Food Experience: como atrair clientes para restaurantes através do serviço oferecido

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 18/07/2018
Food Experience: a experiência oferecida pode atrair clientes para restaurantes?

A alimentação é uma necessidade básica do ser humano, ou seja, nós comemos para sobreviver. Mas será que esse é o único motivo? Conforme fomos evoluindo e nos estabilizando adquirimos o prazer por comer e desde então, o hábito de realizar refeições fora de casa ou de preparar a própria comida faz parte do nosso cotidiano. No entanto, devida a rotina corriqueira do dia a dia cresce cada vez mais o número de pedidos via delivery , surgindo a necessidade de atrair clientes para restaurantes.

Donos de estabelecimentos perceberam então que oferecer a experiência mais única possível para o cliente é imprescindível para que exista o desejo de voltar para o restaurante.

A partir daí, nasce o conceito de Food Experience e com ele a mudança no comportamento do mercado food service, pois bares e restaurantes passaram a procurar inovação e se preocupar com a vivência do cliente.

Mas afinal o que é Food Experience?

O conceito de Food Experience é bem simples. Na verdade, o termo em inglês tem como tradução literal “experiência da comida” e basicamente esse é o significado real.

Entende-se que para atrair clientes para o restaurante é levada em conta toda a experiência oferecida, desde o momento em que se entra no estabelecimento até o pagamento da conta, e não apenas a refeição fornecida, como era pensado até então.

Mas não se engane! A comida ainda é o grande destaque de tudo e ela precisa de todo um contexto para ter seu o devido destaque. É como ir a um show onde o cantor pode mostrar todo o seu talento e a banda, a qualidade do som e a estrutura do local não estarem no mesmo nível, resultando em uma experiência negativa e então, por mais que você ainda venha a gostar do cantor e continue a ouvir as suas músicas, provavelmente não vai se interessar em assistir a um novo show.

Formas simples de aplicar Food Experience no seu restaurante

Pode parecer complexo trabalhar com esse conceito, mas na verdade existem formas bem simples de melhorar a experiência do cliente.

Algumas dessas estratégias oferecem resultados efetivos sendo uma boa maneira de como atrair clientes para restaurantes. Vamos abordar então alguns pontos que podem ser facilmente colocados em prática:

A comida ainda é um destaque

A comida é o principal elemento que deve atrair clientes para restaurantes e isso é o esperado, mas também uma grande responsabilidade. É essencial usar a comida para tornar a vivência do cliente agradável e exclusiva.

Preocupar-se em oferecer a melhor refeição para a clientela é sempre fundamental, entretanto variar o cardápio também é uma estratégia importante para atrair clientes para o restaurante. Existem duas formas bem fáceis de se aplicar isso:

  • Especial do dia: apresentar um cardápio diferenciado na hora do almoço ou definir um prato do dia é uma boa forma de convidar o cliente para uma próxima visita.
  • Diferentes combinações: Seja de molhos, acompanhamentos ou harmonizações com vinho, oferecer diferentes opções de um mesmo prato também é muito interessante. Se o cliente gostar de uma delas é bem provável que ele volte para experimentar outras.

tecnologia-para-restaurantes

Melhore o ambiente como um todo

O espaço físico do estabelecimento, incluindo fachada, salão e banheiros são os principais pontos a serem percebidos pelo visitante e por isso, é indispensável torná-los em um ambiente agradável que resultará no fator decisivo para o cliente escolher entre sair de casa ou pedir através do delivery.

Investir na comodidade é uma excelente opção para atrair clientes para restaurantes, como também disponibilizar vagas de estacionamento e área de lazer para crianças, tornando tudo ainda mais convidativo.

O atendimento é uma experiência à parte

Prestar um bom atendimento é um quesito básico e uma das maiores reclamações do consumidor. Investir em uma equipe preparada e eficiente, além de outros métodos que possam facilitar e agilizar o serviço são imprescindíveis para garantir uma experiência exclusiva, afinal um atendimento de qualidade é o que todos os clientes esperam.

Seja diferente

O segmento de restaurantes é bastante competitivo, por isso ficar atualizado com as tendências do mercado e se manter alinhado com as mudanças do comportamento do consumidor são ações importantes para sempre continuar inovando e não ficar para trás, correndo o risco de ser esquecido pelo público.

Mostrar originalidade é um fator atraente para chamar a atenção da clientela, empenhar-se em oferecer algo exclusivo em relação aos concorrentes é uma estratégia inteligente para atrair clientes para restaurantes.

Invista em publicidade

Para que as estratégias anteriormente citadas sejam efetivas é necessário investir na divulgação. Uma publicidade inovadora e criativa, em muitos casos, é o primeiro ponto de contato do público com o estabelecimento. Veja abaixo algumas ações publicitárias que mostram como atrair clientes para restaurantes:

  • Estimule os clientes a compartilhar a experiência: crie hashtags para serem compartilhadas nas redes sociais em troca da foto do cliente aparecer nas páginas do estabelecimento.  Essa é uma forma bastante utilizada no mercado.
  • Check-in nas Redes Sociais: Outra ação bem efetiva é o desbloqueio do Wifi local ser realizado através de um check-in no Facebook. Desta forma, seu estabelecimento será marcado gerando oportunidade de ter suas refeições compartilhadas na rede com diversos usuários.
  • Convide o cliente a voltar: oferecer um voucher de desconto em uma segunda visita ou de um aperitivo grátis é um modo bastante atrativo de fazer com que o cliente volte.
  • Aproveite datas comemorativas: ficar atento em datas comemorativas que vão além daquelas que já são bem trabalhadas (dia das mãe, dia dos namorados, festas de fim de ano e etc.) é interessante e o diferencia da concorrência, além disso, ações locais e pontuais convida os consumidores para o seu restaurante em dias que geralmente não são muito frequentados.

Mas atenção! É preciso se planejar bem antes de fazer qualquer mudança ou decidir investir em algo, para garantir o sucesso do seu estabelecimento e certificar-se de que nada  irá fugir do controle. E se você gostou do texto e quer receber mais dicas de como atrair clientes para restaurantes, assine nossa newsletter abaixo e acompanhe as nossas novidades.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.