Como conhecer o comportamento do consumidor no supermercado?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 28/06/2019
Como conhecer o comportamento do consumidor no supermercado?

Quem é o consumidor que compra em seu supermercado? A cada dia o número de supermercados se multiplica, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) são 89.673 estabelecimentos espalhados pelo Brasil. Diante da ampla concorrência, conhecer o comportamento do consumidor no supermercado é um grande diferencial competitivo.

Com o objetivo de lhe ajudar a compreender melhor o comportamento do consumidor no supermercado preparamos esse texto para você. Boa leitura!

Porque conhecer o comportamento do consumidor no supermercado?

O comportamento do consumidor é definido como as atividades físicas e mentais realizadas por clientes de bens de consumo e industriais que resultam em decisões e ações, como comprar e utilizar produtos e serviços, bem como pagar por eles.(Fonte

Qual presente você daria a uma pessoa completamente desconhecida? É uma resposta complicada não é mesmo? 

Então, como conquistar seu cliente sem conhecê-lo?

Compreender o comportamento do consumidor, oferece a sua empresa a possibilidade de criar um relacionamento com o cliente, a partir dessa proximidade, novas oportunidades serão geradas.

Como conhecer o comportamento do consumidor no supermercado?

As pesquisas disponibilizadas pelo mercado, palestras, os conteúdos do blog da Casa Magalhães, são excelentes oportunidades de conhecer o consumidor de forma geral. Mas caso você queira fazer uma análise mais aprofundada dentro do seu supermercado, confira as dicas abaixo:

Faça um planejamento

Quais as informações você precisa saber? Quem deve ser entrevistado, um visitante esporádico ou o cliente fiel? Quantas pessoas precisam ser entrevistadas? 

Iniciar esse estudo sem planejamento vai gerar uma grande bagunça, antes de dar qualquer passo, compreenda primeiro qual a necessidade da pesquisa, o que exatamente você quer saber, quais recursos serão utilizados, quem irá entrevistar os clientes, etc.

 Redes sociais

As redes sociais são uma ótima forma de conseguir alcançar um público mais amplo, caso essa seja sua finalidade. Por meio do engajamento, ou seja, comentários e curtidas dos que interagem com a página da sua empresa você pode colher algumas informações.

Aqui é importante usar da criatividade para atrair a atenção dos internautas e atingir o objetivo da pesquisa, não esqueça de fazer um bom monitoramento das redes.

Pesquisa de opinião

Existem empresas que oferecem esse tipo de serviço, elas dispõem de pesquisadores já treinados. Caso queira que seus próprios funcionários façam, vale ressaltar, que oferecer a eles um treinamento é essencial para que não seja feito de qualquer jeito e acabe gerando incômodo ao seu cliente.

Tecnologia

Há no mercado, ótimos sistemas que mostram os produtos que mais saíram em um determinado período. Outra opção é analisar os produtos com maior e menor giro em estoque.

O uso de um bom software de gestão vai auxiliar muito nessa tarefa, visto que são informações valiosas para seu supermercado.

Dica: Como a tecnologia no varejo vai ajudar na gestão da sua empresa?

O que influencia a escolha do consumidor nos supermercados?

Quando falamos dos fatores que influenciam o consumidor nos supermercados, a proximidade do cliente com o estabelecimento se destaca como o aspecto mais relevante. Porém, a partir daí, as preferências mudam de acordo com a classe econômica do cliente.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), enquanto as classes A e B são mais influenciadas pela variedade de produtos dos estabelecimentos, as classes C, D e E levam mais em consideração os preços e as promoções.

Fatores que determinam a escolha dos supermercados.

Quais produtos levam os consumidores às compras?

Quando vamos às compras é comum termos um produto em mente, mas acabamos levando mais coisas.. Nos supermercados não é diferente: de acordo com estudos realizados pela CVA Solutions, os produtos “isca” para atrair o consumidor nos supermercados são:

  • Alimentos da cesta básica: 35.8%
  • Higiene e beleza: 3.4%
  • Frutas, legumes e verduras: 12.9%
  • Bebidas alcoólicas: 3.1%
  • Carnes e aves frescas: 10.9%
  • Produtos de padaria: 3.1%
  • Produtos de limpeza: 4.4%
  • Produtos congelados: 2.6%
  • Laticínios: 3.7%
  • Frios e embutidos: 2.6%

Você quer ter mais clientes e aumentar as vendas? Então utilizar estratégias promocionais para as mercadorias que mais levam os consumidores aos supermercados.

Dica: Conheça as 5 estratégias infalíveis para aumentar as vendas no seu varejo!

Quais são as marcas mais escolhidas pelos brasileiros?

Saber quais marcas mais procuradas pelo cliente é obrigatório pro empreendedor supermercadista, existem algumas formas de ter essa informação: pesquisa de opinião, avaliação por meio da demanda e pesquisas disponíveis no mercado. 

Em maio de 2019 a Kantar disponibilizou um relatório das marcas mais escolhidas pelo consumidor brasileiro, a pesquisa mensurou quantos domicílios compraram cada marca e quantas vezes a obteram em um ano, são elas: Coca-Cola, Ypê, Colgate, Italac, Tang, Nissin, Nescau, Soya, Piracanjuba, Vitarella.

Vida saudável definindo as escolhas do consumidor.

De acordo com o IBOPE, a segunda maior preocupação do brasileiro é a saúde. Como reflexo desta preocupação o carrinho de compras do consumidor tem andado mais saudável.

A compra dos refrigerantes, por exemplo, teve uma queda de 5% enquanto a água de coco apresentou um aumento de 11% nas vendas. A margarina, com diminuição de 1,2% na procura, deu lugar a manteiga que teve um crescimento de 10% na demanda.

A maior substituição de produtos foi identificada no leite comum, com uma queda de 6%, enquanto os leites com baixo teor de lactose tiveram um acréscimo de 78% nas vendas (APAS, Nielsen).

O papel do supermercado de vizinhança.

De acordo com dados da APAS em conjunto com a Nielsen, para a maior parte dos compradores (67%), os mercados de vizinhança concentram apenas as compras de reposição, enquanto as compras de abastecimento passaram a ser feitas em atacarejos.

Essa mudança na forma de realizar compras é reflexo da busca do cliente por descontos e teve como consequência a redução do ticket médio nos supermercados de bairro, que ficou em menos de R$38 no último ano. Outra mudança gerada pela busca de economia, está na redução das visitas aos supermercados que passou de 85 em 2014 para 81 em 2015 (APAS; Nielsen).

O cliente também passou a pesquisar mais os preços antes de realizar compras. Estudos da Associação Paulista de Supermercados identificaram que o maior volume de vendas, antes concentrado na primeira semana do mês, se estendeu para 10 primeiros dias.

A preferência na hora da promoção

Que todo o consumidor gosta de promoção nós sabemos, mas você sabe quais as promoções prediletas dos clientes dos supermercados?

De acordo com a consultoria Hello Research, os descontos são a preferência de 52% dos compradores, em segundo lugar temos as promoções do tipo “leve 3 pague 2” e “compre um produto e leve outro”, já os concursos culturais foram apontados como os tipos de promoção menos relevantes para o consumidor nos supermercados.

Quando falamos das categorias de produtos que os clientes mais gostam de ver em promoção temos: os alimentos com 34% da preferência, às bebidas não alcoólicas com 22% e os itens de limpeza com 19%.

Dica: É possível fazer uma boa promoção mantendo a margem de lucro?

Aumento da procura por embalagens econômicas.

Em busca de menores gastos, o consumidor brasileiro tem procurado cada vez mais as embalagens econômicas.

Na categoria de refrigerantes, por exemplo, o consumo das garrafas de 3 litros apresentaram crescimento de um ponto percentual, enquanto as garrafas usuais tiveram redução de dois pontos percentuais. Seguindo a mesma tendência, as embalagens de refil tiveram aumento de um ponto percentual enquanto as embalagens comuns tiveram uma redução proporcional (APAS, Nielsen).

Agora que você sabe mais sobre o comportamento de compra do consumidor nos supermercados, que tal utilizar essas informações para potencializar as suas vendas? Procure adaptar o seu mix de produtos às necessidades dos consumidores e utilize estratégias de promoção focadas nos produtos corretos.

Se você quiser saber outras formas de melhorar o atendimento do seu supermercado e encantar os seus clientes, confira algumas dicas infalíveis para atrair compradores e entenda como melhorar a experiência do seu consumidor no ponto de venda com alguns materiais que preparamos!

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