A empresa familiar é comum no mundo todo e no Brasil, elas somam 90% do total, de acordo com as pesquisas. Sendo assim, talvez você já faz parte de alguma, ou irá fazer. Ou melhor ainda, você terá uma empresa familiar própria. 

Esse modelo de negócio é uma faca de dois gumes. Pois, ao mesmo tempo em que se traduz uma boa forma de empreender e manter uma renda boa, elas precisam de um cuidado maior, justo, por serem geridas por pessoas que são da mesma família.

Nosso objetivo é mostrar os principais desafios da gestão de uma empresa familiar que você já deve conhecer e dar dicas sobre como obter sucesso nesse modelo de gestão. 

O que caracteriza uma empresa familiar?

Uma empresa familiar não é composta só por membros de uma mesma família. Logo, o quadro de colaboradores pode ser um tanto grande, desde que familiares ocupem cargos de diretoria, ou até mesmo sejam acionistas. 

A hereditariedade, ou seja, quando uma empresa passa de geração para outra, é uma marca forte nas empresas familiares que compõem o mercado. Contudo, não podemos deixar de lado aqueles projetos novos que surgem entre irmãos, ou primos e até entre cônjuges.

Desafios na gestão de uma empresa familiar

Muitos são os erros de gestão que existem nas empresas familiares.

Saber separar o lado pessoal e profissional é um grande desafio entre parentes que compõem a mesma empresa. Nesse sentido, os interesses pessoais podem prevalecer e as decisões tomam um rumo que, muitas vezes, não é o melhor para a empresa.

Um outro desafio na gestão de uma empresa familiar é estar aberto a mudanças. O costume de  seguir regras por um bom tempo a deixa sujeita a uma espécie de ciclo vicioso, gerando fortes resistências para mudanças de processos e rotinas. 

Sem dúvidas, o erro mais comum em uma empresa familiar está ligado às finanças. Ao invés de definir um salário mensal para aqueles que ocupam um cargo de gestão, é comum que eles façam retiradas para pagarem as contas pessoais. 

Com o tempo realizando essa prática, os números do balancete começam a ficar confusos e fica difícil visualizar a realidade do negócio.

Para ajudar nessa missão, elencamos algumas boas práticas. 

Como fazer uma empresa familiar dar certo 

Tenha uma visão clara e metas bem definidas de negócio

Quando pensamos em gestão de empresa familiar, é válido lembrar que é vital ter uma visão bem clara e definida de quais são os objetivos do negócio. Sendo assim, é básico responder questões como: onde a empresa está e onde você quer que ela chegue.

Outro ponto básico que precisamos reconsiderar e quebrar o modelo como vem sendo feito é a criação de um estilo de gestão formalizado. 

É muito comum achar empresas familiares onde a gestão ocorre informalmente, sem políticas internas e padrões de gestão. Logo, isso pode trazer grandes transtornos para os profissionais (tanto operacionais, quanto de cargos mais elevados).

Com isso em mente, é hora de pegar papel e caneta para anotar outras dicas de gestão que separamos pra você!

Separe os gastos pessoais dos gastos da empresa

A separação dos gastos pessoais dos gastos da empresa já foi um dos tópicos previamente dito neste texto. Esse é um dos problemas mais marcantes que vemos dentro das empresas familiares.

Com um caixa à disposição, é muito comum donos utilizarem o dinheiro do negócio para arcar com os gastos pessoais. Muitas vezes, eles o fazem com o intuito de repor posteriormente o valor investido.

No entanto, esse tipo de prática está fadada ao fracasso. Na maior parte das vezes, as pessoas não só não retornam com o “empréstimo” feito no caixa da empresa, como também adotam essa prática comum, transformando-a mais em padrão do que em exceção.

Por isso, é vital definir um valor que será destinado para o salário dos gestores do negócio, fazendo com que mensalmente eles recebam uma quantidade preestabelecida, que os ajudarão a suprir os seus gastos.

O dinheiro restante se mantém no caixa da empresa, disponível para futuros investimentos e manutenção do negócio atual (como o pagamento de profissionais, compra de matéria prima, etc.).

Não conceda privilégios aos parentes

Apesar de parecer uma coisa simples, dar privilégios aos parentes não é bom. Ademais, é vital manter uma rotina de cobranças igual entre todos, sejam eles da família ou não.

Isso porque, ao conceder os pequenos privilégios, acabamos afetando a produção de alguns membros da equipe. A consequência disso faz com que as entregas do operacional fiquem prejudicadas e desfalcadas, por exemplo.

É preciso também criar a prática de definir de maneira correta salários e atribuições. Mesmo em empresas familiares,  quanto menos pessoas multitarefas tiverem dentro, melhor! Isso porque, apesar de ser bom ter um indivíduo capacitado para fazer diversas atividades, nesse cenário, para que não haja confusão, é vital que isso aconteça de forma moderada e razoável.

Utilize práticas de governança corporativa

Transparência é o básico para que uma empresa familiar tenha sucesso. Por isso, nesse caso, é recomendado utilizar as práticas de governança corporativa.

Tal ação pode ser feita, por exemplo, em reuniões quinzenais para discutir o que está acontecendo na empresa, alinhando os objetivos e resolvendo possíveis conflitos. Além disso, ter um overview de como os negócios estão hoje e como eles estão andando para o objetivo definido pela família, é essencial.

Tenha um planejamento bem definido

Todas as empresas precisam de um planejamento bem definido, certo? 

No caso de uma empresa familiar, esse documento deve ser bem claro e sempre consultado. Devido ao envolvimento de muitas pessoas da família, é comum que os objetivos pessoais de cada um possam divergir do planejamento do negócio. Logo, é vital que todos estejam alinhados em relação ao futuro da empresa.

Então, voltamos às práticas de governança corporativa, onde se torna válida a reunião recorrente entre os familiares envolvidos no negócio, assim, os processos e ações ficam claras para todos.

Nesse momento, é básico apresentar as divergências e discuti-las, sempre focando em encontrar um meio termo entre os interesses pessoais e o caminho que a empresa precisa seguir dali pra frente.

Mantenha uma rotina de controle de desempenho e análise dos resultados

Para manter a roda girando, é preciso estar por dentro de tudo que acontece e ter uma visão ampla de como a empresa está. Dessa maneira, uma rotina de controle de desempenho e análise de resultados é vital.

Definidas as metas e os objetivos da empresa, é preciso ver também quais são os indicadores chaves de performance do negócio, que levarão ao ponto de interesse. Com base nesses indicadores, é possível saber se o planejamento do negócio está no rumo certo.

Ter relatórios semanais, quinzenais ou mensais é muito bom. Eles mostram chances e melhorias, e devem ser apresentados a todos os responsáveis pela empresa.

Esses indicadores de performance devem estar vinculados com os diferentes setores da empresa familiar, contemplando todos os pontos, como vendas, fornecedores, clientes, finanças, produção, colaboradores, etc.

Quer saber mais? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro abaixo!