Marketing para restaurantes: Como usar as redes sociais a seu favor? - Blog da Casa Magalhães Marketing para restaurantes: Como usar as redes sociais a seu favor?

Marketing para restaurantes: Como usar as redes sociais a seu favor?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 27/12/2019

Como usar as redes sociais para elaborar boas estratégias de marketing para restaurantes?

Antes vamos aos dados…

Segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, o número de celulares em uso no Brasil, chegou a 235 milhões em 2019. São mais de 116 milhões de usuários com acesso à internet de acordo com o IBGE.

O Brasil é o 2° do ranking de países em que as pessoas passam mais tempo nas redes sociais, o brasileiro fica conectado em torno de 225 minutos por dia.

Ao se deparar com esses números, é possível perceber que o marketing digital tornou-se um ingrediente essencial para atrair e desenvolver um bom relacionamento com os atuais e futuros consumidores de uma empresa, pois eles estão cada vez mais conectados.

Por esse motivo, não dá para ficar esperando que as pessoas adivinhem que seu restaurante existe, é preciso ter proatividade, ir em busca dos clientes. Como fazer isso? Ser presente no mundo digital já é um ótimo início.

Para lhe ajudar nessa jornada, esse conteúdo vai trazer os benefícios do investimento em mídias sociais e algumas aplicações práticas e básicas para que você comece ainda hoje a movimentar melhor as redes sociais do seu restaurante. Fica com a gente e boa leitura!


A influência do marketing digital

Quando as pesquisas recentes apontam que 88% dos consumidores são influenciados por comentários e opiniões online, não aplicar uma estratégia digital é deixar de apostar em um canal de divulgação com vasto alcance.

Com mais de 300 milhões de posts publicados na hashtag #food e outros 40 milhões marcados em #drinks, as fotos de comidas e bebidas são facilmente alguns dos assuntos de maior repercussão na Internet. Ou seja: oportunidade de levar seu estabelecimento a milhões de internautas com apenas alguns cliques.

Se a presença nas redes sociais já é tão importante, transformar o canal em meio de divulgação dos produtos não pode ficar de fora.

As mídias como Instagram e Facebook são excelentes formas de apresentação do que seu restaurante oferece de melhor. Clientes potenciais, que ainda desconhecem sua marca, podem se interessar por frequentar seu food service depois de verem suas postagens nas redes.

De fato, as redes sociais são excelentes meios de propaganda a baixo custo. Anunciar nelas custa pouco, especialmente se comparado ao tradicional marketing para restaurantes. Mas não subestime o poder dessa ferramenta!

O baixo custo dos anúncios nas redes sociais é ainda mais significativo quando pensamos no alcance de público da plataforma. Uma postagem na Internet chega a alcançar milhões de internautas, levando sua marca para mais perto do cliente potencial.

10 segredos de um restaurante de sucesso que ninguém te conta!

Os benefícios das redes sociais no marketing para restaurantes

É importante que você saiba que o marketing digital não se resume apenas a redes sociais, existem uma série de estratégias e técnicas por trás dele, porém como o foco desse conteúdo são as redes sociais, vamos mirar nelas.

No país em que os jovens utilizam uma média de 7 redes sociais, não é de se impressionar que as empresas estejam apostando em presença online. E as vantagens são inúmeras. Veja quais são:

1. Baixo custo

Anunciar nas redes sociais custa pouco, especialmente se comparado às mídias tradicionais. Produzir conteúdo impresso é bem mais dispendioso do que anunciar virtualmente.

Montar uma página no Facebook ou Instagram não tem nenhum tipo de custo inicial. Mas é interessante que seu negócio opte pelos benefícios pagos oferecidos por esses sites.

2. Alcance de público

O Brasil possui mais celulares ( 235 milhões) que habitantes (209.3 milhões), Com o grande número de aparelhos em funcionamento, não espanta o longo alcance de público das redes sociais.

Além dos aparelhos móveis, como tablets e celulares, os notebooks e computadores também fazem parte do cotidiano dos brasileiros. Garantir presença nas redes sociais significa alcançar milhões de internautas com suas postagens.

3. Monitoramento das interações

Ao anunciar na Internet, seu empreendimento ganha autonomia. Nas redes sociais, é fácil monitorar as interações dos clientes por meio dos controladores oferecidos pelas próprias redes.

Você pode mensurar, por meio do próprio site, quantas pessoas estão curtindo sua página, compartilhando suas postagens e fazendo comentários no conteúdo divulgado em suas redes.

4. Divulgação de promoções

As redes sociais podem ser aproveitadas para lançar campanhas promocionais. As promoções ajudam a agregar novos clientes para o restaurante e promover o interesse daquele consumidor que adora um desconto!

Utilize as plataformas digitais para divulgar os programas de fidelidade, as ofertas e as novidades do seu estabelecimento. Uma boa promoção é capaz de fidelizar o cliente, e esse deve ser o principal objetivo das suas estratégias de marketing.

5. Relacionamento com o cliente

consumidor moderno está atrás de proximidade. O inbound marketing está em alta justamente por conta da vontade do cliente de ser único para a marca. Se o consumidor quer ser valorizado pelas empresas, ter um canal de relacionamento é essencial.

Adotar um SAC não é novidade nas companhias. Mas apostar na Internet como plataforma de comunicação com o cliente cria uma proximidade maior.

A relação virtual é menos formal e mais acessível. Deixe o telefone apenas para resolver as questões mais burocráticas e aproveite o canal online como uma ferramenta que potencialize o marketing para restaurantes. Procure se relacionar mais intimamente com os consumidores, adotando linguagem e conteúdo condizentes com as demandas de seu público.

6. Prova social

Para converter novos clientes, utilizar-se do depoimento de consumidores prévios é um bom argumento. As redes sociais são um canal adequado para colher as impressões, comentários e opiniões que a clientela tem do seu restaurante — ao que damos o nome de prova social.

Divulgando as observações positivas que os consumidores publicam sobre seu negócio, o gestor do restaurante realiza uma espécie de storytelling virtual, estimulando nos clientes potenciais o desejo de conhecer o estabelecimento.

Material gratuito: Bíblia do OKR - Como criar metas que conectam estratégia e operação no seu negócio.

Como usar as redes sociais do restaurante?

Largo alcance de público, baixo custo para divulgação e autonomia no controle das postagens: fazer o marketing para restaurantes com a ajuda das redes sociais tem uma série de vantagens.

Para não ficar por fora de tudo o que o uso das interações virtuais podem oferecer ao seu negócio, siga nossas dicas:

1. Conheça seu público: Crie uma persona

Quer atrair clientes através das redes sociais? A criação da persona é essencial para que você possa se comunicar com ele efetivamente e garantir os resultados esperados em suas estratégias.

Mas qual a diferença entre público-alvo e persona?

De forma resumida, o público – alvo é a representação dos clientes que você quer atingir de maneira geral. Vamos pegar como exemplo um restaurante de alto padrão da cidade de São Paulo para definir o público:

“Pessoas que morem na Zona Sul, classe A, ensino superior completo, idade de 30 a 50 anos.”

Agora que você compreendeu um pouco do que é o público – alvo confira definição de persona:

As personas ou avatares, no marketing, seriam, portanto, um perfil de comprador que sintetizam qual seria o cliente ideal. Trata-se de personagens fictícios, mas que podem ter características dos seus clientes reais. São criados com base em pesquisas de pessoas reais que auxiliam na tomada de decisão. Fonte

Para construir a persona, continuaremos com o restaurante de alto padrão em São Paulo, veja:

“Cláudio Henrique, 40 anos, formado em administração, empresário do ramo de hotelaria do Sudeste do país, casado, 2 filhos, mora em um condomínio de luxo no bairro Jardins em São Paulo. Envolvido em causas sociais voltadas para a consciência negra e dos refugiados. Viaja pelo menos 5 vezes por mês a trabalho. Por ser ausente durante a semana, busca priorizar, na medida do possível, os fins de semana para a família, aos domingos almoça e janta fora com sua esposa e filhos.”

Na construção da persona não existe um limite de informações, mas deve antes de iniciar a pesquisa selecione as perguntas que são relevantes para o seu negócio.

Nas estratégias de comunicação para as redes sociais do seu restaurante, a persona é essencial, pois lhe ajuda a segmentar os seus anúncios, ou seja, eles vão chegar para as pessoas certas, fique tranquilo, pois falaremos sobre esse assunto no decorrer do texto.



2. Poste imagens originais

Os atrativos da divulgação nas mídias sociais chamam a atenção não só de potenciais clientes, mas de muitas empresas. Com a facilidade para montar uma página no Facebook ou Instagram, que pode inclusive ser gerada sem custos, cada vez mais empresas iniciam sua incursão no mundo digital.

Com uma concorrência acirrada, o desafio do gestor que quer divulgar seu restaurante nas redes é se destacar e produzir conteúdo atrativo para os internautas.

Quem navega na Internet é constantemente bombardeado por campanhas visuais, por isso, para seu estabelecimento ganhar espaço, é preciso produzir boas imagens.

Aposte nas fotos originais, em boa resolução, que valorizem os pratos do restaurante.

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3. Produza conteúdo interativo

As propagandas tradicionais estão perdendo espaço. Entra em cena o inbound marketing, mais moderno, que propõe a entrega de conteúdo personalizado para o consumidor, em vez de utilizar a linguagem agressiva até então adotada pelas estratégias de marketing para restaurantes.

A melhor forma de atrair o cliente potencial é ofertar conteúdo relevante, que esteja atrelado ao ramo de atuação do seu estabelecimento. Publicar receitas rápidas de comidas e drinques é uma boa pedida!

Faça promoções, motive seus seguidores a compartilharem seus posts, a curtir, comentar e marcar os amigos, os sorteios são uma excelente forma de engajá-los em suas postagens.

E não esqueça dos vídeos, em 2019 eles foram muito presentes  e serão ainda mais em 2020. Segundo o Socialbakers, os vídeos têm maior probabilidade de atingir o público, é um aumento de 135% no alcance orgânico, além de favorecer o engajamento dos usuários e na autoridade da marca.

4. Use as hashtags #

Nas redes sociais, as hashtags são espécies de filtros da interação que o cliente realiza com as postagens. As tags marcadas na imagem encaminham o internauta para conteúdos que condizem com seus interesses.

Selecione hashtags que tenham a ver com seu nicho de mercado e com o tema do seu post, pesquise outros perfis e veja quais tenham relação com seu restaurante. Isso fará com que o filtro do site identifique com precisão sua categoria de negócio e indique-o para os usuários interessados nesse tipo de conteúdo.

Antes de lotar sua postagem de hashtags – o ideal é que você coloque até 7 – saiba que mais importante que elas, é o conteúdo ele sim fará toda a diferença.

5. Deixe os perfis completos e atualizados

A falta de informação é horrível, muitas vezes causa desistência da parte do usuário na hora da busca.

Por isso, enriqueça suas redes sociais com o máximo de dados que puder sobre seu restaurante. Contato, horário de funcionamento, endereço, se vai abrir em uma determinada data, e demais informações do seu estabelecimento. 

6. Atenda bem seu público

Ao não ser bem atendido além de não voltar ao estabelecimento, o consumidor compartilha sua experiência com outras pessoas, e assim a informação vai se propagando. Não preciso dizer quais serão as consequências dessa ação, não é mesmo?

Com o uso das redes sociais a divulgação desse tipo de informação ficou mais fácil, o cliente insatisfeito vai à própria rede social, marca a empresa, faz sua reclamação e o “boom” acontece.

Por isso, nunca é demais dizer, treine seus funcionários para atenderem bem ao seu público, seja nas redes sociais ou presencialmente. Trazendo o foco para as redes sociais de um restaurante, que é o assunto desse conteúdo, vou lhe ensinar algumas técnicas simples:

  • Coloque em seu perfil o horário de atendimento para que o usuário tenha ciência que não será atendido em uma hora diferente.

  • Conheça seu público! Não é nada recomendável falar com idosos da mesma forma que conversa com adolescentes. Já explicamos nesse texto a importância de saber com quem você está falando.

  • Procure palavras que sejam próprias do linguajar da pessoa e veja o que cabe ou não em sua comunicação, evite exageros, lembre-se que é sua empresa falando, qual visão você quer que as pessoas tenham dela?

  • Faça benchmarking, aqui você pode olhar a grama do vizinho a vontade, veja como as marcas, que possuem uma persona parecida com a sua, se comunicam com os seus seguidores. Avalie o que pode ser adaptado as suas estratégias.

  • Faça testes, esteja atento a como seu público reage à forma com que seu restaurante se comunica.

Fique atento ao que os consumidores estão falando do seu restaurante, responda a cada comentário de forma educada, agradecendo o elogio, ou em caso de crítica, pedindo desculpas e buscando solucionar o problema apresentado.

Tenha sempre em mente que é a imagem da sua empresa que está em jogo, qualquer deslize pode ser altamente prejudicial.

Guia completo de gestão de crises para restaurantes

7 – Não compre seguidores nem curtidas!

Pagar por seguidores, likes ou até mesmo comprar um perfil já pronto, é uma grande roubada. 

Além de correr o risco de ser punido pela própria rede social, os usuários estão cada vez mais espertos e percebem quando uma marca está tentando enganá-los, o que não é nada bom. 

O caminho mais fácil nem sempre é a melhor opção, por isso comece gradualmente, é uma jornada que exige planejamento, bastante trabalho,  consistência e paciência.

Tente não focar em ter muitas curtidas ou seguidores, em primeiro lugar busque oferecer bons conteúdos e ter credibilidade com sua audiência, dessa forma, os likes e seguidores serão consequências de estratégias bem pensadas e feitas.

Obrigada por ter chegado até aqui! 🙂 Compartilha com a gente quais dificuldades você tem tido para alavancar as redes sociais do seu restaurante, ficaremos felizes em responder suas dúvidas e ajudá-lo na suas estratégias de marketing para seu restaurante.


Já deu pra perceber que as redes sociais são suas aliadas quando o assunto é o marketing para restaurantes, certo? Curta a Casa Magalhães no Facebook  se cadastre em nossa Newsletter e fique por dentro de mais dicas valiosas!

 


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