Procurando agilidade no atendimento? Conheça a comanda eletrônica!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 24/07/2019
Como fazer para utilizar comanda eletrônica no seu restaurante?

Uma das principais queixas apontadas pelos clientes de bares e restaurantes é o mau atendimento, seja pelo atraso na entrega dos pedidos, erros nas comandas ou mesmo por causa do comportamento do garçom.

Imagine que você frequentou um novo restaurante e foi muito bem atendido. Você retornaria a este estabelecimento? – Pode até ser que sua resposta seja “não”, no entanto, se a sua experiência tivesse sido negativa devido ao mau atendimento, dificilmente você retornaria, não é mesmo?

Pensando nisso, preparamos um material destacando as principais vantagens da utilização de uma ferramenta moderna e poderosa para auxiliar no atendimento,  que faz dos garçons não apenas um atendente, mas também um vendedor de sucesso, automatizando os processos e proporcionando melhor experiência aos clientes, aumentando as chances de fidelização: a comanda eletrônica.

O que é comanda eletrônica?

Antes de falarmos das vantagens dessa ferramenta de automação, precisamos explicar no que consiste essa modalidade tecnológica de atendimento.

Certamente você já presenciou a seguinte cena: o garçom entrega o cardápio ao cliente e aguarda pelo pedido. Em seguida, ele preenche em uma comanda de papel, levando até a cozinha pessoalmente, ou se desloca até o terminal de atendimento mais próximo para enviar o pedido até a cozinha para o preparo.

Após o preparo da cozinha, ele recebe o pedido e serve ao cliente. Ao final do processo de atendimento, ele guarda a comanda em um escaninho para checagem e conferência das movimentações do caixa.

O processo descrito acima já encontra-se ultrapassado, e apesar de demonstrar ser simples, ele pode resultar em inúmeras falhas e prejuízos para seu estabelecimento.

O garçom pode anotar o pedido com letra ilegível, que compromete todo o processo de preparo da cozinha, desde o entendimento até a produção do pedido, podendo gerar o desperdícios de ingredientes, além do atraso na entrega do prato.

Na outra situação, em que o estabelecimento possui um terminal de atendimento, o garçom muitas vezes costuma  ficar de costas para a área de vendas após o envio dos pedidos. Tudo isso pode acarretar a insatisfação e até mesmo a perda do cliente.

A comanda eletrônica veio para reduzir o tempo e as falhas por meio da automação dos processos de atendimento do estabelecimento. O sistema de comanda eletrônica pode ser instalada em dispositivos móveis (tablet ou smartphones) e já está sendo usado em alguns estabelecimentos no país.

Quais as maiores vantagens de aderir à comanda eletrônica?

A grande vantagem de contar com essa tecnologia, é ter vários setores integrados em um único sistema, interligando o caixa, assim como a cozinha e o bar do restaurante.

Isso contribui para uma comunicação mais efetiva entre os setores, reduzindo as possibilidades de falhas no processo de atendimento,  conferindo mais agilidade e organização tanto para o garçom, como para o estabelecimento como um todo.

Ganhe agilidade no atendimento

A integração da comanda eletrônica com o sistema de atendimento para restaurantes, permite que o garçom comande o pedido direto da mesa, evitando o deslocamento. A informação é enviada automaticamente para os setores responsáveis pela produção dos pedidos e registro das operações por meio do sistema, evitando atrasos e perdas de informações.

Dessa forma, o garçom poderá dedicar a atenção para o que mais importa: o atendimento ao cliente.

Dica: eBook – Os 7 pecados do atendimento ao cliente

Aumente a capacidade de atendimento

Antes os garçons tinham uma capacidade de atendimento reduzida devido a necessidade constante de deslocamento entre os setores do restaurante para entregar comandas e receber pedidos, ou comandar por meio de um terminal de atendimento, certo? 

Agora, com o uso da comanda eletrônica, eles conseguem atender a mais clientes e em menos tempo, contando com o envio automatizado das comandas.

Fature mais com atendimento de qualidade

A comanda eletrônica proporciona menor desgaste físico aos garçons, devido a vantagem da automação dos processos.

Agora ele pode comandar os pedidos de qualquer lugar do restaurante, com mais agilidade e disposição, podendo proporcionar uma melhor experiência aos clientes.

Além disso, o envio de comandas automáticas reduz as falhas humanas no registro dos pedidos, melhorando a organização do estabelecimento.

E então? Depois de ter visto o leque de benefícios que a comanda eletrônica pode conferir ao seu restaurante, ainda vai querer apostar no modelo arcaico da comanda de papel?

Como fazer para utilizar comanda eletrônica no seu restaurante?

A resposta é bem simples na verdade. Você precisa de um sistema de automação para restaurantes que seja completo e de qualidade.

Esse tipo de sistema irá integrar toda as áreas do seu restaurante, das comandas ao fechamento de caixa, tornando a gestão do seu restaurante mais prática e assertiva.

Dica: Guia completo de como escolher o melhor sistema para restaurantes

Saber as novidades e inovações presentes no segmento podem fazer a diferença entre o sucesso ou fracasso nos negócios. Não quer ficar de fora das novidades do seguimento? Então assine a nossa newsletter e não perca nenhum dos nossos próximos conteúdos.

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados