Sistema de gestão: um gasto ou um investimento necessário?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 11 de maio de 2017
sistema de gestão um investimento

Gerenciar todas as informações de uma empresa é fundamental para que o gestor seja capaz de identificar e solucionar problemas para garantir uma gestão eficiente. Entretanto, nem sempre eles dispõe das ferramentas necessárias para tratar de todas as causas em tempo hábil, como um sistema de gestão, comprometendo toda a saúde da organização.

Se você acha difícil controlar todos os processos do seu estabelecimento e sente dificuldades em tomar decisões por falta de informações assertivas? Então você pode estar precisando de um sistema de gestão integrado. Continue lendo e veja tudo que você precisa saber sobre investir nessa solução tecnológica!

O que é sistema de gestão Integrado (ERP)?

Primeiramente é preciso deixar claro que um sistema de gestão integrado ou ERP (Enterprise Resource Planning) é um software desenvolvido para organizar o fluxo das informações entre os diferentes setores de uma organização. Ele interliga as áreas de uma empresa, proporcionando uma visão sistêmica sobre as operações, contribuindo para melhor tomada de decisões estratégicas, demonstrando ser uma solução completa para a gestão empresarial.

Como um sistema de gestão ajuda na administração do varejo?

Imagine um minimercado que vive atrasando os pagamentos. Os motivos podem variar desde desorganização com os prazos, até a falta de controle do fluxo de caixa. O valor presente disponível não é compatível com os registrados, além do acréscimo de juros sobre o atraso na quitação das obrigações.

Além disso, o gestor ainda precisa se preocupar com as mudanças nas legislações fiscais, além de avaliar a conformidade do valor tributário pago a receita federal. Realizar todas essas operações podem ser facilmente realizadas com o uso de um sistema de gestão integrado, no entanto ainda existe grande resistência a essa nova tecnologia de administração dos negócios.

O fato é que a maioria dos donos de pequeno varejo preferem fazer o controle do estabelecimento de forma manual, com “custo zero”, por meio de planilhas ou blocos de anotações.

Na prática, o método de controle “barato” costuma apresentar mais problemas do que benefícios para as empresas. O tempo gasto pelo funcionário preenchendo dados de rotinas, é perda de dinheiro. Além disso, a insegurança no processo de registro manual, pode resultar em retrabalhos e informações inconsistentes, gerando falhas no fluxo de informações entre os setores da empresa, comprometendo toda a gestão do estabelecimento.

Investir em um sistema de gestão é muito mais que contratar uma ferramenta automatizada, é contar com uma solução para os problemas da sua empresa. A adoção de um sistema ERP simplifica o controle da gestão da empresa, reduzindo custos com mão de obra e impostos, aumentando a produtividade operacional, além de garantir o retorno sobre o valor investido.

Porque investir nessa tecnologia?

Com um sistema de gestão integrado, você reúne todas as informações da organização de forma centralizada, proporcionando uma visão ampla da operação de sua organização para tomar as melhores decisões. Além disso, o sistema é constituído por módulos personalizáveis, que se adequam à necessidade do seu tipo de negócio.

Melhore a administração de sua empresa com a automação dos seus processos e ganhe agilidade e fluidez em suas operações. Dê um fim aos problemas de controle manual, como falta de controle de caixa e falha no repasse de informação na empresa, perda de documentos importantes, alterações nas legislações, falta controle das vendas ou pagamento de tributos a receita federal.

No processo de venda manual, é necessário registrar a transação na planilha de controle de vendas, atualizar o saldo na planilha de estoque e posteriormente atualizar os valores na planilha financeira. Todas essas operações são realizadas automaticamente e simultaneamente por um sistema ERP, melhorando a comunicação entre os setores da empresa, além de eliminar o desperdício de tempo, mão de obra e dinheiro.

Tenha o controle total de sua empresa e foque no que mais importa: aumentar as vendas e a satisfação dos clientes. Se você ainda está com dúvida em investir em automação comercial, confira  4 perguntas que podem te ajudar na tomada de decisão.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários