Cardápio digital: torne o seu atendimento mais eficiente. - Blog da Casa Magalhães Cardápio digital: torne o seu atendimento mais eficiente.

Cardápio digital: como tornar o seu atendimento mais eficiente.

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 12/07/2017

A nova tendência no mercado de bares e restaurantes parece ter mesmo chegado para ficar: o cardápio digital tem encantado clientes e donos de negócios. Com um visual mais moderno, boas funcionalidades na hora da compra e uma melhor interação com os clientes, esta ferramenta tem atraído muitos olhares.

Se você ainda não utiliza ou quer saber mais sobre o assunto, veja agora alguns dos motivos que poderão te fazer considerar um pouco mais esta ferramenta de vendas — afinal, cardápios digitais são capazes de otimizar seu atendimento.

Maior funcionalidade

Por um baixo custo de manutenção (que compensa pelos lucros), em vez de um cardápio tradicional impresso, usa-se um tablet com todos os itens do menu cadastrados.

Podem ser colocados todos os tipos de informações desejadas referente a cada item oferecido pelo estabelecimento. Além disso, os pedidos que forem feitos pelo dispositivo vão direto para a cozinha.

Com relação à atualização, ela é feita por meio de um sistema que sincroniza as informações de todos os tablets de uma só vez.

Agilidade na operação

Com boa usabilidade, o cardápio digital agiliza bastante o ritmo no seu bar ou restaurante. Isso porque, como falamos acima, não é necessário que o garçom passe em todas as mesas para colher os pedidos. Isso é bom para o cliente, pois ele não precisa ficar esperando o garçom chegar em sua mesa depois de ter passado em várias outras.

Para o pessoal da cozinha, essa velocidade também é uma vantagem, pois os pedidos vão chegando em ordem e não todos de uma vez, evitando que alguém que tenha feito um pedido antes receba sua refeição somente depois de todos os outros.

Impulso nas vendas

Como fica mais fácil solicitar bebidas e refeições, os clientes acabam tendo a tendência de consumir mais. Isso porque muitos consumidores podem ter preguiça de ficar esperando o garçom aparecer outra vez na mesa e acabam desistindo de comer ou de beber alguma coisa.

Nestes casos, o que acontece é que eles acabam pedindo a conta quando o garçom volta a aparecer na mesa.

Apelo visual

Em um cardápio tradicional, normalmente só são colocadas fotos de alguns dos pratos e bebidas. Isso porque a área impressa é limitada e fica muito difícil (e caro) imprimir fotos de todos os seus itens do menu.

Já no caso do cardápio digital, podem ser colocadas várias imagens de todos os produtos. Isso ajuda tanto o cliente quanto suas vendas: o cliente consegue entender melhor a concepção dos pratos e você ganha mais chances de vendas para todos os itens do cardápio. Além do mais, todos sabemos que boas imagens são ótimas ativadoras do apetite.

Controle financeiro

Outra vantagem dividida por donos de negócios e consumidores é o controle financeiro. Com o cardápio digital, acabam aquelas confusões sobre os pedidos na hora de fechar a conta. Cada mesa sabe exatamente o que foi pedido e você consegue diminuir consideravelmente as perdas referentes ao que os seus garçons esqueceram de anotar, mas também levaram para a mesa.

No final das contas, o seu caixa e o fluxo de pedidos já sai todo organizado, sem a necessidade de ficar até mais tarde para resolver estes assuntos. É muito mais controle e possibilidade de planejamento na palma da mão.

Dinamicidade

Aquela história do cliente frustrado por pedir um prato que está no cardápio, mas que não vai dar para sair porque acabaram alguns ingredientes vai deixar de acontecer. Preços atualizados à mão com etiquetas coladas no cardápio ou rasuras, que deixam uma péssima impressão, também não vão mais acontecer.

A possibilidade de todo o seu cardápio ser atualizado de uma só vez na hora que você quiser vale muito. Tanto pela sua economia quanto pela satisfação do cliente que não vai ficar salivando por um petisco que não deu para oferecer naquela ocasião.

Ainda cabe lembrar que é possível fazer promoções especiais para cada dia em que tiver algum item na cozinha que precisa ser vendido mais rápido.

Versatilidade

Pegando um pouco carona no item anterior, é importante considerar também a possibilidade da troca de cardápios para diferentes serviços em um mesmo dia.

Assim, não é necessário mais ter um cardápio impresso para a hora do almoço no seu restaurante, quando você oferece, por exemplo, um rodízio ou tem um self service funcionando e um outro menu para os clientes da noite, que terão um serviço a la carte junto com uma boa carta de vinhos.

Boa apresentação

Além de todas as vantagens de funcionalidade, economia, aumento do faturamento, praticidade, possibilidade de melhoria no atendimento e criação de novas estratégias de vendas, o cardápio digital ainda tem um apelo visual espetacular.

Podendo ser customizado com a identidade visual do seu estabelecimento, com direito a promoções especiais, ele traz um nível de sofisticação que é percebido na hora pelos seus clientes.

Essa ótima impressão acaba por trazer ao seu estabelecimento uma referência mais moderna perante seus consumidores que vão perceber que você está atento às novas tecnologias e que não tem receio de investir no conforto deles.

Apoio para o garçom

Muita gente acha que adotar o cardápio digital significa dispensar os garçons. Na verdade, não é bem assim que a coisa funciona. O que acontece quando se adota o cardápio digital é que o garçom ganha espaço para realizar o seu devido trabalho: ser um anfitrião.

Diminuindo um pouco a parte operacional do serviço (de ficar correndo para anotar pedidos e levá-los para a cozinha), o garçom fica mais livre para dar atenção aos clientes.

Ele poderá assim ajudar a escolher uma sequência de pratos que combine mais com o cliente, ajudar a harmonizar as bebidas, ajeitar mesas e cadeiras, fazer sugestões que atendam melhor a demanda do cliente e fazê-lo se sentir mais confortável e bem acolhido no seu bar ou restaurante.

Como é possível perceber, existem várias vantagens a serem ponderadas a respeito da utilização do cardápio digital. Todas elas com pontos positivos tanto para a casa como para seus clientes.

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Comentários

Uma resposta para “Cardápio digital: como tornar o seu atendimento mais eficiente.”

  1. […] qual os atendentes possuem uma padronização, seja na forma de recepcionar, ou oferecer os itens do cardápio. Por mais robotizados que possam parecer, o atendimento consegue se adaptar e satisfazer o […]

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