Os 05 erros que vão ACABAR com o seu restaurante!
A abertura de um restaurante representa para muitos brasileiros a realização de um sonho. Esse segmento compõe hoje 16% do total de empresas no Brasil, e estima-se que haja um milhão de bares e restaurantes no país. Isso não quer dizer que gerenciar um restaurante seja uma tarefa simples.
Segundo a Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel/SP), apenas 3 em cada 100 restaurantes conseguem se manter em funcionamento por mais de 10 anos e 35% desses, fecham em apenas 2 anos de trabalho.
Dessa forma, ter um bom planejamento e controle do negócio é fundamental para obter vantagem competitiva no mercado, principalmente estando em um cenário cada vez mais competitivo.
Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 erros fatais que podem acabar com o seu restaurante e como evitá-los. Confira a seguir:
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Erro Nº 1: Ignorar o planejamento
Ter uma boa ideia e capacidade financeira para botá-la em prática é um passo importantíssimo para abertura de um novo negócio. O problema é querer empreender sem a estruturação prévia de um plano de negócios, sem mensurar os riscos, a viabilidade econômica e analisar se existe demanda para o produto no mercado.
O planejamento é a base do negócio e se não for bem elaborado, você pode sofrer sérios prejuízos financeiros por não estruturá-lo, ou não seguí-lo.
Dica: Se você tem uma ideia de negócio e quer empreender, primeiramente estruture um plano de negócio, e só depois parta para a execução. Caso você já possua um restaurante, mas ainda tem dificuldades em controlar seu negócio, considere investir em um sistema de gestão.
Dessa forma você irá compreender de maneira mais simples o desempenho do seu estabelecimento com a melhora da organização das informações, possibilitando identificar pontos de melhorias em seu estabelecimento, auxiliando nas tomadas de decisão.
Erro Nº 2: Não controlar o estoque do restaurante
Ter um controle de estoque é essencial para o restaurante conseguir atender às necessidades dos clientes. Ser capaz de controlar a quantidade correta de mercadoria que deve ser comprada é um desafio para os donos de negócios do food services.
Se a compra de muitos produtos pode ocasionar o excesso em estoque, resultando em desperdícios de alimentos pela perecibilidade e consequentemente prejuízo financeiro. A compra de poucos pode gerar a perda de um cliente por não dispor dos ingredientes necessários para reproduzir o prato desejado, afetando sua imagem e lucratividade.
Dica: Para evitar esse problema, analise o fluxo de vendas do seu negócio e busque trabalhar com estoque enxuto. Além disso, uma boa alternativa já usada por muitos restaurantes é a automação dos processos de seu negócio investindo em um sistema de gestão que auxilie no controle do seu estoque, evitando desperdícios e prejuízos financeiros.
Erro Nº 3: Não se importar com o atendimento
Desde a entrada até o pagamento da conta, a equipe de atendentes do seu restaurante precisa proporcionar a melhor experiência de consumo para o seu cliente garantindo a satisfação dele. No entanto, muitos donos de restaurantes ainda não enxergam o cliente como o verdadeiro dono do negócio, e por isso não dão a devida atenção a um dos principais processos dentro de um restaurante, o atendimento.
Esse processo é essencial para garantir a fidelização em seu restaurante, ainda mais porque 70% dos clientes não retornam aos estabelecimentos devido ao mau atendimento recebido, segundo a ABRASEL.
Dica: Analise o comportamento dos seus colaboradores durante o atendimento. Ouça os feedbacks dos clientes com atenção e busque trabalhá-los, garantindo sempre a melhor experiência possível em seu estabelecimento.
Para encantar seus cliente com o atendimento, invista em um sistema de atendimento para restaurantes, melhorando o desempenho dos seus colaboradores e consequentemente o seus lucros.
Erro Nº 4: Não saber lidar com o cenário econômico
Diante da crise, alguns empreendedores podem tomar decisões erradas na tentativa de reduzir custos para garantir a saúde financeira do negócio. Um dos erros mais frequentes é a substituição dos produtos de qualidade por similares de menor custo.
Diante de um mercado cada vez mais competitivo, e com clientes cada vez mais exigentes, essa decisão pode sacramentar a falência do seu negócio.
Dica: Quando houver a necessidade de reduzir gastos, opte pela redução das despesas ao invés dos custos de produção. Avalie os processos de seu negócio, e compare se a substituição dos insumos garantirá de fato o melhor custo benefício, pois em alguns casos, outros cortes pontuais como por exemplo a redução das porções dos pratos, pode ser mais eficiente sem comprometer a satisfação do cliente.
Erro Nº 5: Não garantir a segurança alimentar
Mesmo com a fiscalização da vigilância sanitária, muitos donos de restaurantes ainda não seguem à risca as normas pré-estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).Ter um ambiente agradável e atrativo, e sobretudo higiênico, é fundamental para proporcionar uma experiência positiva para os clientes.
Alimentos fora do prazo de validade, insetos na cozinha, sujeira nos utensílios, produtos mal conservados e funcionários sem higiene, são aspectos que só de você pensar já gera repugnância. Imagine como seria ir a um local destes… Horrível, não é?! O descuido com a higiene no ambiente do seu restaurante pode levar rapidamente o seu negócio a falência, além de pôr em risco a vida do seus clientes.
Dica: Primeiramente observe como está sendo realizado a higienização do ambiente do seu restaurante, assim como a de seus colaboradores. Observe como é feito o manuseio dos alimentos.
Invista na capacitação da sua equipe e nos ambientes do seu restaurante, garantindo que seu restaurante esteja de acordo com todas as normas previstas de segurança alimentar e melhorando a experiência do seu cliente.
Agora que você já conhece os erros que podem acabar com sue restaurante, tome muito cuidado com eles e aproveite para assinar nossa newsletter preenchendo o formulário abaixo!
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