Como acertar na contratação de funcionários para seu restaurante?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 21/11/2017

Saber como contratar funcionários para seu restaurante é um item de fundamental importância para qualquer empresário da área. Em um restaurante, trabalha-se em equipe para que todos os profissionais juntos consigam prestar atendimento e serviço de qualidade aos clientes.

Tudo isso e muitos outros aspectos devem ser levados em consideração no momento da contratação de um profissional, seja para ocupar um cargo como cozinheiro, seja para ser auxiliar de cozinha ou garçom.

Para os garçons e a pessoa que administra o caixa do restaurante, deve-se ser ainda mais criterioso para a escolha do colaborador, pois são pessoas que vão lidar diretamente com os fregueses, e agradá-los é fundamental para que voltem ao estabelecimento em outras oportunidades.

Pensando em ajudá-lo nesse processo, elaboramos uma lista com seis dicas para você garantir o sucesso nas suas contratações. Continue a leitura e confira.

1. Anuncie as vagas corretamente

As vagas para o seu restaurante podem ser anunciadas em diferentes tipos de mídia, como nas páginas de classificados de um jornal da sua cidade ou em uma emissora de rádio local.

Além disso, você também pode utilizar a internet e publicar as vagas em grupos de emprego no Facebook e outras redes sociais. No caso de optar por esse tipo de mídia, você também pode fazer a publicação em grupos específicos para profissionais da cozinha ou restaurantes, de modo que a audiência atingida será mais assertiva, por se tratar de um local que conta com a participação de pessoas apenas dessa área.

Independentemente da mídia escolhida para anunciar a vaga, é importante ter atenção especial com o texto do anúncio, que deve deixar claro as qualificações, a formação e o período em que será realizado o trabalho. Isso fará com que apenas pessoas que realmente se encaixam na vaga encaminhem currículos, evitando perda de tempo, tanto por parte do restaurante quanto das pessoas que se interessarem pelo emprego.

2. Tome cuidado com indicações

As indicações nem sempre são adequadas na hora de contratar funcionários para seu restaurante. Isso ocorre pelo fato de, muitas vezes, a pessoa que está indicando alguém para uma vaga de cozinheiro ou garçom apenas estar tentando ajudar um amigo, mesmo que este não tenha todas as qualificações exigidas para a vaga.

Isso não quer dizer que você não possa contratar funcionários para seu restaurante que foram  indicados por um conhecido ou outro funcionário, mas esse não pode ser o único critério para a contratação.

A pessoa indicada deve passar por todo o processo seletivo, da mesma forma que aconteceria se ela tivesse encaminhado currículo para o restaurante, pois somente assim suas habilidades poderão ser corretamente testadas.

3. Evite processos seletivos muito longos

Na hora de contratar funcionários para seu restaurante, tome cuidado com os processos seletivos muito longos, pois eles podem cansar os candidatos, que nesse período podem desistir da vaga ou até mesmo ser contratados por um restaurante concorrente.

O processo seletivo deve ser muito bem estudado e pensado, fazendo com que a escolha por um candidato para um cargo não seja extensa, pois isso pode causar prejuízos para a empresa.

O ideal é que o processo seletivo tenha, no máximo, três etapas, que podem ser uma entrevista para avaliação do currículo e experiências profissionais anteriores, um teste prático na função para a qual concorre e uma entrevista final para que o recrutador dê um feedback sobre o teste e diga se o candidato será admitido ou não para o cargo.

Para esse último encontro, no caso de o profissional não ter sido escolhido por qualquer motivo, a resposta pode ser dada por telefone, para evitar que o candidato precise se deslocar novamente até o restaurante apenas para ouvir uma negativa.

4. Avalie o perfil dos candidatos

Para trabalhar em um restaurante, é fundamental que os profissionais tenham algumas características, como entusiasmo, empatia, simpatia e cordialidade. Isso se dá pelo fato de esses profissionais, principalmente os garçons, terem de lidar diretamente com o público.

Outra característica importante é a paciência, pois o candidato precisa saber manter a calma quando tiver que lidar com situações adversas, como quando um cliente faz uma reclamação de algum prato, por exemplo.

A experiência na área também conta pontos no momento da escolha de um novo colaborador.

Como experientes, vale salientar, não se enquadram apenas as pessoas que já trabalharam em um restaurante, mas as que já têm noções de atendimento ao público, tendo trabalhado em uma loja ou outro tipo de comércio, por exemplo. Afinal, os preceitos do bom atendimento são os mesmos em qualquer tipo de estabelecimento comercial.

5. Verifique as experiências anteriores do candidato

Para saber mais sobre o perfil profissional de um candidato, buscar informações com seus empregadores anteriores é uma tarefa importante. Uma ideia interessante é ligar para antigos empregadores e tentar conseguir informações sobre o desempenho do candidato quando trabalhava na empresa.

É claro que nem sempre tudo o que é dito pelo antigo empregador pode ser levado ao pé da letra, uma vez que podem ter havido atritos no momento do desligamento do colaborador. No entanto, em casos de o ex-patrão ter dado más referências do candidato, você pode solicitar que ele esclareça o que aconteceu.

6. Contrate uma agência de recursos humanos

Para fazer uma contratação de funcionários para seu restaurante de forma mais assertiva e de acordo com tudo o que preveem as normativas legais, sugere-se a contratação de uma empresa de recursos humanos. Dessa forma, serão evitados alguns erros comuns e você poderá se dedicar 100% ao seu negócio, deixando os processos seletivos para quem realmente entende disso.

As agências de RH possuem metodologia própria e, geralmente, já dispõem de um acervo de currículos para serem avaliados no caso de contratações emergenciais. Isso facilita muito quando um profissional importante para o bom andamento do restaurante, como um chefe de cozinha, por exemplo, pede demissão e um substituto precisa ser contratado imediatamente.

Gostou das nossas dicas para saber como contratar funcionários para seu restaurante? Que tal então compartilhar este artigo nas suas mídias sociais para que todos os seus amigos vejam que você está se qualificando para prestar melhor atendimento no seu negócio? Temos certeza de que assim o seu restaurante também poderá ter mais clientela.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados