Como a fotografia de produtos em restaurantes pode aumentar vendas? Confira!
Você já parou para pensar em quanto todos nossos sentidos podem ser influenciados pelo que estamos vendo? Por exemplo, como uma foto incrível de um prato pode nos fazer salivar ou até quase sentir o cheiro da comida?
A fotografia de produtos para restaurantes é voltada para essa característica humana, de sentir desejo por algo só de ver. Por isso, fizemos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto: como uma boa foto aumenta as vendas e como melhorar a qualidade delas por conta própria, com pouco investimento. Vamos lá?
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O que muda na fotografia de produtos para restaurantes
Primeiro, queremos que você entenda o que significa exatamente a fotografia de produto e como ela difere de outros formatos e objetivos.
Geralmente, a foto dos pratos e produtos em um restaurante é ao mesmo tempo uma ilustração para que o cliente saiba o que vai comer é uma forma de convencê-lo a pedir. Portanto, ela precisa de um cuidado especial.
Essas fotos geralmente são demonstrativas, claras e com atenção aos detalhes. Elas descrevem e exaltam ao mesmo tempo — sem tentar enganar o cliente, mas destacando os ingredientes, cores e texturas para que o produto se torne mais atrativo.
Ou seja, a fotografia de produtos para restaurantes não é apenas um registro. Ela precisa de uma atenção e um método especial, já que cumpre funções práticas no negócio. Para entender melhor como isso acontece, detalhamos tudo nos próximos tópicos.
Como fotos bem pensadas aumentam as vendas
Antes das dicas, podemos sedimentar a importância da fotografia em restaurantes mostrando como boas práticas e boas imagens ajudam a sua empresa e a lucrar mais. São três pilares principais.
Atração
Esse é o impacto mais visível no seu negócio quando há uma preocupação com as fotos exibidas de produtos. Uma fotografia bem tirada e tratada, que demonstre e eleve o prato, vai causar desejo no cliente. Ele fica mais propenso a pedir mais e com mais variedade, tudo o que um restaurante precisa.
Valorização
Falando em elevar, é impossível não notar que o visual faz muita diferença em um prato. Em muitos casos, é esse elemento que define a decisão de compra.
Fotos adequadas reforçam o que há de bom na sua comida e, assim, aumenta a percepção de valor sobre ela. Quando bem-feita, a fotografia pode ser até uma oportunidade para melhorar as margens de lucro.
Divulgação
O Instagram hoje é uma rede vital para o sucesso de restaurantes. Que tal tratar o perfil do seu negócio com mais profissionalismo? Isso significa pensar e trabalhar bem as fotos antes de publicá-las. O poder de divulgação e viralização de uma imagem bem-feita pode ser um ganho incrível de alcance para a sua marca e a sua comida.
Quais as dicas para tirar fotos melhores
Sim, as fotografias de produtos para restaurantes são muito importantes. Porém, isso não significa que não dê para conseguir essas vantagens por conta própria, prestando atenção em apenas algumas dicas práticas que vão fazer toda a diferença. Veja quais são!
Pense no formato em que elas serão exibidas
A primeira coisa a fazer na hora de tirar fotos dos seus produtos é pensar na sua finalidade. Essa imagem será colocada nos menus do restaurante? Em material promocional de grandes formatos como banners? É para o Instagram da empresa?
Cada um desses destinos costuma pedir um tipo de fotografia diferente. Nas próximas dicas, falaremos um pouco sobre as diferenças em cada caso, por isso planeje esses objetivos e prepare seu equipamento de acordo.
Escolha o equipamento adequado
Então vamos direto para esse ponto. Não existe dispositivo ou modelo perfeito, o tipo e o destino da imagem vão definir o que você pode ou deve usar para bater a foto. Claro, as câmeras profissionais (chamadas de DSLR) são as mais utilizadas, mas hoje é possível bater grandes fotos de pratos até com o seu smartphone.
A escolha depende do que você busca. Imagens promocionais que serão impressas exigem muita qualidade de detalhes e um arquivo sem compressão para trabalhar — uma característica das DSLR.
Para todos os outros usos, um bom celular é suficiente e prático na sua rotina. Só tenha atenção há algumas dicas adicionais:
- prefira um modelo de celular mais moderno, com câmera melhor e, se possível, controles manuais de tempo de exposição e foco;
- não use o flash do celular, que geralmente não é feito para resultados profissionais;
- nunca use o zoom digital, prefira fazer isso na pós-edição;
- invista em acessórios como lentes para smartphone, tripé e estabilizadores;
- exceto para uso exclusivo em redes sociais, prefira as fotos na horizontal,
- abuse de tirar foto, em várias distâncias, enquadramentos e iluminação para escolher a melhor depois;
- sempre visualiza as fotos em um computador para ter certeza do resultado.
Decida por cenário ou estúdio
Outra decisão importante e que tem muito a ver com seus objetivos é se a foto será tirada em um cenário específico ou o fundo infinito de um estúdio.
O fundo infinito é aquela tela branca de estúdio que não interfere no prato, sem sombras ou outros artefatos. Fica mais fácil de recortar a imagem, portanto é ideal para inserção do produto em material promocional, displays e menus.
Já o cenário é uma boa ideia para divulgação em redes sociais. Escolha um ambiente mais instigante do seu restaurante, mas que não brigue muito com o destaque da foto que deve ser o prato — é interessante, por exemplo, desfocar um pouco o resto para trazer a comida ao primeiro plano. Nesse caso, a iluminação faz muita diferença nas cores e texturas. Quando for usar cenário real, prefira bater as fotos de dia e posicione focos de luz de forma a atenuar as sombras no produto.
Preste atenção nas escalas
As fotografias de seus produtos serão visualizadas desde uma tela de celular de 5 polegadas até displays enormes plotados no restaurante. Por isso é interessante dar sempre uma noção de escala para que o cliente não se frustre.
Uma ideia, por exemplo, é colocar talheres ao lado do prato — que costumam ter tamanhos mais padronizados. Pode ser qualquer objeto do tipo, para que, por comparação, o público entenda as dimensões do que vai receber.
Invista em uma boa edição
Usar filtros de foto no celular é muito fácil, mas muitas vezes pode até atrapalhar a visualização de cores e ingredientes ou dar um visual meio clichê para a comida.
Se as fotos você pode fazer por sua conta, talvez dê para gastar um pouquinho e investir em edição profissional. É nessa hora que se destaca as cores, os volumes e as texturas, tudo o que cria mais desejo no cliente.
Quando não é possível contar com essa ajuda, aposte no natural. Com uma boa iluminação e cenários interessantes, o quanto mais próximo a foto estiver da realidade mais ela vai beneficiar a experiência do seu público.
Se tem uma coisa que a fotografia de produtos para restaurantes faz é incrementar essa experiência. Desde o desejo de ver um prato incrível na foto até a realização de recebê-lo na mesa.
Quer treinar a divulgação em redes sociais? Então, aproveita que você gostou do artigo e compartilhe nos seus perfis!
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