4 Motivos pelos quais suas vendas com cartão não estão batendo! ?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 25 de setembro de 2017
vendas com cartão não estão batendo

A comodidade e segurança geradas pelo uso dos cartões de crédito e débito tem feito muitos consumidores optarem por essa forma de pagamento na hora das compras.  vendas com cartão não estão batendo.

De acordo com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), as vendas com cartão já representaram 37,9% do faturamento do varejo em 2016 e tendem a aumentar.

Não aceitar esta forma de pagamento pode representar uma perda nas vendas, porém a modalidade apresenta algumas armadilhas que tornam o processo de recebimento bastante complexo.

Se você é varejista e quer saber como driblar essas armadilhas, continue lendo e descubra os 4 motivos pelos quais suas vendas com cartão não estão batendo!

As armadilhas das vendas com cartão.

O processo de vendas com cartão possui algumas características que se tornam armadilhas na hora de fazer o controle das informações financeiras.

A primeira destas características está relacionada ao tempo de recebimento dos valores, que tende causar problemas no fechamento de caixa.   

As transações realizadas por meio de cartão não são repassadas no momento da venda, podendo levar de 1 a 30 dias para caírem na conta da empresa, dependendo da modalidade do cartão (crédito ou débito), da existência de parcelamentos e do acordo realizado com a operadora de cartões.

A segunda característica está ligada às taxas e descontos cobrados pelas operadoras de cartão, que fazem com que a empresa não receba o valor integral das vendas realizadas.

Agora que já falamos sobre as peculiaridades do recebimento por meio de cartão, vamos para o objetivo principal deste texto: entender os motivos pelos quais suas vendas com cartão não estão batendo.

Motivo Nº1: Os lançamentos não realizados.

Existem casos em que falhas operacionais ou erros de colaboradores podem gerar o não pagamento das vendas por parte das operadoras de cartões.

Estes problemas podem ocorrer por diferentes motivos, como: cancelamento de venda no POS ou PDV; existência de vendas duplicadas (no mesmo valor, para o mesmo cartão e ao mesmo tempo); ou falhas de comunicação com a operadora.

Independente das causas, o não lançamento de vendas pode acontecer e é um fator de difícil prevenção que pode gerar prejuízos para sua empresa.

Motivo Nº2: As taxas das operadoras.

Como já dissemos, uma das características das vendas com cartão é a cobrança de taxas por parte das operadoras.

Estas tarifas podem variar de acordo com a bandeira, mesmo quando a transação é efetuada pela mesma operadora de cartão, um fator que complica ainda mais o controle das vendas realizadas com esta modalidade de recebimento. Além das taxas relativas às vendas existem, ainda, as tarifas de serviço como o aluguel de POS ou PinPAD.

Em outras palavras, quando comparamos os valores realizadas e o valor efetivamente recebido por elas, sem dúvidas as informações de vendas com cartão não estão batendo.

Motivo nº3: Os estornos de venda ou charge back.

Existem casos em que as operadoras de cartão realizam a devolução dos valores referentes às vendas, também conhecidos como charge back, seja pelo cancelamento de compra por desistência, por erros no momento da venda ou por uma cobrança não reconhecidas pelo cliente.

Nestes casos é importante ficar atento, pois o não registro dessas informações podem acarretar em problemas na hora de bater as vendas.

Motivo nº4: Fraude.

Infelizmente, as fraudes existem e geram grandes prejuízos para consumidores e empresas. Quando falamos de vendas com cartões de crédito existem diferentes possibilidades de fraude, dentre elas:

  • Auto-fraude: ocorre quando clientes realizam compras com cartão, recebem a mercadoria e em seguida cancelam as compras. Neste caso a operadora de cartões realizará estorno da venda.
  • Fraude efetiva: ocorre quando um golpista utiliza cartões roubados ou clonados para realização de vendas no nome de terceiros. Como dissemos, o não reconhecimento de compras por parte dos clientes acarreta em estorno dos valores.

Como resolver estes problemas?

Bem, se as suas vendas com cartão não estão batendo, existem duas formas de solucionar este problema.

A primeira delas é bastante manual: você vai precisar conferir venda a venda.

Se sua loja utilizar o POS, também conhecido como maquininha, será necessário guardar todos os comprovantes de vendas ou todos os balanços diários gerados pela maquininha. Caso a sua empresa utilize o TEF este processo se torna um pouco mais simples pois é possível gerar um relatório de vendas por determinados períodos.

Em ambos os casos você vai precisar confrontar os valores das vendas com os valores repassados pela operadora.

Você também vai precisar ficar atento a aplicação das taxas cobradas pela operadora de cartões, por isso tenha todas as tarifas que deverão ser cobradas formalizadas em um documento e confronte esses valores de forma minuciosa.

Tendo em mãos todos os comprovantes, será necessário entrar em contato com a operadora de cartões e comprovar o erro na cobrança para solicitar o reembolso.

A segunda forma de solucionar o seu problema é bastante simples. Você só vai precisar de um sistema de gestão como o SysPDV, que realiza a conciliação de cartões permite que o confronto de informações seja realizado de forma fácil e rápida. Com o SysPDV você evita erros de repasse das vendas, cobrança indevida de taxas e prejuízos com fraudes, além de aumentar o seu controle e evitar perdas.

Se você ainda não tem um sistema de gestão com conciliação de cartões e ficou interessado, basta falar com um de nossos consultores ou solicitar uma proposta clicando no botão aqui embaixo.

Até a próxima e boas vendas!

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