Como escolher o fornecedor de alimentos do food service?
Escolher o melhor fornecedor de alimentos é um passo importante para o sucesso de quem atua no segmento de food service.
Ter o parceiro ideal traz diversos benefícios para a empresa, como redução de custos, diminuição de desperdício e melhoria na qualidade dos pratos servidos.
Para acertar na escolha do melhor fornecedor de alimentos para restaurantes é preciso, antes de tudo, conhecer as necessidades do negócio.
Avaliar o custo-benefício, preferir parceiros locais e analisar a reputação de cada um, são outros cuidados bem importantes.
Para lhe ajudar nessa decisão, preparei 7 dicas que vão lhe ajudar a acertar no fornecedor de alimentos ideal para seu food service. Confira!
1. Conheça as necessidades do seu food service
O primeiro passo para escolher o melhor parceiro para seu negócio é entender as necessidades do restaurante.
Avalie seu público, como é sua operação diária e o que é indispensável para manter a empresa funcionando bem.
A partir dessas informações, você pode partir para a escolha de um fornecedor que atenda os requisitos que são inegociáveis.
Ao conhecer seu restaurante e, principalmente, suas necessidades, você pode definir critérios como prazo de entrega desejado, vantagens em pedidos em grande quantidade e preço cobrado.
Conheça os 10 segredos de um restaurante de sucesso que ninguém te conta!
2. Veja o custo-benefício
Dentro dos diversos pontos importantes na análise de um fornecedor de alimentos, o custo-benefício não pode ficar de fora do seu radar.
Afinal, não adianta optar por um parceiro que cobre um preço abaixo do mercado, mas não ofereça produtos de qualidade ou tenha um prazo de entrega muito extenso, que não atenda à agilidade necessária nesse segmento.
O ideal é buscar um fornecedor que cobre um preço que você possa pagar sem comprometer a gestão financeira do seu restaurante.
Flexibilidade na hora de negociar é outro aspecto importante.
O melhor fornecedor é aquele que está disposto a ouvir e fazer certas concessões em nome da parceria, como oferecer descontos a partir de certo valor de pedido ou negociar prazo de pagamento.
3. Prefira fornecedores locais
A internet é um excelente ponto de partida para buscar fornecedores de alimentos.
No entanto, se você está em busca de parceiros diferenciados, que ajudem seu negócio a evoluir cada vez mais na preferência dos clientes, é preciso ir além.
Invista também em parcerias locais, visitando feiras e pontos de venda em sua cidade.
Os lugares podem ficar um tanto distantes do centro, mas, acredite, vale a pena.
Em alguns casos você encontra um produto de excelente qualidade, fresco e com um preço bem abaixo do mercado comprando de pequenos produtores.
4. Pesquise por parceiros de confiança
Uma parceria de sucesso tem como um dos principais componentes da confiança. Nesse sentido, busque um fornecedor de alimentos com o qual você possa contar.
Um bom parceiro é confiável e cumpre aquilo que promete, seja em relação à qualidade de seus produtos e serviços ou em prazos de entrega.
Prefira fornecedores que tenham boa reputação no mercado, flexibilidade para atender aos seus pedidos e estejam dispostos a negociar condições que funcionem para às duas partes.
Além de avaliar o quesito proximidade (o que ajuda a não comprometer o prazo de entrega dos produtos e sua qualidade), verifique também há quanto tempo estão no mercado.
Quanto mais sólida for a empresa, menos chance de haver problemas.
5. Converse com outros clientes
Outro passo importante para não errar ao escolher seu fornecedor de alimentos é conversar com outros clientes e ex-clientes de quem você está prospectando.
Pergunte ou busque na internet outras empresas que fazem negócio com o potencial fornecedor e tente saber sobre a relação de negócios.
Questione se os produtos são realmente frescos, se os prazos de entrega são cumpridos e, também, sobre o atendimento prestado pelo fornecedor.
Até mesmo os aspectos que, à primeira vista, possam parecer irrelevantes, fazem a diferença no dia a dia.
Se um cliente do fornecedor falar que o parceiro não negocia prazos de pagamento ou tem um horário de funcionamento restrito, por exemplo, você deve repensar a parceria.
6. Solicite um catálogo
Solicitar um catálogo é outro passo importante na busca por um fornecedor de alimentos.
Com o material em mãos, você pode conhecer todos os produtos que o parceiro oferece e avaliar se eles estão alinhados com as necessidades do seu restaurante.
Ter um catálogo dos fornecedores ajuda não só a conhecer o mix de produtos, mas é importante também para não ser surpreendido ao precisar de um item novo para atrair mais clientes e constatar que ele não é oferecido pelo parceiro.
O ideal é buscar fornecedores com um mix de produtos variados.
Assim, você garante que o parceiro acompanhará o crescimento da sua empresa e que não terá problemas futuros com o fornecimento.
7.Use a tecnologia a seu favor
A busca pelo parceiro ideal fica muito mais fácil com a tecnologia.
Contar com as ferramentas certas, ajuda não só na gestão de fornecedores, mas também na comparação das empresas para encontrar aquelas que realmente atendem às necessidades do seu negócio.
Ao comparar possíveis parceiros, considere pontos como acessibilidade — tanto no funcionamento como no atendimento e no prazo —, possibilidade de acompanhar o crescimento do seu restaurante e a opinião de outras empresas atendidas.
Escolher o fornecedor de alimentos certo é um cuidado importante para manter seu restaurante competitivo no mercado.
Para encontrar os melhores parceiros, assine revistas e catálogos especializados.
Dessa forma, você tem acesso às empresas que são referência no negócio, assim como conhece seus lançamentos e principais tendências.
A internet é outra aliada valiosa. Faça buscas sobre o tipo de fornecedor que você precisa, analisando, com poucos cliques, a região que eles atendem e suas principais características.
Como a tecnologia melhora a qualidade dos serviços do seu restaurante?
Para dirigir um restaurante de sucesso, também é preciso sair de trás do balcão e comparecer a eventos e feiras do setor.
Essas são oportunidades de ouro de conhecer potenciais parceiros e trocar ideia com outros empresários do mercado.
Para ter um portfólio de parceiros impecável é importante ainda conhecer quem são os fornecedores locais.
Visite mercados e feiras da sua cidade em busca de produtores que possam fazer a diferença na qualidade dos alimentos do seu negócio.
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Até a próxima!
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