Ideias criativas para supermercados no dia das mães

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 23/04/2023
Ideias criativas para supermercados no dia das mães

O dia das mães é uma das melhores datas para aumentar as vendas no varejo, em 2019 as vendas cresceram 1,7% em relação a 2018. Os números de buscas no Google desse período crescem 34% mais rápido que as outras datas comemorativas

Deixa só eu te pedir algo, não associe criatividade a “ideias mirabolantes”, mas sim à ações simples e “fora da caixa” que vão destacar seu supermercado dos concorrentes. Agora sim, vamos em frente, boa leitura!

Conheça a vida real da mãe brasileira

Antes de chegarmos ao objetivo do texto, as ideias criativas para supermercados, precisamos conhecer um pouco da realidade da mãe brasileira, pois só se tem resultados efetivos quando conhecemos bem nosso público.

Cerca de 30% das mães criam seus filhos sozinhas e 35% dividem as responsabilidades, mas acabam ficando com maior parte.

De acordo com a pesquisa para cada 10 entrevistadas, 4 pensam que ser mãe é uma tarefa difícil; 80% sentem que não podem falar publicamente sobre as dificuldades da maternidade.

As tarefas que mais dedicam tempo são: trabalhar fora, cuidar dos filhos, de casa e estudar. Já as atividades que menos praticam são: cuidados consigo, momentos de descanso e lazer.

Um outro dado importante, é que mais de 33% da população brasileira é feita por mães e elas são responsáveis por grande parte das decisões em casa.

Sabe aqueles comerciais que passam na televisão que romantizam a maternidade, mostram as mães perfeitas e sempre felizes?

As mães se sentem pouco representadas por eles. Elas querem uma reprodução mais real, que retratem seus medos, desafios e pontos positivos da maternidade. 

Agora que você compreendeu um pouco da realidade da mãe brasileira, no tópico seguinte vou lhe mostrar as 7 ideias criativas para supermercados no dia das mães, vamos lá!

Ideias criativas para supermercados no dia das mães

O que é criatividade?

Segundo Murilo Gun, criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas, visto que a maioria das inovações do mundo surgem quando juntamos coisas antes separadas, de um jeito novo. Provavelmente você está se perguntando como fazer isso, não é mesmo? Vamos a prática.

  • Entre em sua loja e preste atenção, converse com suas clientes e funcionárias que são mães, se preciso faça uma pesquisa;
  • observe seu supermercado com um olhar novo;
  • segundo Tina Seelig, professora da Universidade de  Stanford nos EUA, é a maneira de fazer a pergunta que determina a resposta. Ou seja, perguntas inteligentes geram respostas inteligentes.

São passos simples, que vão levar você a conhecer melhor seus clientes e a ter ideias criativas, isto é, que vão auxiliar a fazer ações assertivas para seu público.

Como atrair cliente no Dia das Mães?

O dia das mães é apresentado como uma data importante para conquistar novos clientes, pois de cada 10 pessoas 6 pretendem comprar o presente em um varejista diferente.

O que os consumidores levam em consideração na escolha do local de comprar o presente do dia das mães?

Preços, promoções e variedade de produtos/marcas são os 3 primeiros colocados nos critérios de escolha. Logo em seguida vem disponibilidade de produtos na loja, bom atendimento e facilidade na hora da troca.

Conheça os 4 motivos para investir no treinamento de atendimento ao cliente

 

Avalie o que você fez no ano passado

O que seu supermercado fez no dia das mães do ano passado? Fazer um balanço geral do que passou, quais foram os erros e acertos, é essencial para ajudar no planejamento do que será feito esse ano.

Não negligencie essa prática, o planejamento é importantíssimo para que as ideias criativas para supermercados no dia das mães, deem a sua empresa o resultado esperado e evite com que tudo aconteça de última hora.

Fortaleça sua presença online

Além de aperfeiçoar o relacionamento do seu supermercado com o cliente, a internet é um importante meio de atração de novos consumidores.

Independente da ação que você fizer, sem uma boa divulgação ela terá grandes possibilidades de ser um fiasco total, tenho certeza que isso você não quer, não é mesmo?

Que tal criar um hashtag e coloca-la nas legendas dos conteúdos que você postar? Por exemplo: #diadasmaessupermercadodacasa.

Mais na frente falarei um pouco sobre  importância do meio digital para as vendas em seu supermercado no dia das mães. Enquanto isso lembre-se que não ter presença digital torna seu supermercado invisível, o que não é nada bom.

Gaste menos formando parcerias

Tem alguma consultoria de empreendedorismo e investimento, cursos, faculdades, academia, salão de beleza, restaurante, livraria, clínica de estética, spa, pousada ou agência de viagens que você possa fazer uma parceria?

As parcerias são excelentes formas de oferecer presentes relevantes sem gastar muito. Por exemplo:

“A cada X valor de compras, as mães concorrem a um curso de venda e empreendedorismo realizado pelo Sebrae”.

Realize sorteios

Que tal sortear produtos como: vestuário, acessórios, celular, perfumes, entre outros que são bastante desejados por elas?

Um vale compras do seu supermercado também é uma excelente escolha.

Invista em ações promocionais no seu PDV

Decore seu supermercado para a data! Música de fundo, decoração, brindes, são apenas algumas das intervenções que seu supermercado pode fazer no dia das mães para favorecer o bem-estar delas.

 

O que fazer de promoção para o Dia das Mães? Ofertas relâmpago!

Com antecedência, avise aos clientes sobre as ofertas relâmpago exclusivas, que serão realizadas no dia das mães para que eles possam se preparar e divulgar.

Prepare produtos relevantes, dê preferência aos que as mães querem ganhar, no tópico seguinte mostrarei quais são eles, confira!

Caso não tenha um site, use as redes sociais, tenho uma sacada legal pra te dar:

Crie um grupo exclusivo, uma lista de transmissão no whatsapp (cabem 256 usuários) ou telegram (aceita até 200 mil membros), onde só o administrador possa enviar as mensagens. Divulgue-os e fale aos clientes que quem tiver nesse grupo terá acesso a promoções exclusivas.

O que mais vende no Dia das Mães em supermercado?

Alguns produtos tendem a ter maior busca durante essa data. Alguns itens que costumam ser mais vendidos incluem:

  1. Flores: As flores são um presente popular para as mães e, muitas vezes, os supermercados oferecem arranjos especiais nessa época.

  2. Chocolates e doces: Caixas de bombons, chocolates e outros doces são presentes clássicos e bastante procurados para celebrar a data.

  3. Produtos de beleza e cuidados pessoais: Itens como cremes, perfumes, maquiagens e produtos de cuidado com a pele também são opções populares de presente.

  4. Itens de decoração: Muitas pessoas procuram objetos decorativos, como vasos, quadros e itens de cozinha, como presente para as mães.

  5. Roupas e acessórios: Roupas, sapatos, bolsas e acessórios também podem ser presentes populares no Dia das Mães.

  6. Bebidas alcoólicas: Espumantes, vinhos e outras bebidas alcoólicas podem ser escolhidos como presentes ou para comemorações em família.

  7. Cartões e embalagens para presente: Os supermercados também costumam ter maior demanda por cartões comemorativos e embalagens para presente nessa data.

É importante lembrar que a popularidade dos itens pode variar de acordo com a região.

 

Qual principal meio de informação para a escolha do presente?

Claro que é o digital, se você pensou em outra fonte precisa se atualizar, esse texto sobre tecnologia no varejo vai lhe ajudar muito. Não acredita?  Vamos às provas!

A pergunta feita pelo Google foi: Onde você busca informações como preço, descrição, avaliações sobre presentes para o dia das mães?

Sites de busca, sites de lojas ou de comparação de preços, redes sociais e youtube são os principais meios utilizados como fonte de pesquisa de 79,4% dos entrevistados.

Por mais que você não tenha um site, ter presença em uma rede social, ou no mínimo no Google meu negócio, fará toda a diferença e aumentará muito as chances do seu supermercado ser encontrado pelos consumidores.

Pronto pra vender mais no dia das mães? Faça bom uso das ideias criativas para supermercados, e não esquece de se cadastrar em nossa Newsletter para ter acesso aos melhores conteúdos do Varejo! Até a próxima!

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados