu supermercado, o programa do caixa dá problema. Você liga para o fornecedor que é de outro estado, ninguém lhe atende, filas enormes, clientes reclamando e outros desistindo das compras.
O que você faria?
É uma situação bem complicada, não é mesmo? Porém, bem comum no dia a dia de alguns supermercados.
Para evitar que situações como essa aconteçam, certifique-se de que a empresa de fato oferece um bom atendimento e assistência técnica.
Ainda assim, fique atento também aos horários, é essencial ter a garantia do suporte em todos os dias de funcionamento do seu supermercado.
4. O sistema para supermercado cumpre o que promete
Isso você vai ver investigando.
Converse com outros clientes, se possível visite as empresas em que o sistema opera.
É um investimento alto que você está fazendo. Portanto, não deixe de pesquisar o máximo que puder, para que depois o arrependimento não venha a bater em sua porta.
5. O sistema para supermercado oferece cotação de preço online
Aqui na Casa Magalhães sou responsável pelos brindes corporativos da empresa, ou seja, realizo toda parte de prospecção, cotação e negociação com os fornecedores.
Realizar a pesquisa no mercado, por mais que já tenhamos alguns fornecedores parceiros, é uma prática estratégica para nós. Pois, além de expandirmos nossos relacionamentos, abrimos um leque de oportunidades de negociação de preços e aumentamos nosso poder de escolha.
A cotação por si só é algo bastante trabalhosa, exige tempo e bastante organização. Contudo, é algo essencial para que você possa economizar e conseguir o menor preço em seus produtos.
Por isso, a falta de uma ferramenta que auxilie nesse trabalho, poderá tornar essa atividade improdutiva e não gerar os resultados esperados.
Por exemplo, a Casa Magalhães possui parceria com o CotaMix, portal de cotação de compra online.
O Cotamix facilita a comunicação entre comprador e fornecedor, otimizando todas as etapas do processo. Enfim, veja na imagem abaixo um resumo de como ele funciona em nossos sistemas:
Viu como é simples? Além dessa facilidade, o sistema oferece relatórios gerenciais, permitindo um monitoramento gerencial de cada etapa realizada.
6. Oferece controle e monitora suas metas
O crescimento de uma empresa depende diretamente dos resultados que ela atinge e para chegar a eles. Ou seja, fazer seu supermercado crescer, se faz necessário ter objetivos claros e metas bem definidas. Mas, apenas tê-los não é tudo. Por qual motivo?
O mercado não perdoa quem tem informações e não sabe usá-las de maneira eficiente, é como diz o ditado: O pior cego é aquele que não quer enxergar.
É como se você dirigisse em uma estrada, e optasse por não ver as placas de sinalização. Uma hora ou outra, algo muito sério vai acontecer.
Em razão disso, controlar e monitorar as metas da sua empresa é tão importante, pois elas funcionam como essas sinalizações que lhe orientam quando você deve reduzir ou aumentar a velocidade. Além disso, no que você precisa estar atento ao longo do caminho.
7. Permita criar promoções
As promoções são práticas bastante comuns nos supermercados. Afinal, é uma forma eficaz de atrair e fidelizar clientes, estimulando assim, as compras em sua loja.
Vou explicar brevemente como cada uma funciona, confira!
1 – Venda casada:
Na compra de um determinado produto, o cliente leva outro diferente com desconto. Com frequência, vemos esse tipo de promoção aplicada a shampoo, onde na compra de uma unidade, o cliente ganha desconto no condicionador.
2 – Pague X Leve Y:
Nesse tipo de promoção é concedido descontos em valor ou em percentual no item ao atingir uma determinada quantidade na venda.
Por exemplo: Pague 2 sabonetes e leve 3
3 – Desconto:
Uma boa opção para mercadorias encalhadas é aplicar descontos nelas.
Estimular o giro dos produtos através de uma queima de estoque em sua loja é essencial para não manter dinheiro parado.
Grandes varejistas usam dessa estratégia para fidelizar clientes em suas plataformas digitais. Por exemplo, muitos supermercados criaram o próprio programa de fidelidade que oferecem aos seus usuários uma cartela de produtos com uma variedade de descontos.
Descubra com o fornecedor do sistema para supermercado se é possível ter acesso a um relatório de promoções, pois como já foi dito antes, um empreendedor sem informação caminha no escuro.
8. O software para supermercado oferece serviço de validação fiscal
Cada produto que você possui em seu supermercado precisa aderir a determinadas normas fiscais e decretos específicos. Então, imagine só você ter que cuidar de forma manual da validação de cada produto?
Ter uma solução que automatiza a classificação fiscal das suas mercadorias em tempo real vai otimizar seu tempo e prevenir erros e possíveis multas para sua loja.
9. O sistema para supermercado possui tecnologia em nuvem
Diminuir os custos de manutenção e infraestrutura, facilitar o acesso e assegurar os dados são algumas das vantagens proporcionadas pela tecnologia em nuvem.
A tecnologia existe para facilitar os processos e trazer mais praticidade para a vida do empreendedor varejista.
Veja de maneira prática e simples uma comparação entre usar um sistema em nuvem e o tradicional. Para isso, vamos pegar o primeiro benefício citado no início do texto – diminuir custos de manutenção e infraestrutura:
Ao aderir o sistema tradicional, você precisará garantir que seu supermercado tenha um espaço a mais para comportá-lo. O que envolve gastos grandes com infraestrutura e manutenções.
Já a tecnologia em nuvem, permite que você faça a gestão online da sua empresa em qualquer lugar, por meio do seu smartphone, tablet ou computador pessoal.
Outro aspecto bastante interessante é que os dados como relatórios, gráficos, informações das vendas da sua loja são atualizados e compartilhadas em tempo real com os funcionários que possuem permissão de acesso.
10. Emite relatórios gerenciais
Os relatórios gerenciais oferecem dados e informações sobre atividades e processos de uma empresa, eles ajudam aos gestores a tomarem decisões estratégicas e a elaborarem metas mais efetivas.
Com eles em mãos você pode fazer uma análise geral do seu supermercado e a partir dos dados gerados realizar as projeções de cada setor.
Por exemplo, através da análise das informações emitidas pelos relatórios de vendas você consegue fazer uma previsão do seu estoque. Dessa forma, identificará o quanto vai precisar em um determinado período para uma mercadoria específica.
Agora que você está ciente de tudo o que precisa para adquirir o melhor sistema paro o seu negócio, veja como as soluções da Casa Magalhães ajudaram no crescimento do Mercadão da Economia!
Obrigada por ter chegado até aqui! Saiba que você pode contar com as soluções da Casa Magalhães para ajudar seu supermercado a crescer e alcançar os resultados almejados.
Se você quiser se aprofundar nesse assunto, preencha o formulário abaixo e nossos consultores entrarão em contato para lhe ajudar nessa jornada!
Até a próxima!
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