10 segredos de um restaurante de sucesso que ninguém conta

Autor: Jeferson Brito Assunto: Data: 04/09/2019

O que existe por detrás de restaurantes que são dignos de cinco estrelas? Antes de revelar os motivos pelos quais você chegou até esse conteúdo, é necessário responder a uma pergunta bastante simples: Afinal, o que caracteriza um restaurante de sucesso?

Bom, esse é um questionamento um tanto subjetivo e a minha percepção de restaurante bem-sucedido talvez seja diferente da sua. Vamos concordar que alguns fatores são comuns, como por exemplo a qualidade da comida, o atendimento e o ambiente, certo?

Saiba que além desses, existem outros aspectos que você conhecerá e que ao colocar em prática, levará o seu estabelecimento para outro patamar. Confira logo abaixo 10 segredos dos grandes restaurantes de sucesso que ninguém conta:

Segredo #1: Estar adequado às normas sanitárias

Independente do tipo de alimentação que é servida, qualquer estabelecimento do ramo de food service precisa estar adequado com as normas sanitárias exigidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e não tenha dúvidas de que um restaurante de sucesso tem por obrigação operar dentro dos mais rigorosos padrões sanitários.

Isso significa que não somente o estabelecimento estará em conformidade para oferecer os serviços, como também vai garantir segurança alimentar para a clientela. Ninguém merece passar mal por conta de um pudim de leite condensado que estava irresistível, concorda?

Se tem curiosidade em saber quais são e deseja ficar por dentro dessas adequações, faça o download grátis do nosso material Guia Anvisa para Restaurantes!

É importante enfatizar também que possuir um nutricionista a frente das atividades operacionais do restaurante é de grande importância para avaliar e manter em dia essas e outras especificidades.

Caso deseje conferir isso na prática, alguns restaurantes estão com as portas da cozinha abertas para visitação. Verifique a disponibilidade com o garçom e não deixe de fazer um tour!

Segredo #2: Possuir foco no atendimento ao cliente

Como você se sente ao chegar em um local que considera um restaurante de sucesso? Acredito que a primeira sensação é de estar em casa e sentir-se especial com a atenção e a cordialidade recebidas.

Há quem condene um tratamento “engessado” no qual os atendentes possuem uma padronização, seja na forma de recepcionar, ou oferecer os itens do cardápio. Por mais robotizados que possam parecer, o atendimento consegue se adaptar e satisfazer o cliente.

Acredite, alguns restaurantes de sucesso padronizam o serviço da equipe de atendentes!

Vale interagir com um grupo mais dinâmico, ou ser mais cordial com um casal de namorados que está festejando o noivado. Esse termômetro precisa ser observado e o atendimento personalizado. Por isso, é preciso manter o foco no cliente!

Segredo #3: Ser especialista em algo

Você já ouviu aquele ditado que diz: “Quem faz tudo não é bom em nada”? Pois é! Essa regra também vale para o mundo dos negócios.

Esse segredo não deve ser novidade e precisa ser elaborado no início de tudo, logo na fase de planejamento. Com os novos e pequenos nichos de mercado, surgem cada vez mais, diferentes modelos e oportunidades de negócios com foco em alguma especialização.

Imagina só, você decide jantar fora de casa e sai para comer sushi em uma pizzaria que se diz ter a melhor massa artesanal e que oferece buffet árabe no almoço durante a semana. Ficou confuso? Eu também!

Segredo #4: Manter a equipe engajada

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Não somente em um restaurante de sucesso, mas em qualquer negócio faz-se necessário satisfazer o cliente interno, no caso o colaborador, porque ele será o responsável por transmitir a satisfação para o cliente.

Oferecer treinamentos e programas de premiação funcionam como ótimos incentivos para manter a equipe de atendentes engajada.

Segredo #5: Possuir um produto chamariz

Quem será o produto propaganda do seu negócio? A princípio, é possível selecioná-lo e adotar boas estratégias de comunicação para promovê-lo, porém, na maioria dos casos que encontramos em um restaurante de sucesso, quem define o produto chamariz é o próprio cliente.

Mas como isso acontece? Através de um sistema de gestão para restaurante é possível analisar o desempenho de vendas de todos os produtos e perceber quem se destaca mais, ou seja,o produto chamariz é o queridinho da clientela.

Segredo #6: Estar em uma localização estratégica  

De acordo com a Abrasel, 35% dos restaurantes fecham com menos de um ano de funcionamento e boa parte desse percentual é referente a má localização.

Instalar o restaurante onde estão localizados vários concorrentes é um suicídio! É fundamental realizar um estudo detalhado sobre o local, pois ele está diretamente ligado ao público que pretende atender.

Alguns pontos a serem estudados são a quantidade de pessoas que vivem no entorno da localização, disponibilidade de estacionamento, tamanho do espaço físico, conhecer os possíveis concorrentes, dentre outros.

Não deixe de fazer essa tarefa de casa, hein?

Banner do Ebook Como abrir um restaurante

Segredo #7: Trabalhar no dia que deveria tirar folga  

Realizar refeições fora de casa também é uma forma de entretenimento e quais são os melhores dias de lazer para boa parte da população? Isso mesmo! Sábados, domingos e feriados.

Garantir o funcionamento nos dias da semana é importante, mas tenha certeza de que a probabilidade de clientes desejarem os seus serviços nos dias que gostaria de tirar folga são muitas.

Então, acostume-se com a ideia de curtir a sua praia de domingo nas segundas-feiras, ok?

Segredo #8: Usar a tecnologia em favor dos negócios  

Todo restaurante de sucesso usa a tecnologia para oferecer uma melhor experiência aos visitantes. Anotar pedidos no papel é coisa do passado, além de ser mais suscetível a erros.

Visite um restaurante e veja como a automatização está presente no ato do pedido até a hora do pagamento. A tecnologia beneficiará não somente a experiência do cliente, mas também a gestão do seu negócio fornecendo informações precisas para tomada de decisões.

Dica: Restaurantes do futuro: Como a tecnologia pode melhorar a qualidade do serviço?

Segredo #9: Investir na presença online

Já diz o ditado: “Quem não é visto não é lembrado”. Como você vai atrair novos clientes para o seu restaurante se não aparece sequer nas opções de pesquisas do Google?

Investir em redes sociais, interagir com seus clientes por meio delas e favorecer o engajamento dos seus seguidores, é o mínimo que você pode fazer para que seu restaurante se tornar mais conhecido.

Para se aprofundar mais nesse assunto, não deixe de conferir esse material que separei pra você: Quais os benefícios das redes sociais no marketing para restaurantes?

Segredo #10: Garantir a consistência para ser um restaurante de sucesso

O último e mais importante segredo, caso deseje ter um restaurante de sucesso, chama-se consistência. Não adianta colocar em prática todos os fatores mencionados anteriormente se não conseguir cumpri-los de forma consistente.

Para deixar mais claro essa ideia de consistência, imagine um cliente visitar o seu restaurante pela primeira vez e ficar encantado com a qualidade da comida, com a higiene dos banheiros e pela rapidez no atendimento. Agora imagine esse mesmo cliente realizando uma seguida visita e encontrando falhas em algum desses pontos?

Saiba que basta uma única experiência negativa para que o seu estabelecimento não seja recomendado para outras pessoas. Se eu fosse você, também não deixava de conferir esse texto que fala sobre os erros que podem acabar com o seu restaurante.

Garantir a consistência sem dúvidas é o maior segredo de um restaurante de sucesso. Guarde essas dicas, coloque-as em prática e se deseja continuar recebendo conteúdos gratuitos para melhor gestão do seu restaurante, assine nossa Newsletter no formulário abaixo! Até a próxima!

 


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