Como fazer um relatório de vendas rápido e fácil
Um relatório de vendas é um documento que prova ações feitas pelo time de vendas e que serve como um meio para acompanhar seus resultados.
Melhorar os negócios e a margem de lucro é o objetivo de todo empresário, seja ele pequeno, médio ou grande. Afinal, todo trabalho merece ser recompensado não é mesmo?
Pensando nisso, vamos te ensinar como preparar um relatório de vendas em poucos passos.
O que é um relatório de vendas?
O relatório de vendas é um documento que deve ser preenchido pelos vendedores, ou gestores de uma empresa. Portanto, nele constam dados referentes ao volume de vendas realizadas, a receita gerada, o ticket médio e outras informações.
A partir deste documento é possível ter informações e dados para aumentar as vendas. Ou seja, isso significa que a análise do relatório permite ver as falhas no processo de vendas e, uma vez vistas, saná-las.
Além disso, o preenchimento do relatório por cada vendedor ou atendente permite verificar a qualidade da relação dele com o cliente, bem como a sua produtividade.
Como fazer um relatório de vendas?
Existem vários modelos de relatórios de vendas. Contudo, o modelo ideal deve ser escolhido de acordo com o ramo do negócio e suas peculiaridades.
Uma dica valiosa é eleger o modelo de relatório considerando a opinião da gerência e, também, dos vendedores. Afinal, eles podem ajudar com os dados sobre os clientes, ajudando nas futuras vendas.
Portanto, o primeiro passo para a construção de um com relatório de vendas é a definição do seu objetivo:
1. Tenha um objetivo claro para o seu relatório
Para ajudar a definir o modelo de relatório de vendas, é válido ter em mente um objetivo para ele. Sendo assim, a definição de um objetivo certo ajuda na escolha dos itens essenciais, bem como no cruzamento de dados.
Nesse sentido, o relatório pode ser feito com a finalidade de analisar a produção de um determinado setor, analisar a projeção de faturamento dos próximos períodos, melhorar os índices de Custo de Aquisição de Clientes (CAC) ou o Retorno sobre um Investimento (ROI).
A objetividade do documento permitirá sua funcionalidade e consequente eficiência dos processos futuros.
2. Defina as informações necessárias
Como dito antes, o tipo do relatório de vendas precisa ser definido pela empresa de acordo com as suas especificidades.
Tendo em mente o seu objetivo, chegou a hora de definir quais informações vão te ajudar a acompanhar a evolução da sua empresa, otimizar os resultados e identificar possíveis problemas.
Entretanto, não existe uma receita de bolo. Logo, é preciso definir o relatório de vendas de acordo com os processos da sua empresa e avaliar quais dados são de fato importantes para o seu controle.
Não adianta, por exemplo, mensurar o número de visitas se a sua empresa não realiza vendas externas. Por isso, listamos algumas sugestões de dados que podem estar inclusas no seu relatório:
- Número de vendas realizadas;
- Valor total de vendas realizadas;
- Ticket médio de vendas;
- Produtos mais vendidos e procurados;
- Dias e horários com maior volume de vendas;
- Número de visitas ou ligações;
- Número de clientes pendentes;
- Produtividade por vendedor;
- Custo de aquisição do cliente;
- Retorno sobre investimento;
3. Operacionalize o relatório de vendas
O ideal é que os relatórios de venda sejam feitos todos os dias. Porém, como dito desde o início, tudo vai depender do seu tipo de negócio e da sua necessidade.
Para facilitar a sua rotina diária, você pode contar com um sistema de vendas que faça o lançamento automático dos dados da sua empresa.
Por sua vez, este tipo de ferramenta faz a coleta de dados em tempo real, durante a retirada de cada pedido realizado, tornando o seu relatório confiável e evitando o trabalho manual. No entanto, você pode optar por realizar este trabalho de forma manual por meio de um relatório feito no Excel.
Por último, não menos importante, lembre-se: ao longo do tempo, o relatório pode sofrer ajustes para acrescentar informações que vieram a se mostrar importantes e retirar as que julgarem desnecessárias. Sobretudo, o importante é que ele cumpra com a sua finalidade.
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