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Tudo o que você, varejista, precisa saber sobre o dia do consumidor

Autor: Sara Edwiggers Assunto: Data: 15/03/2019
Tudo o que você, varejista, precisa saber sobre o dia do consumidor

Você já ouviu falar sobre o Dia do Consumidor?

Conhecido como o “BlackFriday” fora de época, o dia do consumidor é uma excelente oportunidade para você varejista, seja de pequeno, médio ou grande porte, atrair novos clientes para sua empresa.

Para não ficar de fora dessa e se preparar bem, trouxe informações que vão lhe auxiliar a montar uma boa estratégia para não deixar essa data “passar batida”.

Como surgiu o dia do consumidor?

Todos nós somos consumidores. Este é o maior grupo econômico da economia, afetando e afetados por quase todas as decisões econômicas públicas e privadas. Mas eles são o único grupo importante na economia que não é efetivamente organizado, cujas visões muitas vezes não são ouvidas.

Inicio esse tópico com um trecho das palavras do ex presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, pois tudo começou em 15 de março de 1962, quando ele dirigiu ao Congresso Americano uma mensagem acerca da proteção do direito do consumidor.

A mensagem do líder americano gerou um grande impacto mundial na época, não é atoa que o Dia Internacional do Consumidor é celebrado em 15 de março. Para garantir a proteção do consumidor 4 direitos foram apresentados por ele:

Direito à segurança — proteção contra a comercialização de mercadorias que são perigosas para a saúde ou a vida.

Direito a ser informado — proteção contra informações fraudulentas, enganosas, publicidade, rotulagem ou outras práticas, e para receber os fatos que ele precisa para fazer uma escolha informada.

Direito de escolha — garantia, sempre que possível, de acesso a uma variedade de produtos e serviços a preços competitivos.

Direito a ser ouvido — para ter certeza de que os interesses do consumidor receberão consideração plena e compreensiva na formulação da política do Governo, e tratamento justo e rápido em seus tribunais administrativos.

Como consumidor, você percebe ter acesso a esses direitos?

E como fornecedor, você os garante aos seus clientes?

Por que o dia do consumidor é importante para o varejo?

Além do fato de que o consumidor é o público-alvo do varejista, vou responder essa pergunta através de dados extraídos de uma pesquisa feita pelo Google:

35 milhões de pessoas já conhecem a data no Brasil, em 2018: 65% encontraram as promoções que buscavam e 35% disseram que as promoções estavam “boas” ou muito “boas”. Para 46% dos entrevistados o preço é o principal influenciador para fazer compras nessa data.

E se você pensa que o dia do consumidor funciona apenas para E-commerce está muito enganado, pois segundo a mesma pesquisa:

38% dos entrevistados compraram em Hipermercados e Supermercados, 31% em lojas de shopping ou de rua e 31% no E-commerce.

E em 2019, o que as pessoas pretendem comprar?

  • 61% smartphone
  • 62% computadores e videogames
  • 59% Tv’s
  • 57% Eletrodomésticos e portáteis
  • 53% Móveis, roupas e calçados.

Ok, mas o que fazer com todas essas informações? Esse é um assunto para o próximo tópico, confira!

Tecnologia no Varejo: Conheça as 3 soluções que vão ajudar na gestão da sua empresa!

O que você pode fazer no dia do consumidor?

1° Escute seus clientes

Logo no início do texto citei a mensagem do ex presidente dos EUA, em que ele fala que os consumidores precisam ser ouvidos, por qual motivo?

O comportamento das pessoas mudam com o passar do tempo, por exemplo, em 2018 segundo o Google alimentos e bebidas foram os mais comprados, já em 2019, como você viu no tópico anterior, a previsão é bem diferente.

2° Prepare-se com antecedência

Outro ponto interessante que vale ser observado é que de 2017 para 2018, 73% dos entrevistados que compraram no dia 15 de março de 2018, começaram as pesquisas com 1 semana de antecedência. Ou seja, não deixe pra se planejar de última hora, ou para divulgar as ofertas apenas no dia 15, antecipe-se.

Lembre-se de preparar sua loja para acolher os clientes, para lhe ajudar eu separei esse texto para que você possa ter acesso as melhores dicas de como melhorar o visual da sua empresa varejista.

3° Faça promoções reais e adquira a confiança do cliente

No “BlackFriday”, já virou um costume do consumidor pesquisar o preço de um determinado produto com antecedência, em vista de fazer uma comparação de preços na data do evento. É uma forma de verificar se o fornecedor está sendo leal com a oferta oferecida.

Vale ressaltar que o preço é o principal fator de compra para 46% das pessoas, a confiança do cliente na loja é responsável por 42%.

Por isso, aqui vai meu recado, atraia e fidelize os consumidores com promoções reais, pois, além de trazê-los de volta em outras oportunidades, ajuda na divulgação boca a boca da sua loja.

4° Invista em divulgação

Do que adianta preparar sua festa de aniversário e não chamar ninguém? Sem divulgação ninguém vai saber, assim você só terá prejuízo.

Além das divulgações tradicionais que podem ser feitas dentro do seu comércio, investir no online é uma ótima opção, pois alcançará possíveis novos clientes.

Confira 5 estratégias para aumentar as vendas em seu varejo

Afinal, quais são os direitos do consumidor?

Aqui no Brasil o dia do consumidor foi instituído em 8 de julho de 2002, a lei fala que os órgãos federais, estaduais e municipais devem promover uma série de eventos em vista de difundir esses direitos.

Segundo o Código de Defesa do consumidor, Lei n° 8.078/90, os direitos do consumidor são:

  1. Proteção da vida, saúde e segurança
  2. Educação e divulgação para o consumo
  3. Liberdade de escolha de produtos e serviços
  4. Informações adequadas e claras sobre produtos e serviços
  5. Proteção contra a publicidade enganosa e abusiva
  6. Proteção contratual
  7. Prevenção ou reparação de danos patrimoniais e morais — Indenização
  8. Acesso à justiça
  9. Facilitação da defesa dos seus direitos
  10. Qualidade na prestação dos serviços públicos

 

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