Você sabe o que é atacarejo? Veja como funciona!

Autor: Sara Edwiggers Assunto: Data: 9 de abril de 2019
Você sabe o que é atacarejo? Veja como funciona!

Também conhecido como cash and carry, o atacado de autosserviço chegou ao Brasil através da empresa holandesa, Makro, em 1972.

O atacarejo ganhou força quando os empresários, que antes vendiam apenas para pequenos comerciantes, perceberam que havia uma alta demanda de consumidores preocupados com o preço dos produtos. Compreendendo essa realidade, abriram as portas do seu atacado para as vendas de varejo, ou seja, para compras em menores quantidades.

Ficou interessado em saber mais sobre o Atacarejo? Não perca os próximos tópicos, irei esclarecer suas dúvidas sobre esse modelo de loja que está dando muito certo no Brasil.

O que é Atacarejo?

Atacarejo é a junção de: Atacado + Varejo.  É um mercado que vende produtos tanto em grandes, quanto em pequenas quantidades.  

No atacado de autosserviço quanto mais você compra menos paga, e quanto menor a quantidade de produtos adquiridos maior o preço.

Dessa forma, o atacarejo consegue atender aos seus 2 tipos de consumidores: pequenos comerciantes e pessoas que buscam preços baixos.

Quais características do Atacarejo?

Buscando dar ao cliente o melhor preço, o atacarejo possui uma organização diferenciada. Abaixo, listei algumas das principais características desse modelo de loja:

Estrutura mais enxuta

Além de terem os prédios em formato de armazém/galpões, dispõe de um amplo espaço para a livre circulação de clientes e máquinas. Veja quais são as outras características estruturais mais comuns do atacarejo:

  • Geralmente não possuem ar- condicionado, mas sim, ventiladores;
  • no lugar das gôndolas são utilizados porta paletes, pois além de facilitar a estocagem, que fica dentro da própria loja, simplifica a movimentação das mercadorias empilhadas;
  • não oferecem sacolas plásticas, gratuitamente, como embalagem de compra para os clientes, às vezes vendem ou dispõe de caixas de papelão;
  • as lojas ficam em locais mais afastados dos grandes centros;
  • possuem um quadro de funcionários reduzidos, por exemplo, não dispõe de empacotadores.

Preços diferenciados

Como coloquei no tópico anterior, os preços dos produtos do atacarejo são “definidos” pelo volume de compra do consumidor.

Uma prática comum no auto serviço é a compra em grandes lotes, assim, eles conseguem pagar menos. Porém, o mix de mercadorias acaba sendo limitado, pois o número de fornecedores é bem reduzido.

Qual o perfil do consumidor do Atacarejo?

Segundo pesquisas realizadas pela Kantar, a necessidade de equilibrar os gastos mudou a maneira de compras do consumidor. Os preços baixos e promoções são fatores relevantes no momento da decisão de compra.

A mesma pesquisa diz que as principais características dos clientes de atacarejo são: necessidade de custo benefício, menor disponibilidade de tempo, renda pressionada, famílias grandes, racionalização de dinheiro.

Agora que você sabe o perfil do consumidor do cash and carry, vou lhe deixar ciente do que o mercado fala do atacarejo, continue lendo.

O que o mercado fala sobre o atacarejo no Brasil?

Desde 2015 aumentou em 50% a abertura de atacarejos no Brasil, e em média 60% das  famílias brasileiras, cerca de 31,6 milhões de pessoas, fazem neles suas compras do mês.

Segundo a Nielsen, em 2018 houve um aumento de 13,9% de vendas em valor e de 12,8% em volume. Entre 2012 e 2017, houve um crescimento de 99% do segmento no Brasil e, de acordo com a Kantar um aumento de 11,4 milhões de compradores entre 2014 e 2018.

Durante a crise o atacarejo atendeu as necessidades do consumidor que buscava preços baixos, hoje continuam sendo um grande canal de economia para o brasileiro.

Para Roberto Mussnich, CEO do Atacadão, o cash and carry não é algo momentâneo, ele só vai deixar de ser moda quando as pessoas deixarem de se alimentar. Outro ponto importante sobre o atacado de autosserviço, é que mesmo tendo nascido na periferia e inicialmente atendido as classes D e E, o mercado mudou e hoje atende a todas as classes.

Inovações tecnológicas no Atacarejo

Falamos no texto que uma das características do atacarejo é a redução de custos. Mas antes de dar continuidade aos próximos tópicos, preciso lembrar-lhe que diminuir custos não é sinônimo de desfalque tecnológico.

Inicialmente o investimento em tecnologia pode até ser alto, mas os resultados trazidos ao longo do tempo serão superiores se comparados caso você não o faça.

A seguir, vou lhe mostrar como a Inteligência Artificial  pode ajudar seu atacarejo a se comunicar melhor com seus consumidores, confira.

Saiba como a tecnologia no varejo vai ajudar na gestão da sua empresa

Inteligência artificial para o Atacarejo

O varejista precisa entender o comportamento do seu consumidor, tanto para saber com quem está conversando, quanto para falar com ele da maneira certa. Mas como a inteligência artificial pode lhe ajudar?  Antes de responder essa pergunta vamos a uma breve definição sobre o que é Inteligência Artificial(IA).

Segundo o site Techopedia, a IA é uma área da ciência da computação, que enfatiza a criação de máquinas inteligentes que funcionam e reagem como seres humanos. Alguns exemplos são: reconhecimento de fala, raciocínio, capacidade de manipular e mover objetos, solução de problemas, entre outros.

Respondendo a pergunta, ela ajuda a melhorar a experiência do consumidor na hora da compra e consequentemente gera resultados satisfatórios nas vendas.

2 exemplos do uso da Inteligência Artifical no Atacarejo:

Ao ouvir falar de inteligência artificial, imediatamente eu lembrava daqueles filmes futuristas, como os Jetsons por exemplo, eu acreditava que era algo extremamente inacessível.

Hoje em dia podemos observar que não é bem assim, veja exemplos práticos comuns no dia a dia de um pequeno varejista:

Imagine que se ao invés de você passar o dia contando estoque por meio de uma planilha, tivesse um sistema que fizesse isso por você?

Ou se você pudesse fazer o controle e o monitoramento da sua empresa através do seu celular, sem precisar estar fisicamente presente nela?

Essas práticas já existem e são possíveis graças a inteligência artificial, dessa forma o empreendedor consegue ter informações importantes e seguras, podendo focar em gerar ações e resultados para sua empresa.

Desde reduzir custos de remessa e melhorar a eficiência da cadeia de suprimentos, até personalizar experiências de compras e ajudar os trabalhadores a adquirir novas habilidades. A inteligência artificial permite que os varejistas disputem na economia do século 21 e atendam melhor seus clientes.  Mark Mathews

Descubra como nossas soluções ajudaram um atacarejo a ser mais organizado, eficiente e com acesso às informações no momento certo.

Qual sua opinião sobre o Atacarejo? Você tem ou pretende abrir um? Conta pra gente quais seus maiores desafios nesse ramo, ficaremos felizes em escutá-lo. Não esqueça de assinar nossa Newsletter. Até a próxima!


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