Ideias criativas para supermercados no dia das mães: Venda mais!

Autor: Sara Edwiggers Assunto: Data: 17 de abril de 2019
Ideias criativas para supermercados no dia das mães

O dia das mães é uma das melhores datas para as vendas no varejo, em 2018 as vendas cresceram 5,7%. Os números de buscas desse período crescem 34% mais rápido que as outras datas comemorativas

Nesse texto iremos abordar sobre ideias criativas para supermercados no dia das mães, mas não associe criatividade a “ideias mirabolantes”, sim à ações simples e “fora da caixa” que vão destacar seu supermercado dos concorrentes.

As ideias apresentadas não serão baseadas em achismos ou estereótipos, mas em dados extraídos de pesquisas realizadas pelo Google. Continue lendo.

Conheça a vida real da mãe brasileira

Antes de chegarmos ao objetivo do texto, as ideias criativas para supermercados, precisamos conhecer um pouco da realidade da mãe brasileira, pois só se tem resultados efetivos quando conhecemos bem nosso público.

Cerca de 30% das mães criam seus filhos sozinhas e 35% dividem as responsabilidades, mas acabam ficando com maior parte. De acordo com a pesquisa para cada 10 entrevistadas, 4 acham que ser mãe é uma tarefa difícil; 80% sentem que não podem falar publicamente sobre as dificuldades da maternidade.

As tarefas que mais dedicam tempo são: trabalhar fora, cuidar dos filhos, cuidar de casa e estudar. E as atividades que menos praticam são: cuidados consigo, momentos de descanso e lazer.

Um outro dado importante, é que mais de 33% da população brasileira é feita por mães e elas são responsáveis por grande parte das decisões em casa.

Sabe aqueles comerciais que passam na televisão que romantizam a maternidade, mostram as mães perfeitas e sempre felizes? As mães se sentem pouco representadas por eles. Elas querem uma reprodução mais real, que retratem seus medos, desafios e pontos positivos da maternidade. 

Agora que você compreendeu um pouco da realidade da mãe brasileira, no tópico seguinte vou lhe mostrar as 7 ideias criativas para supermercados no dia das mães, vamos lá!

Ideias criativas para supermercados no dia das mães

O que é criatividade?

Segundo Murilo Gun, criatividade é a imaginação aplicada para resolver problemas, visto que a maioria das inovações do mundo surgem quando juntamos coisas antes separadas, de um jeito novo. Provavelmente você está se perguntando como fazer isso, não é mesmo? Vamos a prática.

  • Entre em sua loja e preste atenção, converse com suas clientes e funcionárias que são mães, se preciso faça uma pesquisa;
  • observe seu supermercado com um olhar novo;
  • segundo Tina Seelig, professora da Universidade de  Stanford nos EUA, é a maneira de fazer a pergunta que determina a resposta. Ou seja, perguntas inteligentes geram respostas inteligentes.

São passos simples, que vão levar você a conhecer melhor seus clientes e a ter ideias criativas, isto é, que vão auxiliar a fazer ações assertivas para seu público.

Avalie o que você fez no ano passado

Em 2018, o que seu supermercado fez no dia das mães? Fazer um balanço geral do que passou, quais foram os erros e acertos, é essencial para ajudar no planejamento do que será feito esse ano.

Não negligencie essa prática, o planejamento é importantíssimo para que as ideias criativas para supermercados no dia das mães, deem a sua empresa o resultado esperado e evite com que tudo aconteça de última hora.

Fortaleça sua presença online

Além de aperfeiçoar o relacionamento do seu supermercado com o cliente, a internet é um importante meio de atração de novos consumidores.

Independente da ação que você fizer, sem uma boa divulgação ela terá grandes possibilidades de ser um fiasco total, tenho certeza que isso você não quer, não é mesmo?

Além de propagar as atividades que serão feitas, prepare-se para mostrar os resultados do evento através de vídeos ao vivo, fotos e depoimentos das participantes.

Que tal criar um hashtag e pedir pra quem tirar fotos coloca-la nas legendas? Por exemplo: #diadasmaessupermercadodacasa.

Mais na frente falarei um pouco sobre  importância do meio digital para as vendas em seu supermercado no dia das mães. Enquanto isso lembre-se que não ter presença digital torna seu supermercado invisível, o que não é nada bom.

Gaste menos formando parcerias

Tem alguma consultoria de empreendedorismo e investimento, cursos, faculdades, academia, salão de beleza, restaurante, livraria, clínica de estética, spa, pousada ou agência de viagens que você possa fazer uma parceria?

As parcerias são excelentes formas de oferecer presentes relevantes sem gastar muito. Por exemplo:

“A cada X valor de compras, as mães concorrem a um curso de venda e empreendedorismo realizado pelo Sebrae”.

Realize sorteios

Que tal sortear produtos como: vestuário, acessórios, celular, perfumes, entre outros que são bastante desejados por elas?

Um vale compras do seu supermercado também é uma excelente escolha.

Invista em ações promocionais no seu PDV

Distribuir flores, entregar brindes, palestras sobre temas relevantes para elas, música de fundo, são apenas algumas das intervenções que seu supermercado pode fazer no dia das mães para favorecer o bem estar delas.

 

ebook ações promocionais no pdv

Crie um espaço temático

Reserve um espaço do seu supermercado e decore um ambiente para suas clientes que são mães, um local simples e aconchegante, que elas se sintam acolhidas e confortáveis.

Aqui você pode contar com a ajuda de parceiros e fornecedores para a decoração do lugar.

A oferta de massagens, limpeza de pele, manicure, maquiagem, são atributos de valor bastante relevantes.  

Ofereça uma experiência gastronômica através de degustações

Chocolate, vinhos, biscoitos, sucos, a degustação é uma ótima estratégia de marketing para atrair clientes e levá-lo a querer conhecer melhor o produto oferecido.

Faça ofertas relâmpago

Com antecedência, avise aos clientes sobre as ofertas relâmpago exclusivas, que serão realizadas no dia das mães para que eles possam se preparar e divulgar.

Prepare produtos relevantes, dê preferência aos que as mães querem ganhar, no tópico seguinte mostrarei quais são eles, confira!

Quais presentes elas querem ganhar no seu dia?

Ideias criativas para supermercados no dia das mães

E os filhos? Quais presentes pretendem dar?

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Perspectivas do mercado pro dia das mães em 2019

58% dos entrevistados na pesquisa do Google afirmaram que vão comprar presentes para ao dia das mães e 45% que vão gastar mais que em 2018, o gasto médio estimado é de R$ 286,00.

O dia das mães também é apresentado como uma data importante para conquistar novos clientes, pois de cada 10 pessoas 6 pretendem comprar o presente em um varejista diferente.

O que os consumidores levam em consideração na escolha do local de comprar o presente do dia das mães?

Preços, promoções e variedade de produtos/marcas são os 3 primeiros colocados nos critérios de escolha. Logo em seguida vem disponibilidade de produtos na loja, bom atendimento e facilidade na hora da troca.

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Qual principal meio de informação para a escolha do presente?

Claro que é o digital, se você pensou em outra fonte precisa se atualizar, esse texto sobre tecnologia no varejo vai lhe ajudar muito. Não acredita?  Vamos às provas!

A pergunta feita pelo Google foi: Onde você busca informações como preço, descrição, avaliações sobre presentes para o dia das mães?

Sites de busca, sites de lojas ou de comparação de preços, redes sociais e youtube são os principais meios utilizados como fonte de pesquisa de 79,4% dos entrevistados.

É provável que esteja se perguntando, mas se tudo ocorre no digital preciso me preocupar com a loja física? Sem dúvida!

A experiência do cliente na loja física

Não é porque a pessoa pesquisou na internet que ela vai utilizá-la como canal de compra. Os shoppings centers aparecem como principal local de compra, seguido pelas lojas de rua/bairro, internet, lojas de departamento, revendedores de cosméticos e supermercados.

Mesmo com o aquecimento das buscas acontecendo 1 mês antes da data, 48% dos compradores compram os presentes na véspera ou no próprio dia, a esses, na maioria das vezes a internet não consegue atender.

Por mais que você não tenha um site, ter presença em uma rede social, ou no mínimo no Google meu negócio, fará toda a diferença e aumentará muito as chances do seu supermercado ser encontrado pelos consumidores.

 

Pronto pra vender mais no dia das mães? Faça bom uso das ideias criativas para supermercados, e não esquece de se cadastrar em nossa Newsletter para ter acesso aos melhores conteúdos do Varejo! Até a próxima!

 


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