Cardápio vegetariano: 9 dicas de marketing para atrair o público certo

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 5 de abril de 2018
Cardápio vegetariano: 9 dicas de marketing para atrair o público certo

O vegetarianismo é uma onda mundial crescente. Só no Brasil, por exemplo, já são quase 19 milhões de adeptos, segundo a União Internacional Vegetariana (UVI) — e o número dos que estão reduzindo gradativamente o consumo de carne a fim de se tornarem vegetarianos é ainda maior.

Para suprir a demanda desse público, o mercado foi se adaptando e, hoje, atende com exclusividade aos seguidores desse tipo de alimentação. De acordo com uma pesquisa da UVI, o setor alimentício voltado para esses consumidores movimenta em torno de R$33 bilhões.

Interessou-se pelo assunto e quer saber como divulgar um cardápio vegetariano? Continue a leitura para ficar por dentro desse mercado e entender como o marketing pode te ajudar a atrair o público certo!

Cardápio vegetariano e o desafio no mercado

Para se fixar no mercado, é importante estar sempre atualizado. Afinal de contas, o público vegetariano é altamente exigente, consciente e atento — não só ao que está consumindo, mas também ao impacto dessa ação.

Vale lembrar que o vegetarianismo deixou de ser um hábito alimentar altamente saudável para se tornar um verdadeiro estilo de vida. Trata-se da relação do homem com o alimento e todas as transformações e consequências causadas por seus hábitos no meio ambiente e na sociedade.

Como atender a esse público com excelência?

Além de um menu diversificado, é preciso manter padrões de qualidade e higiene elevados, mas, principalmente, se esforçar e investir para se destacar. Nessa perspectiva, o marketing vem para ajudar a potencializar todas essas vertentes, a fim de garantir resultados crescentes.

É importante ressaltar, porém, que o marketing para restaurantes vegetarianos não é tão simples quanto parece. Isso porque é preciso investir em inovação e criatividade para lidar com um público altamente exigente e que não está totalmente consolidado, pois esse tipo de alimentação é recente e envolve muitos tabus, que precisam ser desmistificados.

Confira as 9 dicas que preparamos para ajudar você a lidar com esse novo mercado, bem como a divulgar melhor o cardápio vegetariano de sua empresa, atraindo o público certo:

1. Invista na identidade visual da sua marca

Uma marca atraente e um design expressivo, tanto nas peças de comunicação quanto no seu ambiente de venda, são primordiais para o sucesso do seu negócio. Invista em um logo que traduza a filosofia da sua empresa.

Aposte também em uma comunicação visual impactante e diferenciada. Lembre-se de que a primeira impressão que o consumidor terá do seu negócio é gerada a partir da percepção conquistada pelo impacto da marca.

2. Ofereça um atendimento de qualidade

Um educado e competente atendimento é o esperado de todo empreendimento que lida com o consumidor final. Mas, com o público vegetariano, o cuidado deve extrapolar o serviço.

Esse mercado, por ser relativamente recente, ganha novos adeptos a cada dia. Portanto, é essencial que a linha de frente da sua empresa tenha conhecimento suficiente sobre essa filosofia de vida para poder repassá-la ao público.

Dessa forma, você ganha a confiança de quem já entende do assunto e, também, daqueles que estão entrando agora no segmento vegetariano e querem conhecer um pouco mais sobre esse tipo de alimentação.

3. Aproveite diversos meios para divulgar os produtos

Para divulgar seu cardápio, qualquer meio, quando bem utilizado, vira uma mídia poderosíssima! Já pensou em aproveitar as embalagens para veicular uma nova promoção e os papéis da bandeja para ressaltar as novidades?

Até o verso do seu cupom fiscal pode servir para uma divulgação efetiva, se utilizado estrategicamente! Dos uniformes dos atendentes aos porta-guardanapos, tudo na sua loja pode contribuir para a disseminação da filosofia da marca ou de promoções e pratos para os clientes.

4. Cative seu cliente com programas de fidelidade

Para garantir o sucesso de seu negócio, mais do que atrair novos clientes todos os dias, é importante cativar e manter o público atual. Os vegetarianos são carentes de empresas voltadas a eles e, por isso, se gostarem dos produtos oferecidos pelo seu restaurante, provavelmente voltarão a consumi-los.

Mas, para isso, é importante dar um empurrãozinho. Os programas de fidelidade aceleram esse processo e garantem que o consumidor retorne, à medida que oferecem algum desconto, uma oferta especial ou um brinde a quem consome no estabelecimento determinado número de vezes.

5. Disponibilize cupons de desconto

O cardápio vegetariano é, geralmente, mais caro do que o tradicional. Isso porque os pratos demandam mais cuidado no preparo, além de levarem ingredientes muitas vezes mais difíceis de encontrar (ou com um valor mais alto para serem adquiridos).

Dessa forma, um cupom de desconto ajuda a conquistar novos clientes e é importante para divulgar novos preparos, que ainda não são conhecidos pelos clientes atuais. Assim, o seu cardápio é divulgado com mais eficácia, bem como é possível testar as novas apostas da casa com mais facilidade.

6. Explore datas comemorativas

Que tal utilizar as datas comemorativas a seu favor? Elas podem vender seu cardápio com irreverência, além de gerar uma maior aproximação do público com a marca!

Você pode, por exemplo, oferecer um desconto ou prato especial caso alguém vá comemorar seu aniversário no restaurante. Outra opção é fazer promoções semelhantes no dia das mães ou dos pais, em feriados e nas demais datas.

7. Aposte no poder da internet

De acordo com pesquisa divulgada pelo Press Herald, 45% dos consumidores jovens comem comida vegetariana com frequência. Os chamados millennials — nascidos a partir dos anos 2000 — possuem hábitos semelhantes também no que diz respeito à grande utilização da internet.

Ora, se seu público está altamente conectado, a melhor forma de falar com eles é utilizando plataformas online. Abuse das redes sociais e gere conversação com os consumidores por meio desses canais. Não se esqueça também de manter um site atualizado, com boa navegabilidade e, principalmente, adaptado para dispositivos móveis.

8. Use o Instagram a favor do seu negócio

Há os que dizem que o sabor da comida é atenuado pelo cheiro e, principalmente, pelo visual. Um prato bonito é capaz de despertar o desejo de qualquer pessoa.

Portanto, use e abuse do Instagram para fotografar seus preparos. Assim, é possível manter acesa a vontade dos consumidores, que, atraídos pela beleza das refeições, buscam no restaurante as delícias vistas na rede social.

9. Promova pesquisas de satisfação com o cliente

Muito mais do que saber como vai seu atendimento e a qualidade dos pratos, a pesquisa de satisfação também ajuda a conseguir insights importantíssimos sobre os próximos passos do seu negócio.

Uma observação de um cliente pode te levar a uma ideia inovadora sobre a gestão ou a comunicação do seu empreendimento. A partir daí, é possível elevar o nível da marca e mostrar que a opinião do público é realmente levada a sério.

Atrair o público certo: uma questão de persistência e criatividade

Como você pode notar, encontrar o seu público e mantê-lo interessado em seus produtos não é uma atividade tão simples quanto parece. Mas seguir todas essas dicas e usar os hábitos de consumo do seu consumidor a favor do negócio são grandes passos para o sucesso.

Assim, os processos de obtenção de novos clientes são otimizados, à medida que garantem experiências diferenciadas e melhorias contínuas — tanto na estrutura quanto no marketing da sua empresa.

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