Redes sociais para supermercados: tudo o que você precisa saber

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 25 de abril de 2017
Redes sociais para supermercados: tudo o que você precisa saber

Você quer atrair mais clientes para o seu estabelecimento e deseja vender mais. Essa não é uma tarefa fácil, mas esse objetivo pode ser conquistado com as redes sociais para supermercados.

Investir no marketing digital é uma boa estratégia, independentemente do tamanho ou do porte do seu negócio. Ao atuar especificamente nas redes sociais, você consegue atrair a nova geração de clientes e se destacar da concorrência.

No post de hoje, vamos mostrar por que e como você deve apostar nas mídias sociais, de que forma escolher a mais adequada para a sua empresa, quais são as redes mais acessadas no Brasil e de que maneira você pode se relacionar com o seu público-alvo.

Quer entender sobre esse assunto? Leia tudo o que você precisa saber e aproveite as dicas!

Qual é a importância da presença digital?

A comercialização de alimentos é um bom negócio porque todas as pessoas precisam se sustentar, mesmo em épocas de crise. Mas a concorrência cada vez mais acirrada nesse segmento exige que os empreendedores tomem decisões a fim de se destacarem. Uma opção é a aposta na presença digital.

Estar presente no mundo digital não significa necessariamente abrir um e-commerce. É ter um site, um blog, perfis nas redes sociais etc. Nosso foco neste post são as fanpages e perfis nas mídias sociais.

De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2017, 92,1% das empresas já adotam as mídias sociais como parte de sua estratégia. O maior motivo que justifica a utilização desse canal é a visibilidade online (83,2%) e a interação com o público (63,2%).

Os principais benefícios apontados pelos empreendedores pesquisados foram:

  • divulgação da marca: 77,4%;
  • engajamento com a audiência: 63,2%;
  • aumento de tráfego no blog/site: 50,3%;
  • elevação das vendas e do número de clientes: 48,5%.

Mesmo assim, existe uma boa parte das organizações que ainda não atua nas redes sociais. Muitas vezes, o que acontece é que o supermercado tem um site ou página em alguma mídia social que é iniciado, mas não continuado. Por que isso acontece?

Segundo a Social Media Trends 2017, as razões são:

  • o empreendedor não tem equipe suficiente para gerenciar as mídias sociais: 27,2%;
  • o empresário não possui tempo para gerenciar: 23,5%;
  • o responsável não possui conhecimento suficiente para gerir esses canais: 11,1%;
  • o empreendedor não enxerga os resultados: 3,7%;
  • outros motivos: 34,6%.

Como você pôde perceber, a principal justificativa para não usar as redes sociais é “outros motivos”. Essa posição deve ser revista juntamente com as outras justificativas. Sabe por quê?

A resposta é simples: estar presente no mundo digital aumenta a atração e a fidelização de clientes, principalmente se você contar com uma estratégia de social media bem executada e elaborada.

Você pode confirmar essa afirmação pelos seus próprios hábitos. Quando está pensando em comprar algo, geralmente busca na internet para verificar as opções existentes, encontrar o melhor preço e identificar as empresas mais confiáveis, certo? Se você faz isso, por que seu cliente não faria?

É por isso que as redes sociais são consideradas muito importantes por 60,6% dos empreendedores ouvidos pela Social Media Trends 2017. Por meio delas, é possível estabelecer uma relação de parceria e lealdade com os consumidores, na qual o engajamento é imperativo.

Talvez você não saiba, mas clientes engajados compram mais. Estudos do Google e da Advertising Age, divulgados pelo site Big Data Business, especificam que 9,8% dos consumidores engajados e 40,2% dos hiperengajados adquirem um produto online várias vezes por semana.

Mesmo que o seu supermercado não ofereça a possibilidade de comprar pela internet, acredite: você poderá vender mais com as redes sociais. Afinal de contas, esse mesmo levantamento do Google e da Advertising Age mostra que 29,5% dos consumidores ficam engajados e interagem mais com a marca devido à atuação nas mídias sociais.

A partir disso, você consegue mostrar para o seu público-alvo que está disponível para sanar suas dúvidas, resolver problemas e trazer informações, o que aumenta a confiabilidade do seu negócio.

Como atrair e fidelizar clientes com uma estratégia de social media?

Entender que é importante atuar nas redes sociais não é suficiente. Você também deve saber como atrair e fidelizar os consumidores por meio dessa estratégia. Existem algumas dicas bastante práticas que vão fazer a diferença no dia a dia.

Veja a seguir o que você pode fazer!

Divulgue suas ofertas diárias

Ter ofertas diárias é fundamental para qualquer supermercado. Essa é uma das maneiras mais eficazes de se diferenciar da concorrência e atrair clientes. A divulgação dos preços baixos pode ser feita pelas redes sociais, que possuem a possibilidade de alcançar um público mais amplo.

Todos os dias você pode apresentar na sua fanpage quais são as principais ofertas do seu estabelecimento. Ainda existem grupos especializados na divulgação de preços atrativos para os consumidores. Você pode aproveitá-los para atrair mais clientes para o seu supermercado.

Delimite objetivos

Fidelizar clientes antigos e conquistar novos consumidores são ações que passam pela definição de objetivos. Sem saber aonde se quer chegar, é quase impossível atingir alguma meta.

Para isso, você deve conhecer o seu público-alvo. O recomendado é fazer uma análise de público por meio de uma pesquisa de mercado. Esse levantamento pode ser divulgado na própria rede social, mas você também pode disponibilizar formulários no supermercado.

O objetivo é descobrir a classe social e a faixa etária dos clientes, os dias de maior movimento, o local em que os consumidores moram, quais são seus hábitos de consumo (por exemplo: quantas vezes por semana vão ao supermercado), entre outras informações que possam impactar a sua estratégia.

A partir disso, você pode criar campanhas voltadas para esses clientes. Por exemplo: se você descobrir que a maioria dos seus compradores tem entre 30 e 40 anos e classe social C, pode anunciar uma promoção de amaciantes ou outros produtos de limpeza.

Essa é uma maneira de atrair novos consumidores. Para fidelizar os antigos, você também pode oferecer vantagens extras, como descontos maiores em compras acima de determinado valor ou dias de promoções diferenciadas.

Divulgue seus diferenciais

Diferenciar-se da concorrência é uma estratégia bastante adequada para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Pense em tudo o que seus concorrentes fazem e analise seus diferenciais.

O seu público permite fazer compras pela internet ou por telefone? Oferece entrega gratuita? Possui uma entrega mais rápida? Todos esses itens podem fazer a diferença para o seu negócio.

Você também pode criar cupons de desconto ou cartão de fidelidade e agregar serviços, como salão de beleza, floricultura, restaurante, lanchonete etc. Divulgue todas essas ações nas redes sociais e deixe claro que o seu estabelecimento sempre busca melhorar para os consumidores.

Apresente os bastidores

Apresentar o que acontece por trás do caixa e das prateleiras é uma maneira de mostrar ao cliente que o seu supermercado foca no serviço de qualidade e no bom atendimento. Isso também ajuda a fazer o seu empreendimento ficar mais próximo do público.

Você deve mostrar o dia a dia. Não precisa criar imagens ou situações. Coisas simples, como os legumes, frutas e verduras chegando são suficientes para indicar a qualidade do serviço. Lembre-se de exibir os funcionários trabalhando felizes, ou tomando aquele café na hora do intervalo, e de apresentar os fornecedores.

O ideal é que a foto tenha boa qualidade e iluminação. O texto que acompanha a imagem pode ser curto, pois a ideia é deixar o público mais próximo da sua empresa.

Invista em anúncios patrocinados

Aplicar algum valor em anúncios patrocinados ajuda a atrair mais clientes em menos tempo. Criando esse tipo de mensagem para o seu supermercado, você pode definir para quem e em quais dias e horários ela deve aparecer.

A campanha pode, por exemplo, ter delimitado que o público-alvo são pessoas que moram na cidade X e têm entre 30 e 40 anos. Esse anúncio também pode aparecer nas segundas, quartas e sextas às 10h, 14h e 18h, conforme as promoções que você estabelecer no supermercado.

Assim, você tem uma ação mais eficiente e objetiva, que terá mais assertividade e tenderá a trazer um retorno mais positivo.

Faça publicações regulares

Ter popularidade e engajamento nos posts das redes sociais é um dos fatores principais de uma estratégia. Para conseguir isso, é necessário publicar com regularidade, chamando a atenção dos clientes e fazendo-os esperar pelo próximo post.

Você deve postar pelo menos uma vez por dia e pode fazer até três publicações na mesma data. Mais do que isso pode ser chato e ter o efeito contrário, ou seja, o consumidor pode desistir de curtir a sua página pelo excesso de posts.

Recomenda-se ainda que você explore todos os recursos possíveis, como textos, vídeos e fotos. O objetivo é atrair mais pessoas para a sua página, que podem se tornar clientes do seu supermercado. Nesse sentido, as fotos são fundamentais para os consumidores verem a sua publicação e serem atraídos por elas.

Cuidado com os erros de português e não minta sobre algum aspecto do negócio. Também não se deve falar mal da concorrência e ser grosseiro com o público, mesmo quando ele fizer alguma reclamação.

Você deve se mostrar sempre disponível e reconhecer quando algum erro foi cometido. Isso aumenta as suas chances de sucesso.

Aproveite os memes

Brincar com os consumidores na sua página é bastante interessante. Você pode aproveitar os memes do momento para criar posts atrativos e engraçados.

Por exemplo: na época do meme “logo eu”, você poderia ter criado um post como esse: “Me falou que outro supermercado tinha preços baixos…logo eu, que sou o campeão das ofertas!”.

Esse tipo de ação ajuda a engajar os clientes e os fazem se tornar fãs da marca. Também é uma forma de divulgação e fidelização dos consumidores.

Como escolher as redes sociais para supermercados?

As ações adotadas nas redes sociais devem ser condizentes com o tipo de mídia que você está utilizando. Existem diferentes canais que podem ser utilizados. A seguir, vamos listar os principais, explicando como você pode utilizá-los.

Facebook

É a rede mais utilizada no Brasil, com 97,6% de presença nas empresas, segundo a Social Media Trends 2017. O Facebook também é a mídia mais acessada no mundo, com 1,871 bilhão de usuários ativos, de acordo com a Smart Insights.

Suas principais vantagens são o poder da interação, de compartilhamento e integração. Por meio de uma fanpage, você pode postar textos, vídeos e fotos; descrever o seu negócio; interagir com seus clientes por comentários ou mensagens inbox; criar anúncios patrocinados pelo Facebook Ads; entre outras ações.

Instagram

É a segunda rede mais utilizada no Brasil, com 63,3% de presença nas empresas, mas é a sétima no mundo em total de usuários ativos, chegando a 600 milhões.

O Instagram é, na verdade, um aplicativo para smartphones totalmente gratuito. Como empresa, você pode criar um perfil e fazer suas publicações sem pagar nada.

Essa mídia tem como foco as fotos, mas também é possível inserir vídeos curtos. As imagens podem receber tratamento dos filtros existentes, e você deve colocar textos mais curtos.

Por exemplo: pode publicar uma imagem de um pote de sorvete e colocar um texto como esse: “Que tal se refrescar nesse calor? Aproveite a promoção do sorvete X por apenas R$ 15,99”.

Twitter

Está na quarta posição das redes sociais mais utilizadas no Brasil, com 44,6% de presença, e na nona colocação de usuários ativos no mundo, com 317 milhões.

A característica principal do Twitter é ser um microblog que permite publicar fotos, vídeos, textos e GIFs. Os textos devem ter até 140 caracteres. Por isso, essa mídia é mais voltada para informações rápidas.

Para os supermercados é uma boa opção, pois é possível divulgar ofertas rapidamente. A vantagem do Twitter nesse caso é que ele não tem uma limitação de postagens indicada, como especificamos no Facebook. Você pode apresentar quantas ofertas quiser.

Uma publicação possível seria, por exemplo: “Está procurando ofertas de produtos de limpeza? Confira o que preparamos para você: link”.

Por fim, é importante destacar que você deve contar com uma equipe preparada para gerir as redes sociais. O profissional especialista fará toda a gestão do conteúdo e administrará o relacionamento com os seguidores da fanpage. Outra função dele é monitorar o que está sendo falado sobre o supermercado.

Dessa forma, é possível gerar relatórios que vão subsidiar a tomada de decisão e ajudar a definir novas estratégias. Outra vantagem é permitir a descoberta de novos produtos, serviços e mercados de atuação, de acordo com as demandas dos consumidores.

Entendeu por que você deve apostar nas redes sociais para supermercados? Essa é a maneira mais eficaz de você se destacar, atrair e fidelizar clientes e divulgar suas ofertas. Se você Gostou desse material assine nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo.

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