Como organizar as gôndolas do supermercado
Quando o assunto é aumentar as vendas, várias técnicas podem ser aplicadas. Apesar de ter pouca atenção de muitos gestores, organizar gôndolas do supermercado pode ser um ativador para elevar as compras dos clientes, uma vez que este é influenciado pela disposição dos produtos dentro da loja.
Nesse artigo, você verá o que são gôndolas, qual a sua importância e como organizá-las. Além de conhecer as melhores dicas para ajudar no arranjo das prateleiras e contribuir para o aumento das suas vendas. Acompanhe!
Navegue pelo conteúdo
O que são gôndolas?
Antes de mais nada, precisamos saber o que são gôndolas. Gôndola é um tipo de móvel usado no comércio para expor produtos. Pode ser conhecido, também como prateleira, embora não seja o termo mais adequado.
Portanto, as gôndolas fazem parte de um dos itens básicos de móveis e equipamentos para supermercados.
Por que organizar as gôndolas do supermercado?
Atrair a atenção dos consumidores e conseguir fechar boas vendas depende de diversos fatores. No entanto, um bom mix de produtos, preço justo e boas condições de pagamento podem não ser suficientes.
Se o local de compras não estiver bem atrativo, o cliente acaba saindo de mãos vazias. Sendo assim, para melhorar o desempenho em vendas, você deve conhecer o comportamento de seus consumidores.
Para que a experiência de compra seja agradável, as mercadorias devem estar visíveis, seguindo um padrão. Do contrário, os gastos com divulgação e propaganda não surtirão o efeito esperado. Logo, manter as gôndolas organizadas contribui para uma ótima experiência do cliente dentro do ponto de venda.
Como organizar as gôndolas do supermercado?
Produtos dispostos de qualquer jeito dificultam a vida do cliente. Por outro lado, uma exposição planejada das mercadorias, permite que o consumidor encontre mais rápido o que deseja, e também, como consequência, eleva as vendas e a credibilidade do negócio.
Aprenda como fazer a melhor disposição com nossas dicas:
1. Conheça seu espaço
Não importa o tamanho da loja, ela se torna pequena se os móveis — como prateleiras e gôndolas — ocuparem mais do que 40% do espaço. Entretanto, quando a loja é pequena, alguns truques com espelhos e iluminação podem ajudar a otimizar o espaço.
2. Mostre os produtos certos
A “área nobre” corresponde ao centro e parte superior das prateleiras, pois são as áreas focadas no campo de visão do consumidor.
Dessa forma, se o objetivo é vender mais e melhorar os lucros do supermercado, insira nessa área os itens com valor agregado maior, além daqueles mais buscados pelos clientes e que são mais lucrativos para o comércio.
3. Organize os produtos de alto giro
Onde inserir os produtos com alto giro e que possuem menor margem de lucro? Eles devem ser alojados nas partes inferiores das prateleiras, de fácil acesso do cliente. Em outras palavras, fora da “área nobre”.
Como são produtos de alto giro, ainda que não estejam no campo de visão principal, o consumidor irá procurar por eles antes de ir para outra seção.
4. Realoque os produtos para crianças
Muitos pais têm o hábito de levar seus filhos quando vão fazer compras no supermercado. O que torna as crianças possíveis consumidores, uma vez que é comum que elas peçam por coisas aos responsáveis.
Sabendo disso, pensar como criança é fundamental. O que chama a atenção dos pequeninos são as doce e os salgadinhos, em especial aqueles com embalagens coloridas e bem ilustradas.
Crianças são bastante visuais e, por isso, vale a pena colocar esses tipos de produtos no campo de visão delas. O ideal são as prateleiras mais baixas, onde elas tenham acesso a mercadoria.
5. Mantenha o sentido direita-esquerda
A tendência é que os clientes em compra andem da direita para a esquerda dentro do mercado, por conta do fluxo de movimento.
Por essa razão, os produtos de maior giro e que têm mais chances de venda devem ficar nas gôndolas à direita do corredor. Assim, enquanto o cliente circula pelo supermercado, sua atenção se voltará para aqueles itens que possuem mais saída.
6. Aplique a verticalização de produtos
Já ouviu falar em verticalização? Ela pode ajudar o seu negócio e criar um ambiente de compras focado na experiência do cliente.
Trata-se de uma técnica de disposição que ajuda o cliente a encontrar o que de fato procura nas gôndolas do supermercado. Para além de organizar a loja, ela também estimula a compra de outros itens, trazendo-os para seu campo de visão.
É simples: para iniciar a tática no seu supermercado, basta seguir o sentido padrão de leitura, que vai de cima para baixo e da direita para a esquerda.
É possível organizar os produtos de acordo com o tipo, cor e tamanho. Assim, a melhor escolha pode ser feita após estudos e ensaios.
Dispor os itens por tipo, faz com que o cliente ache mais rápido o que busca, além de pôr outros itens da mesma categoria no seu campo de visão, levando-o à compra de certos produtos que não estavam na lista.
Por fim, você pode perceber que organizar as gôndolas do supermercado faz toda a diferença no hábito de compra, sendo capaz, inclusive, de fidelizar o cliente.
Gostou das nossas dicas? Já aplicou alguma delas em sua loja? Conte pra gente nos comentários!
Outros Artigos Relacionados
-
Gestão de Estoque: o que é, como fazer e principais métodos
Aprenda o que é gestão de estoque, veja o passo a passo para fazer um controle eficaz das suas mercadorias e conheça os principais métodos!
-
Fluxo de Caixa: o que é, como fazer e os erros que deve evitar
É preciso tomar decisões assertivas para que a empresa cresça de forma saudável. Conheça a importância do fluxo de caixa para sua saúde financeira.
-
Como fazer um relatório de vendas rápido e fácil
Descubra como o relatório de vendas pode ajudar no controle da sua empresa e confira o passo a passo completo para a construção de um relatório efetivo!