Como vender mais no dia das crianças em seu supermercado?
Você já sabe que dia das crianças é uma das principais datas do varejo. Mas será que está realmente preparado para alavancar suas vendas nesse período?
Considerada uma data sazonal pelos comerciantes, por favorecer o aumento no fluxo de clientes e nas vendas, em 2018 teve um aumento de 2,2% no seu volume e rendeu 1,82 bilhões de faturamento para o e-commerce nacional.
Sabemos a importância desse período para seu supermercado, por isso, esse conteúdo vai lhe dar insights essenciais para vender mais no dia das crianças.
Espero que aproveite as recomendações! Boa leitura!
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Como vender mais no dia das crianças?
Existem inúmeras estratégias “milagrosas” na internet que oferecem verdadeiras “poções mágicas” de vendas fáceis e rápidas. Uma ou outra pode até funcionar, mas saiba que elas duram por tempo bem limitado.
Antes de mais nada, é preciso compreender que vendas são sobre pessoas e processos, não são fórmulas mágicas.
Para ter um plano de vendas eficaz, é preciso ter funcionários preparados e processos bem definidos.
Imagine uma partida de futebol com o time incompleto, despreparado, sem juíz e sem regras? Não vai funcionar muito bem não é mesmo? Da mesma forma fica uma empresa sem plano de vendas.
Para lhe ajudar a entrar em campo bem preparado, e aumentar suas vendas no dia das crianças, confira as dicas abaixo:
1° Capacite e engaje seus funcionários
Os períodos sazonais aumentam o fluxo de clientes no comércio. Seus colaboradores precisam estar preparados e motivados para atender bem os consumidores e assessorar na decisão de compra.
Compartilhe com eles seus objetivos e metas para esse período, fale das perspectivas da empresa para cada um, abra um espaço para que exponham suas opiniões, ideias e desafios próprios da jornada de trabalho.
Após essa reunião, avalie junto aos demais líderes do seu supermercado, as considerações e sugestões feitas pelos funcionários e estruture um treinamento que possa capacitá-los a vender mais no dia das crianças.
Por que investir no treinamento de atendimento ao cliente?
2° Compreenda o que o consumidor precisa
Para escrever esse texto, precisei fazer inúmeras pesquisas, pois não posso produzir um conteúdo baseado em achismos, mas focado no que você procura e necessita. Caso contrário, tenho certeza que nem lendo esse artigo você estaria.
O cliente vai ao seu supermercado porque precisa de algo, entender como seu comércio poderá suprir a intenção de busca do consumidor é o básico para estreitar ainda mais seus laços com ele.
Mas como conhecer o comportamento do consumidor em seu supermercado?
Conversando com seus clientes, fazendo pesquisas seja através de entrevistas, ou monitorando os comentários deles em suas redes sociais.
3° Estabeleça um processo de vendas para o dia das crianças
Como seria uma partida de futebol em que os jogadores não soubessem suas funções em campo? Com certeza seria uma bagunça, pois cada um seria direcionado para onde quisessem, ou até mesmo ficariam parados.
“Muitas equipes de vendas usam processos de vendas genéricos e, consequentemente, obtêm desempenho de vendas genérico. Invista tempo no desenvolvimento de um processo exclusivo para sua equipe e verifique se eles entendem como usá-lo.” Fonte
Os processos servem para facilitar e não dificultar a vida dos seus vendedores, por isso é interessante que eles sejam criados através de uma ação colaborativa.
Além do ponto de vista de especialistas da área, considere as perspectivas do seu vendedor e a jornada de compra do consumidor, ou seja, o passo a passo do cliente antes dele efetuar a compra.
As datas comemorativas são excelentes meios de atração de novos clientes, fazer um processo de vendas vai além de uma simples formalização, é se preparar adequadamente com estratégias e técnicas para que seus vendedores tenham uma melhor performance.
Ter informações é essencial nessa etapa de elaboração de um processo de vendas para o dia das crianças, o Relatório Gerencial é uma ótima ferramenta que você pode adotar para tomar decisões mais assertivas.
4° Avalie o que foi feito nos anos anteriores
Ano passado seu supermercado fez ações para vender mais no dia das crianças? Caso não tenha, tome como base outras datas comemorativas.
Faça um balanço geral sobre o que deu certo e errado e avalie o que pode ser repetido.
5° Abasteça seu estoque
Antes de começar a pensar em promoções, decorações ou ações para o dia das crianças, é preciso se atentar ao básico: ter quantidade e variedade de estoque suficiente para atender a demanda das vendas e evitar a temida ruptura.
Procure determinar os produtos que terão mais saída com base nos dados de vendas anteriores e na tendência de procura dos clientes.
Dê uma atenção especial as mercadorias ligadas a filmes e animações infantis mais recentes, pois essas podem ser uma boa aposta para vender mais no dia das crianças.
Faça os pedidos com antecedência para que haja tempo suficiente para a organização e cadastro das mercadorias.
Aproveite para negociar melhores preços e condições de pagamento com os seus fornecedores para aumentar a margem de lucro nas vendas.
6° Economize dinheiro formando parcerias
Gastar pouco e favorecer os clientes uma experiência inesquecível são benefícios gerados por meio das parcerias.
Para fazer uma parceria de sucesso é importante que ela faça sentido para o público-alvo, que nesse caso são crianças.
Não adianta, por exemplo, prospectar algo com fornecedores de cerveja, pois não tem nada a ver com o público infantil.
Caso seja difícil pra você contatar as grandes indústrias, converse com os empreendedores do seu bairro mesmo, um salão de beleza, restaurante, padaria, etc.
Alinhe com eles alguma ação especial para esse dia que beneficie ambas as partes.
7° Faça promoções para vender mais no dia das crianças
Promoção de vendas pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período determinado. Fonte
Os consumidores gostam de boas ofertas, é o que diz os dados da pesquisa feita pela Social Miner e Opinion Box. Foram 74,8% dos entrevistados que apontaram as promoções como relevantes na escolha da loja.
Para garantir as melhores promoções o planejamento é essencial, não tome decisões no escuro, isso só vai causar prejuízos a sua empresa.
Veja o passo a passo, segundo o Sebrae, para ter sucesso na promoção no dia das crianças:
- Defina as mercadorias que serão entrarão em promoção;
- analise o faturamento, preços e conjunturas da sua loja;
- faça o controle do estoque dos produtos para não correr o risco de ruptura ou encalhamento de mercadoria;
- avalie os preços dos concorrentes, para que não ocorra do preço final do produto em promoção seja o valor normal que os concorrentes oferecem;
- escolha a técnica promocional que será aplicada: redução do preço, brindes, sorteios, etc;
- determine o período de realização;
- trabalhe no desenvolvimento da comunicação;
- verifique a viabilidade jurídica.
Como você pôde perceber os processos para o desenvolvimento de uma ação promocional são muitos.
Cada etapa se faz necessária para que você não saia perdendo e tenha suas metas de faturamento alcançadas nessa data.
8° Ofereça melhores preços aos clientes
Como precificar os produtos do seu supermercado para o dia das crianças? Veja esse trecho do conteúdo de precificação do nosso blog:
A precificação tem relação direta com o comportamento de compra do consumidor. Esse comportamento, por sua vez, tem relação com fatores sociais, culturais, psicológicos e pessoais.
Por isso, afirmar que o preço está relacionado somente à qualidade do produto e desconsiderar esses elementos, pode ser uma estratégia perigosa para o seu estabelecimento.
O comportamento de compra é algo que deve ser visto na hora de traçar suas estratégias de preço.
Não é aconselhável elevar muito os custos das mercadorias se seu supermercado está localizado na em bairros mais periféricos, por exemplo.
Cobrar mais caro ou mais barato é uma decisão que precisa ser tomada estrategicamente, acompanhado de um bom planejamento financeiro.
Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre precificação
9° Facilite a forma de pagamento
A facilidade de pagamento é critério de escolha de uma loja para 34,5% dos consumidores.
Em 2018 as vendas a prazo no dia das crianças tiveram uma alta de 7,71% Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Ainda segundo o SPC Brasil, 52 milhões de brasileiros usam o cartão de crédito como forma de pagamento e 47% dos usuários parcelam suas compras ao menos 1 vez ao mês.
Quantas vendas e dinheiro seu supermercado vai perder caso não aceite o cartão de crédito como pagamento? Está na hora de repensar e refazer os cálculos, não é mesmo?
10° Crie um espaço temático
Reserve um ambiente em seu supermercado para as crianças ficarem enquanto seus responsáveis estão fazendo as compras.
Peças de teatro, brincadeiras, pintura de rosto, oficinas de desenho, são algumas das formas de prender a atenção das crianças e engajá-las nas ações.
Quando começar a divulgar as ofertas para o dia das crianças?
O quanto antes! Na busca pelos melhores preços 42,1% dos consumidores já estão fazendo suas pesquisas.
Deixar para depois só vai fazer você perder vendas, pois as buscas diminuem com a proximidade da data.
Apenas 19,8% dos entrevistados pretendem pesquisar por ofertas com 7 dias de antecedência e 11,1% na véspera ou no dia.
O que vender no dia das crianças no supermercado?
Como já foi dito anteriormente, compreender o que o consumidor precisa é essencial no processo de vendas, e uma das formas é através de pesquisas.
Ao saber o que o cliente pretende comprar para o dia das crianças, além de sair na frente dos seus concorrentes, sua loja se antecipa nas preparações, faz um abastecimento correto do seu estoque e cria promoções mais assertivas.
Agora chega de conversa e vamos direto ao ponto, saiba quais produtos específicos os pequenos devem ganhar esse ano baseado na pesquisa intenção de compra realizada pela Social Miner e Opinion Box:
Fique tranquilo, você não precisa ter todas essas mercadorias em seu supermercado para vender mais no dia das crianças. Ufa!
Para compensar isso, use sua imaginação e invista na criatividade, um PDV estratégico e vendedores bem preparados são ferramentas de vendas bastante eficazes e que podem influenciar fortemente na hora da compra.
Quais perspectivas do mercado para o dia das crianças de 2019?
A liberação de R$ 500,00 do FGTS é uma aposta do varejo para reaquecer as vendas desse período.
O aconselhável é dar mais atenção aos itens de menor valor agregado.
Com isso, uma das possíveis estratégias que os empresários podem adotar é treinar os funcionários a fim de elevar o tíquete médio através de produtos complementares àquela compra. Fonte
A comercialização de brinquedos está estimada em 10% em relação a 2018, segundo entrevista dada por Odamar Ferreira, gerente geral da rede Armarinhos Fernando, ao site Diário do Comércio.
Quais principais meios de pesquisa para a escolha do presente?
Os sites de busca, Google e Bing, lideram o ranking de preferência, utilizados por 56,5% dos consumidores que responderam à pesquisa feita pela Social Miner e Opinion Box.
Em seguida foram apontados os e-commerces com 41,4% de buscas, os comparadores de preço com 39,5% e as redes sociais em 4° lugar com 34,8%.
Mas se você acredita que só porque os usuários preferem usar a internet como fonte de pesquisa você não precisa se preocupar com a experiência do cliente em sua loja física, está muito enganado.
Um hábito bastante comum é a pesquisa online e a compra em loja física, 25,7% dos entrevistados afirmaram adotar essa prática, já 34,8% preferem pesquisar e comprar em loja física.
Como utilizar a internet para vender mais no dia das crianças?
Como você viu no tópico anterior, a internet é a principal ferramenta de pesquisa, por isso, ficar fora dela é uma péssima escolha, é a mesma coisa que abrir um supermercado em uma ilha deserta.
Se seu supermercado está isolado do mundo digital, está mais que na hora de mudar isso! Veja o passo a passo básico pra sair da invisibilidade digital:
- Crie sua conta nas redes sociais: Google Meu Negócio, Facebook e Instagram;
- faça cursos básicos para aprender a como utilizá-las em benefício do seu negócio;
- veja a possibilidade de contratar um profissional da área, alguém com experiência vai acelerar muito esse processo;
- elabore um calendário para ter postagens pelo menos semanais;
- divulgue suas promoções e ofertas para do dia das crianças;
- mande as ofertas para os clientes via whatsapp, claro que apenas para os que permitirem;
- produza vídeos ao vivo das ações do seu supermercado para o dia das crianças.
Agora é só colocar e prática e se preparar para vender muito!
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Fique atento as leis da publicidade infantil
“Crianças são vulneráveis. Isso quer dizer que a comunicação de produtos e serviços consumidos por elas devem ter atenção e cuidado redobrados. Nunca deve se entender que a criança compreende o mundo como um adulto. A publicidade deve considerar esse princípio.” Fonte
Um bom empreendedor precisa constantemente ir em busca de conhecimento, é claro que ninguém é obrigado a saber de tudo, por isso na dúvida, peça ajuda a profissionais da área e procure informações em sites relevantes.
Para lhe ajudar a não ter problemas nas suas ações do dia das crianças, fique ciente de quais são as regras da publicidade infantil:
Para se aprofundar mais no assunto, acesse o e-book da Associação Brasileira de Publicidade.
Chegou a hora de vender mais no dia das crianças!
Então, o que você acha das estratégias acima? Já fez alguma delas? Compartilha com a gente o que você vai fazer para vender mais no dia das crianças!
Não esqueça de preencher o formulário abaixo para receber em seu e-mail as melhores dicas de vendas para seu supermercado.
Antes de dar tchau, quero lhe presentear com esse texto que ensina a Como organizar o estoque após períodos sazonais. Até a próxima!
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