Como montar um cardápio de bebidas perfeito para o fim de ano!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 08/11/2017

O fim de ano está chegando e o que não faltam são detalhes que precisam ser cuidados em um restaurante. Da definição do cardápio de bebidas, de pratos quentes, sobremesa até o treinamento dos garçons, tudo requer energia e um pouco de tempo. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas que vão facilitar a sua vida na hora de montar um cardápio de bebidas para as festas de final de ano! Confira!

Antes de entrarmos diretamente no assunto, é muito importante deixar claro que não existe uma lista fechada de drinks para qualquer estabelecimento. Tudo depende dos seus clientes e da proposta do lugar.

1. A parte fundamental de montar um cardápio de bebidas

Como acabamos de dizer, não há um cardápio fechado para um bar ou restaurante. Por esse motivo, um passo fundamental na hora de montar um cardápio de bebidas é estudar o seu público. Junto com a proposta da casa, avaliar o perfil do cliente vai ajudar bastante a sua montagem do menu.

Seus consumidores têm que faixa etária? Eles costumam aparecer em grandes grupos ou em casais? Quanto tempo dura a ocupação de uma mesa?  Esse tempo varia muito? Seguindo esta linha de perguntas, você perceberá que tipo de bebida não pode faltar.

Se for o caso, faça alguns testes até achar o equilíbrio ideal e montar um cardápio de bebidas realmente lucrativo.

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2. Considere a complexidade do drink para servi-lo

Dependendo do ritmo que seu estabelecimento tem na cozinha pode ser que colocar alguns drinks no cardápio não seja uma boa ideia. Se o restaurante tem um alto giro de mesas, com refeições saindo rápido, é bom que as bebidas também sejam servidas logo.

Por outro lado, se na sua empresa a ideia é que tudo seja mais calmo e que possa ser apreciado, talvez uma bebida que tome mais tempo para ser preparada, mas que tenha um impacto visual mais forte (e uma margem de lucro que compense o tempo de preparo) pode ser uma boa escolha na hora de montar um cardápio de bebidas.

Avalie a proposta da sua empresa e fique atento a possibilidade de aumento da demanda com as festas de fim de ano para adequar o seu cardápio de bebidas a movimentação do período.

3. Faça uma boa descrição das bebidas

Assim como os pratos, as bebidas também podem ter uma descrição e algumas fotos que ajudem a atrair a atenção dos clientes. Listar os ingredientes do que vai em cada drink, por exemplo, é uma boa ideia, pois muita gente não conhece bem as receitas. Além disso, se a casa quiser fazer adaptações e criar novos preparos, esta descrição também pode ajudar a incentivar os clientes a experimentarem coisas novas.

Nessas apresentações aproveite para colocar alguns adjetivos para que tudo fique mais persuasivo. Coisas como “refrescante”, “revigorante”, “com personalidade”, “macio” etc, ajudam o cliente a ter noção das sensações que o líquido oferece.

4. Dê nomes criativos às suas bebidas

Todo cliente deve poder aproveitar ao máximo a experiência do seu estabelecimento. Sendo assim, quanto mais personalizado for o menu e com uma proposta autêntica, maiores as chances do seu cardápio de ficar na memória e de fidelizar as pessoas.

Da sua fachada à roupa dos garçons, tudo deve fazer sentido, especialmente no fim de ano. Por isso você também deve pensar bem em como chama as bebidas no cardápio. Usando nomes de pessoas, cidades, países, ou termos que remetam ao fim de ano, tudo fica mais divertido e personalizado. Isso ajuda a criar um clima mais leve e também atiça a curiosidade dos clientes.

5. Leve em conta o turno e o dia

Se o seu estabelecimento fica aberto para mais de uma refeição, é importante que as opções de bebidas acompanhem estes horários. Do café da manhã ou brunch até os bares com disposição para receber clientes na madrugada, há uma grande variação de opções de bebidas. A mesma coisa acontece quanto aos dias úteis e aos finais de semana e feriados.

Avalie que tipo de proposta o seu bar ou restaurante tem para cada um desses momentos e monte um cardápio que consiga acompanhar esta variação. Se puder ter menus diferentes, esta é uma boa ideia. Usando uma versão digital fica ainda mais fácil.

6. Acompanhe as estações do ano

Mantendo um pouco a lógica do item anterior, as estações do ano também podem afetar muito a sua escolha na hora de montar um cardápio de bebidas.

Nas épocas mais quentes, é normal que os clientes consumam um pouco menos os pratos ou optem por porções menores e que prefiram explorar as bebidas, principalmente as mais refrescantes e leves.

Já em épocas mais frias, a lógica inverte um pouco: o público normalmente busca refeições mais consistentes e, para acompanhar, opta por bebidas um pouco mais complexas.

Alem das temperaturas, é bom lembrar que no período de fim de ano pode haver uma mudança de sazonalidade pode afetar um pouco a sua clientela levando mais crianças e famílias às mesas. Nesse momento é importante avaliar o histórico de demanda do seu restaurante.

7. Tenha opções para vários tipos de paladares

Ainda levando em consideração a proposta da sua casa e o perfil dos clientes, é bom pensar em ter algumas opções para agradar paladares um pouco fora do padrão. Assim, mesmo que o forte no seu bar ou restaurante seja um tipo de público, uma hora ou outra pode aparece alguém com um paladar diferente.

Imagine, por exemplo, que uma turma de amigos que gosta muito de cerveja esteja marcando um encontro, mas existem duas pessoas que preferem bebidas mais naturais. Mesmo que pequena, existe uma chance de não escolherem um lugar que só tenha cerveja e refrigerantes.

Nesses casos é importante que você tenha um ou duas opções para atender a esses paladares. Sucos naturais com receitas diferentes ou alguns coquetéis sem álcool podem ser uma boa ideia. O importante é diversificar pelo menos um pouco.

8. Avalie o mercado

Para saber o que anda sendo feito pelo mercado, dê uma olhada na concorrência. Veja perto de você o que anda sendo oferecido. Se a proposta dos outros bares ou restaurantes for muito parecida com a sua, verifique o que pode diferenciar você dos demais ajudando a conquistar clientes. Lembre-se de levar em consideração as que bebidas não podem faltar no cardápio.

Por outro lado, se o seu estabelecimento for muito diferente dos outros, aproveite para buscar atrativos que farão mais sentido para a sua proposta de serviços.

Seguindo estas dicas para montar cardápio de bebidas, a tarefa vai ficar mais fácil e as suas chances de agradar os clientes irão aumentar. Gostou do artigo? Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas! Estamos presentes no Facebook, no YouTube e no Instagram!


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