Black Friday 2019: 6 sacadas pra você vender mais! [+ bônus]

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 14/11/2019
Black friday no Varejo - Blog Casa Magalhães

Chegou o período mais aguardado por varejista e consumidores, a Black Friday!

Você já está preparado?

Deixa eu lhe contar uma coisa…

Não basta colocar uma placa na frente da sua loja dizendo: “Aproveite nossa Black Friday” É preciso entrar no clima da data e oferecer aos clientes promoções de verdade.

O que acontece é que consumidor amadureceu, está cada vez mais atento e ciente dos seus direitos, por isso, tentar enganá-lo não é uma boa opção.

Nas próximas linhas, vou lhe mostrar 6 sacadas para que você se prepare e aproveite ao máximo a Black Friday de 2019, que vai acontecer dia 29 de novembro, para bater suas metas de vendas. 

No final você ganhará de presente um bônus incrível, um webinar que vai lhe ensinar a como vender mais no fim do ano. Então fica com a gente e boa leitura!

O que é e de onde veio a Black Friday?

A Black Friday é uma data comercial que acontece anualmente quando as lojas promovem uma megaliquidação de queima de estoque, com descontos que podem chegar em até 70% do valor dos produtos.

O tão aguardado dia, onde são oferecidas ofertas imperdíveis, começou nos Estados Unidos e, com o avanço das vendas online, ganhou popularidade internacional. Em seu país de origem, a Black Friday acontece na última sexta-feira do mês de novembro, no dia posterior ao tradicional feriado de Ação de Graças.

Aqui no Brasil, a ação aconteceu pela primeira vez em 2010, trazida por uma empresa especialista em descontos e ofertas, foi 100% digital, apenas para e-commerce. O faturamento desse ano foi de R$ 3 milhões.

O que você precisa saber antes de se preparar para a Black Friday 2019?

Hoje, a Black Friday é a segunda data mais importante do varejo, atrás apenas do Natal. Segundo pesquisa encomendada pelo Google, 61,8% das empresas afirmaram que a data ajudou a melhorar os resultados das vendas do fim do ano.

Diante dos benefícios gerados por esse evento, coletar informações de qualidade é a base para fazer um bom planejamento e se preparar bem para a Black Friday de 2019. Veja as informações que eu trouxe pra você nos tópicos seguintes:

1 – O comportamento do consumidor muda nessa época

Segundo dados do Google, de setembro ao fim do ano, a intenção de compra sobe 2,5% ao mês, isso se dá porque há uma injeção maior de dinheiro na economia devido à entrada do 13° e a geração de empregos temporários.

Outro motivo apresentado é o emocional, dados mostram que as pessoas ficam mais felizes nessa época e pensam mais em si: “Trabalhei o ano inteiro, agora eu mereço”, 78% dos entrevistados comprar para si próprios nessa temporada.

Mas qual a importância dessas informações para o planejamento da Black Friday da sua loja? 

Conhecer o comportamento do consumidor é essencial para direcionar suas ações promocionais e campanhas de marketing, e através delas atrair e fidelizar potenciais clientes para sua loja.

2 – Qual a intenção de compra dos consumidores

Smartphones, computadores, eletrodomésticos, TV, roupas, perfumes, calçados esportivos, alimentos e móveis são as principais categorias de intenções de compras para essa temporada.

Possuir estoque para cada uma dessas categorias seria ótimo, mas caso você não possua, o que fazer?

Aqui você pode colocar em prática sua criatividade, antes de tudo, lembre-se que o público está em busca de promoções, então foque em oferecê-los ofertas verdadeira e  de qualidade.

Voltando ao assunto, uma boa opção é pesquisar com seus clientes quais promoções eles gostariam que tivessem em sua loja, isso pode ser feito através de pesquisas, uma caixinha de sugestões, por exemplo.

3° O tempo é curto

A correria é própria do dia a dia da maioria dos brasileiros, a falta de tempo faz com que procuremos métodos simples, ágeis e eficientes para facilitar nossa vida o máximo possível.

Essa movimentação intensa também afeta o comportamento de compra das pessoas, pois elas têm pouco tempo para visitar várias lojas, por isso, de acordo com o Google, vão considerar 2 fatores na hora da escolha: loja conhecida – indicada por alguém – e loja que já comprei.

O que você pode fazer pra conquistar e atrair esse consumidor?

  • Invista na divulgação boca a boca – Aqui você pode, por exemplo, fazer uma ação onde o cliente que indicar alguém ganha um desconto na próxima compra;
  • propague suas ofertas nas redes sociais;
  • otimize o atendimento: vendedores atentos e bem informados, filas menores, são ótimos atrativos.

Agora que você tem as informações em mãos, continue lendo e saiba como se preparar para vender mais na Black Friday de 2019!

Como se preparar e vender mais na Black Friday?

1° Abasteça seu estoque

Você pretende fazer uma promoção, com um determinado produto, que faça brilhar os olhos de qualquer pessoa, mas quase não possui mercadoria em estoque?

Por favor, desista dessa ideia! Se coloque no lugar do consumidor e imagine quão grande será sua decepção ao ir com bastante “sede ao pote” e não encontrar nada.

Uma das situações mais prejudiciais a uma empresa, é oferecer uma mercadoria e não ser capaz de entregá-la dentro do prazo combinado.

Para evitar problemas desse tipo, você deve fazer um levantamento preciso e identificar os produtos que já estão em liquidação ou que saíram de linha.

Compare também quais são os itens que saem mais e menos. Você pode oferecer um desconto maior para os que não têm tanta procura, enquanto para os que já são vendidos facilmente essa porcentagem deve ser mais baixa.

Para lhe ajudar a fazer um controle de estoque eficiente, confira  esse kit de gestão de estoque que trouxe pra você.

2° Ofereça descontos verdadeiros

A Black Friday é famosa por oferecer descontos agressivos nas mercadorias, e é justamente por isso que se tornou um grande sucesso.

Não aumente os preços alguns dias antes para simular uma queda na Black Friday, pois certamente os consumidores vão perceber e isso prejudicará a sua empresa.

3° Negocie com seus fornecedores

Para vender mais barato, é preciso comprar mais barato.

Estabeleça parcerias e negocie preços melhores com seus fornecedores para essa época do ano. Dessa forma, é possível oferecer um preço menor sem reduzir a margem de lucro.

4° Invista na divulgação

Se a propaganda já é a “alma do negócio” durante todo o ano,  ela se torna mais ainda no período próximo à Black Friday.

A divulgação correta e bem-feita vai alavancar as vendas, criar expectativa no cliente e ajudar as pessoas a se prepararem financeiramente para o evento.

Comece a sua divulgação com pelo menos 30 dias de antecedência para que as pessoas possam se engajar e compartilhar as promoções que chegarem até elas.

5° Tenha atenção especial com o atendimento

Ofereça um auxílio diferenciado, com atenção redobrada durante o evento.

Diversificar os canais usados também é uma ação legal. Para isso, você pode oferecer atendimento via redes sociais, WhatsApp e telefone.

6° Facilite a forma de pagamento

Na Black Friday, o preço não é tudo, segundo levantamento feito pelo Google, 54% dos consumidores não escolher o produto apenas pelo preço, mas pelos benefícios ofertados.

Parcelamentos especiais, cupons de descontos, retirada em loja, cashbank, pontos de programas, foram os benefícios mais utilizados pelos clientes na temporada do ano passado.

BÔNUS!

Se você acredita que esqueci seu presente….

Está muito enganado, clica no banner abaixo e saiba como vender muito mais no final do ano!

Preparado pra fazer uma Black Friday de sucesso? Não esqueça de preencher o formulário abaixo para ficar por dentro das nossas novidades. Até a próxima!

 


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