Guia completo de Redes Sociais para Supermercado
Quem não está nas redes sociais nos dias de hoje?
Se quiser atrair mais clientes e vender mais, vamos te mostrar como usar o trabalho de social media para supermercado com o intuito de atingir esse objetivo.
Investir no marketing digital do supermercado é uma boa estratégia, seja qual for o porte do seu negócio. Ao atuar nas redes sociais, você consegue atrair a nova geração de clientes e se destacar da concorrência.
Nesse conteúdo, vamos mostrar por que e como você deve apostar nas mídias sociais. Além disso, você vai descobrir a mais adequada para a sua empresa, quais são as redes mais acessadas no Brasil e de que maneira você pode se relacionar com o seu público-alvo.
Quer entender sobre esse assunto? Então, leia tudo o que você precisa saber e aproveite as dicas!
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Qual é a importância da presença digital?
A comercialização de alimentos é um bom negócio porque todas as pessoas precisam se sustentar, mesmo em épocas de crise. Porém, a concorrência cada vez mais acirrada nesse segmento exige que os empreendedores tomem decisões a fim de se destacarem.
E uma opção é a aposta na presença digital.
Estar presente no mundo digital não significa abrir uma loja virtual. Em outras palavras, é ter um site, um blog, perfis nas redes sociais, etc. Nosso foco neste post são as fanpages e perfis nas mídias sociais.
De acordo com a pesquisa Social Media Trends 2019, 96,2% das empresas já adotam as mídias sociais como parte de sua estratégia.
Os maiores motivos que justificam a utilização desse canal é a visibilidade online (70,5%), a divulgação de conteúdo e outros materiais (66,1%) e a interação com o público (46,8%).
Os principais benefícios apontados pelos empreendedores pesquisados foram:
Por que ainda tem empresas fora das redes sociais?
Mesmo assim, existe uma boa parte das organizações que ainda não atuam nas redes sociais. Muitas vezes, o que acontece é que o supermercado tem um site ou página em alguma mídia social que é iniciado, mas não continuado. Mas, por que isso acontece?
Segundo a Social Media Trends 2019, as razões são:
Como você pôde perceber, a principal justificativa para não usar as redes sociais é “não ter conhecimento suficiente para gerenciá-las”. Sendo assim, essa posição deve ser revista juntamente com as demais. Sabe por quê?
A resposta é simples: estar presente no mundo digital aumenta a atração e a fidelização de clientes. Ainda mais, se você contar com uma estratégia de social media bem executada e elaborada.
Você pode confirmar essa afirmação pelos seus próprios hábitos.
Quando está pensando em comprar algo, geralmente busca na internet para verificar as opções existentes, encontrar o melhor preço e identificar as empresas mais confiáveis, certo?
Se você faz isso, por qual motivo seu cliente não faria?
Engajar seu público nas redes sociais é essencial
É por isso que as redes sociais são consideradas muito importantes por 62,6% dos entrevistados da pesquisa. Por meio delas, é possível estabelecer uma relação de parceria e lealdade com os consumidores, na qual o engajamento é imperativo.
Talvez você não saiba, mas clientes engajados compram mais.
A saber, estudos do Google e da Advertising Age, divulgados pelo site Big Data Business, especificam que 9,8% dos consumidores engajados e 40,2% dos hiper engajados adquirem um produto online várias vezes por semana.
Mesmo que o seu supermercado não ofereça a possibilidade de comprar pela internet, acredite: você poderá vender mais com as redes sociais. Afinal, esse mesmo estudo do Google e da Advertising Age mostra que 29,5% dos consumidores ficam engajados e interagem mais com a marca devido à atuação nas mídias sociais.
A partir disso, você consegue mostrar para o seu público-alvo que está disponível para sanar suas dúvidas, resolver problemas e trazer informações, o que aumenta a confiabilidade do seu negócio.
Como atrair e fidelizar clientes com uma estratégia de redes sociais?
Entender que é importante atuar nas redes sociais não é suficiente. No entanto, você também deve saber como atrair e fidelizar os consumidores por meio dessa estratégia.
Existem algumas dicas bastante práticas que vão fazer a diferença no dia a dia.
Veja a seguir o que você pode fazer!
1. Divulgue suas ofertas diárias
Ter ofertas diárias é fundamental para qualquer supermercado.
Essa é uma das maneiras mais eficazes de se diferenciar da concorrência e atrair clientes. Assim sendo, a divulgação dos preços baixos pode ser feita pelas redes sociais, que possuem a possibilidade de alcançar um público mais amplo.
Todos os dias você pode apresentar em sua fanpage quais são as principais ofertas do seu estabelecimento.
Ainda existem grupos especializados na divulgação de preços atrativos para os consumidores. Então, você pode aproveitá-los para atrair mais clientes para o seu supermercado.
2. Delimite objetivos
Fidelizar clientes antigos e conquistar novos consumidores são ações que passam pela definição de objetivos. De fato, sem saber aonde se quer chegar, é quase impossível atingir alguma meta.
Para isso, você deve conhecer o seu público-alvo. Então, o recomendado é fazer uma análise de público por meio de uma pesquisa de mercado.
Em contrapartida, esse estudo pode ser divulgado na própria rede social, mas você também pode disponibilizar formulários no supermercado.
O objetivo é descobrir a classe social e a faixa etária dos clientes, os dias de maior movimento, o local em que os consumidores moram, quais são seus hábitos de consumo, quantas vezes por semana vão ao supermercado.
Enfim, essas e outras informações que possam impactar a sua estratégia.
A partir disso, você pode criar campanhas voltadas para esses clientes. Só para ilustrar, se você descobrir que a maioria dos seus compradores tem entre 30 e 40 anos e classe social C, pode anunciar uma promoção de amaciantes ou outros produtos de limpeza.
Essa é uma maneira de atrair novos consumidores. Portanto, para fidelizar os antigos, você também pode oferecer vantagens extras, como descontos maiores em compras acima de determinado valor ou dias de promoções diferenciadas.
3. Divulgue seus diferenciais nas redes sociais
Diferenciar-se da concorrência é uma estratégia bastante adequada para atrair novos clientes e fidelizar os antigos. Nesse sentido, pense em tudo o que seus concorrentes fazem e analise seus diferenciais.
O seu público permite fazer compras pela internet ou por telefone? Oferece entrega gratuita? Possui um delivery mais rápido? Todos esses itens podem fazer a diferença para o seu negócio.
Você também pode criar cupons de desconto ou cartão de fidelidade e agregar serviços, como salão de beleza, floricultura, restaurante, lanchonete etc.
Divulgue todas essas ações nas redes sociais e deixe claro que o seu estabelecimento sempre busca melhorar para os consumidores.
4. Mostre os bastidores
Apresentar o que acontece por trás do caixa e das prateleiras é uma maneira de mostrar ao cliente que o seu supermercado foca no serviço de qualidade e no bom atendimento. Aliás, isso também ajuda a fazer o seu comércio ficar mais próximo do público.
Você deve mostrar o dia a dia. A princípio, não precisa criar imagens ou situações. Coisas simples, como os legumes, frutas e verduras chegando são suficientes para indicar a qualidade do serviço.
Lembre-se de exibir os funcionários trabalhando felizes, ou tomando aquele café na hora do intervalo, e de apresentar os fornecedores.
O ideal é que a foto tenha boa qualidade e iluminação. Além disso, o texto que acompanha a imagem pode ser curto, pois a ideia é deixar o público mais próximo da sua empresa.
5. Invista em anúncios patrocinados
Aplicar algum valor em anúncios patrocinados ajuda a atrair mais clientes em menos tempo. Dessa forma, criando esse tipo de mensagem para o seu supermercado, você pode definir para quem e em quais dias e horários ela deve aparecer.
A campanha pode, por exemplo, ter delimitado que o público-alvo são pessoas que moram na cidade X e têm entre 30 e 40 anos. Desse mesmo modo, seu anúncio também pode aparecer nas segundas, quartas e sextas às 10h, 14h e 18h, conforme as promoções que você estabelecer no supermercado.
Assim, você tem uma ação mais eficiente e objetiva, que terá mais assertividade e tenderá a trazer um retorno mais positivo.
6. Faça publicações regulares
Ter popularidade e engajamento nos posts das redes sociais é um dos fatores principais de uma estratégia. Para conseguir isso, é necessário publicar com frequência, chamando a atenção dos clientes e fazendo-os esperar pelo próximo post.
Você deve postar pelo menos uma vez ao dia e pode fazer até três publicações na mesma data. Mais do que esse limite pode ser chato e ter o efeito contrário. Ou seja, o consumidor pode desistir de curtir a sua página pelo excesso de posts.
Recomenda-se ainda que você explore todos os recursos possíveis, como textos, vídeos e fotos. Então, o objetivo é atrair mais pessoas para a sua página, que podem se tornar clientes do seu supermercado.
Nesse sentido, as fotos são fundamentais para os consumidores verem a sua publicação e serem atraídos por elas.
Cuidado com os erros de português e não minta sobre algum aspecto do negócio. Por outro lado, também não se deve falar mal da concorrência e ser grosseiro com o público, mesmo quando ele fizer alguma reclamação.
Você deve se mostrar sempre disponível e reconhecer quando algum erro foi cometido. Com efeito, isso aumenta as suas chances de sucesso.
7. Aproveite os memes das redes sociais
Brincar com os consumidores na sua página é bastante interessante. Sem dúvida, você pode aproveitar os memes do momento para criar posts atrativos e engraçados.
Por exemplo: na época do meme “logo eu”, você poderia ter criado um post como esse: “Me falou que outro supermercado tinha preços baixos…logo eu, que sou o campeão das ofertas!”.
Esse tipo de ação ajuda a engajar os clientes e os fazem se tornar fãs da marca. Com toda a certeza, também é uma forma de divulgação e fidelização dos consumidores.
Mas tenha cuidado! Use o meme apenas se fizer sentido para o seu negócio.
É importante ter bom senso naquele que será publicado, como será usado e se ele tem a afinidade com o seu público.
Como escolher as redes sociais para supermercados?
As ações adotadas nas redes sociais devem ser condizentes com o tipo de mídia que você está utilizando. No entanto, existem diferentes canais que podem ser utilizados.
A seguir, vamos listar os principais, explicando como você pode utilizá-los.
É a rede mais utilizada no Brasil, com 97,5% de presença nas empresas, segundo a Social Media Trends 2019. O Facebook também é a mídia mais acessada no mundo, com 2,45 bilhões de usuários ativos, de acordo com a Statista.
Suas principais vantagens são o poder da interação, de compartilhamento e integração. Por meio de uma fanpage, você pode postar textos, vídeos e fotos; descrever o seu negócio; interagir com seus clientes por comentários ou mensagens inbox; criar anúncios patrocinados pelo Facebook Ads; entre outras ações.
É a segunda rede mais utilizada no Brasil, com 89,4% de presença nas empresas. Porém, é a sexta no mundo em total de usuários ativos mensalmente, são mais de 1 bilhão de pessoas.
O Instagram é, na verdade, um aplicativo para smartphones totalmente gratuito. Como empresa, você pode criar um perfil e fazer suas publicações sem pagar nada.
Essa mídia tem como foco as fotos, mas também é possível inserir vídeos curtos. As imagens podem receber tratamento dos filtros existentes, e você deve colocar textos mais curtos.
Por exemplo: pode publicar uma imagem de um pote de sorvete e colocar um texto como esse: “Que tal se refrescar nesse calor? Aproveite a promoção do sorvete X por apenas R$ 15,99”.
Está na quarta posição das redes sociais mais utilizadas no Brasil, com 44,6% de presença, e na nona colocação de usuários ativos no mundo, com 317 milhões.
A característica principal do Twitter é ser um microblog que permite publicar fotos, vídeos, textos e GIFs. Os textos devem ter até 140 caracteres. Por isso, essa mídia é mais voltada para informações rápidas.
Para os supermercados é uma boa opção, pois é possível divulgar ofertas rapidamente. A vantagem do Twitter nesse caso é que ele não tem uma limitação de postagens indicada, como especificamos no Facebook. Desse modo, você pode apresentar quantas ofertas quiser.
Uma publicação possível seria, por exemplo: “Está procurando ofertas de produtos de limpeza? Confira o que preparamos para você: link”.
Por fim, é importante destacar que você deve contar com uma equipe preparada para gerir as redes sociais.
O profissional especialista fará toda a gestão do conteúdo e vai administrar o relacionamento com os seguidores da fanpage. Outra função dele é monitorar o que está sendo falado sobre o supermercado.
Dessa forma, é possível gerar relatórios que vão subsidiar a tomada de decisão e ajudar a definir novas estratégias. Outra vantagem é permitir a descoberta de novos produtos, serviços e mercados de atuação, de acordo com as demandas dos consumidores.
Whatsapp Business
WhatsApp liderou, em 2018, o ranking de engajamento por usuários no mundo todo, superando o Facebook em setembro de 2018, segundo pesquisa do App Annie.
São mais de 1,3 bilhões de pessoas utilizando o aplicativo ativamente, e mais de 3 milhões de empresas fazem uso da ferramenta.
O aplicativo tornou-se uma importante ferramenta de marketing e de aproximação da empresa com o consumidor.
Por meio dele, é possível criar um catálogo para exibir seus produtos, automatizar seu atendimento, colocar informações úteis para seus clientes e divulgar suas promoções e ofertas.
Aprenda a usar as redes sociais em seu supermercado
Contratar um profissional da área é essencial para ter um bom desempenho nas redes sociais do seu supermercado.
Mas para você que não tem uma equipe no momento, trouxe algumas dicas de cursos e conteúdos que vão lhe ajudar a iniciar esse processo e a turbinar suas postagens, confira!
Facebook Blueprint
O Facebook Blueprint, é uma plataforma de certificação em marketing digital do próprio Facebook.
Nela você vai encontrar mais de 90 cursos e conteúdos, gratuitos, do básico ao avançado para aprender a usar o facebook, instagram e whatsapp business.
Acesse a plataforma clicando aqui.
Instagram Empresas
É o site do próprio Instagram. Nele, você encontra todas as informações necessárias para criar e gerenciar sua conta. Além de ficar por dentro de todas as novidades da plataforma.
Acesse clicando aqui.
Udemy
A Udemy é uma plataforma com uma grande variedade de cursos diversos, eles são online pagos.
Como você viu na imagem, são inúmeras as ofertas de cursos ao digitar “redes sociais” no buscador da plataforma. Uma dica que lhe dou para escolher um bom curso é, ler as avaliações e assistir às demonstrações gratuitas oferecidas.
Entendeu por que você deve apostar nas redes sociais para supermercados?
Essa é a maneira mais eficaz de você se destacar, atrair e fidelizar clientes e divulgar suas ofertas.
E como prometido, está aqui o super bônus que separei pra você:
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