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Como fazer mudanças no cardápio de restaurante?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 13/04/2017
Como fazer mudanças no cardápio de restaurante?

Mudanças em cardápio de restaurante são sempre momentos de tensão para os proprietários dos estabelecimentos. Muitas são as preocupações nessa hora: esquecer de acrescentar um prato ou medo de que os clientes literalmente fujam depois do aumento de preços são alguns dos mais comuns.

Pensando nisso, preparamos 4 passos para auxiliar você a realizar as mudanças com mais tranquilidade — de forma mais organizada, consciente e bem planejada.

1. Tenha uma estratégia

É muito importante que mudanças no cardápio não sejam feitas de forma precipitada ou sem nenhum planejamento, já que tais modificações representam custo para o estabelecimento. E não estamos nos referindo somente aos custos de impressão e de divulgação. Mudanças feitas de forma equivocada podem significar entraves para que o negócio aumente sua margem de lucro.

Agende previamente mudanças no cardápio trimestrais ou quadrimestrais por exemplo. Dessa forma, você será capaz de planejar seu custo com impressão e divulgação anualmente o que lhe permite procurar um orçamento mais vantajoso e lhe permite fazer decisões mais acertadas.

Se um prato não está tendo uma saída considerada boa o suficiente, você sabe que dentro de, no máximo, três meses poderá excluí-lo do cardápio ou trazer outro prato que os clientes estejam sentindo falta de volta.

Aumentos de preços também podem ser operados dentro dessa lógica. Quatro aumentos de R$ 0,50 ao longo do ano serão mais bem aceitos pela sua clientela do que um aumento de R$ 2,00 feito de uma vez.

2. Incentive o consumo de pratos saudáveis

Pratos saudáveis costumam ter um custo de preparo mais baixo do que dos demais. Além disso, a inclusão desses pratos, assim como ter opções veganas/vegetarianas no cardápio de restaurante são práticas bem recebidas pela clientela além de ampliar a gama de pessoas que podem frequentar o estabelecimento.

No entanto, evite mudanças bruscas. Se você já tiver adotado uma estratégia de mudanças agendadas ao longo do ano, você pode planejar acrescentar as novidades ao longo do ano.

3. Invista no planejamento gráfico

Investir em um planejamento gráfico específico para cardápio de restaurante pode ser um investimento de alto retorno financeiro. Desde as cores, que devem conversar com a identidade visual do negócio, a categorização dos pratos até a ordem em que os itens aparecem podem significar mais retorno financeiro.

Em geral, os pratos devem aparecer na ordem em que provavelmente serão pedidos, entradas, depois os pratos principais, bebidas e sobremesas. No entanto, estudos indicam que clientes leem cardápios da mesma forma que leem revistas. isso significa que os cantos de página tendem a chamar mais atenção e são ideais para anunciar pratos novos, promoções e destacar os pratos de maior retorno financeiro.

4. Invista na divulgação digital

A página do Facebook de uma empresa é, com certeza, a plataforma mais usada  por não representar custos adicionais e também pelo fato de as pessoas já terem o hábito de procurar informações sobre os negócios em suas páginas oficiais. Certifique-se de que as informações estejam sempre atualizadas e utilize sempre uma estratégia de divulgação que inclua outras redes sociais — como o Instagram, por exemplo.

Investir em um cardápio digital pode ser uma boa opção por vários motivos. Os custos de atualização são menores, a possibilidade de erro em pedidos diminui, pois possibilita a identificação desses pedidos por nome, além de agilizar o processo por já atualizarem os dados para o setor de produção imediatamente após o momento em que os clientes escolheram o que vão pedir.

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