Expandir a empresa: saiba qual é o melhor momento para investir

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 31/01/2019
Expandir a empresa: saiba qual é o melhor momento para investir

Na correria do dia a dia, as pessoas consomem produtos prontos, congelados ou entregues na porta de casa. Assim, o investimento no mercado de food service tem se apresentado como uma interessante oportunidade para quem pretende expandir a empresa no segmento de alimentação e conveniência.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura e confira qual o melhor momento para expandir a empresa e investir no seu negócio, tendências e as principais projeções para o setor.

Por que o mercado de food service é considerado promissor?

O mercado de alimentação fora de casa tem crescido muito nos últimos anos. Segundo o Instituto Foodservice Brasil (IFB), só na última década o setor de food service movimentou mais de R$ 170 bilhões por ano no país.

Mesmo diante de um cenário de crise financeira, a receita nominal desse mercado teve um aumento de 3,9% no ano passado em comparação com o mesmo período de 2016. Já as grandes redes do ramo tiveram crescimento de 10,3% em média.

Isso significa que, mesmo com a retração econômica, a população brasileira manteve o hábito de realizar suas refeições fora de casa. Um dos motivos que explica esse fenômeno é que o segmento soube introduzir tendências mundiais no mercado nacional com o objetivo de atender às novas expectativas dos consumidores.

Além disso, o aumento da renda familiar, a popularização dos shoppings centers e a diversidade de promoções e canais de venda — que puderam proporcionar diferentes experiências de compra a esse público — contribuíram para esse resultado.

Todos esses fatores aliados ao crescimento dos centros comerciais e a variedade de opções gastronômicas disponíveis atualmente transformam o mercado de food service em um ramo atrativo e promissor para expansão — seja para bares, restaurantes, conveniências e qualquer outro segmento do ramo gastronômico que ofereça facilidade e praticidade para o dia a dia.

Como você pode ver, as perspectivas são favoráveis para quem for capaz de manter um plano de negócios atualizado e objetivo e souber considerar as principais tendências do setor.

No entanto, como identificar o melhor momento para expandir a empresa? Se você ainda tem dúvidas sobre a ocasião ideal, confira, a seguir, alguns motivos que justificam o investimento e tenha sucesso na empreitada.

Qual o melhor momento para expandir a empresa?

Como mencionado, apesar do ambiente econômico delicado no país, o setor de alimentação fora de casa tem se apresentado forte e potente, afinal, ao conseguir oferecer opções práticas e rápidas, o segmento tem conquistado cada vez mais consumidores que não dispõem de tempo para preparar as próprias refeições.

Já no ramo da conveniência, a categoria tem conquistado e fidelizado clientes que frequentam postos de combustíveis em busca de cafés especiais, salgados variados, refeições preparadas na hora e ofertas especiais de alimentos e bebidas.

Se você sonha em investir no seu próprio negócio, o mercado de alimentação fora de casa é ideal para expandir a empresa. Descubra como identificar o melhor momento para investir.

Procura dos consumidores

As constantes demandas da vida moderna tornaram o tempo nosso bem atual mais precioso. Em busca de alternativas para driblar a sua falta, as pessoas têm frequentado cada vez mais lanchonetes e restaurantes que se apresentam como soluções para quem vive na correria e não consegue realizar as refeições em casa.

Para quem trabalha fora, o problema é ainda maior, já que o horário de almoço tem sido reduzido de maneira gradativa — e com a reforma trabalhista, a tendência é que o intervalo dure apenas 30 minutos. Ou seja, a situação pode aquecer ainda mais o mercado de food service.

Apesar da situação, o Brasil tem apenas 27% de consumidores para o segmento alimentício, pois as classes C e D não contam com renda suficiente para manter o hábito de comer fora de casa. Isso significa que existe um potencial muito grande a ser explorado.

Possibilidade de diversificação no mercado

Se existe um ramo propício para as novidades é o setor gastronômico. Considerando a ampla variedade de público e suas mais diferentes demandas, os empresários do segmento tem a disposição os mais diversos nichos, isto é, as empresas podem crescer em várias vertentes.

Além das novidades se referirem aos tipos de opções, pratos e composições, a inovação também está relacionada a modelos, tecnologia e tipos de atendimento. Um dos maiores exemplos de renovação visto nos últimos anos são os food trucks, que trouxeram uma modalidade inovadora e que deu muito certo.

Entre os consumidores desse mercado diversificado também podemos destacar o público vegetariano, diabético, intolerantes à lactose, alérgicos a glúten, pessoas que preferem alimentos orgânicos e aquelas apreciadoras da alta gastronomia.

Retorno financeiro

O fraco desempenho econômico que afetou o crescimento de diversas empresas e diminuiu o poder de compra dos brasileiros, foi sentido de maneira muito mais amena pelo mercado alimentício — principalmente o setor de franquias de food service.

A principal explicação para o fenômeno é que a alimentação é uma necessidade básica do ser humano. Essa característica torna o segmento uma das áreas de mercado mais aquecidas, e ainda, faz com que o ramo seja um dos últimos a sentir os efeitos de uma crise econômica.

Por isso, quando um estabelecimento vende e/ou produz uma refeição de qualidade, oferece um bom atendimento, preço justo e dispõe de uma gestão eficiente, a tendência é que ela conquiste resultados cada vez mais positivos.

Quantia para investir

Assim como existem diversos nichos, no segmento alimentício há negócios dos mais variados tipos, tamanhos e estruturas. Isto é, o empresário pode abrir o seu estabelecimento de acordo com a quantia que ele tem a disposição.

Desde franquias até a sua própria marca, o ramo gastronômico oferece as mais variadas possibilidades de investimento, criação e empreendedorismo para quem quiser atuar no setor. Assim, com o passar dos anos e o aumento do faturamento, é possível expandir a empresa de acordo com o sucesso do negócio.

Além de identificar o melhor momento para investir, é preciso ficar atento às principais tendências para o mercado de food service. Confira.

Quais são as principais tendências para o mercado de food service?

Para enfrentar a crise, muitos empresários têm investido em ofertas, ações promocionais e novidades — além de adotar novas tecnologias com foco no cliente com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor, e ainda, conquistar a sua preferência.

Para quem quer se diferenciar no ramo, algumas tendências para o mercado podem destacar o seu negócio. Conheça as principais ideias para o setor.

Universo fitness

A procura por estabelecimentos especializados em alimentação saudável se apresenta como uma das mais fortes tendências para o segmento, afinal, as pessoas têm buscado adotar hábitos mais saudáveis como a prática de esportes e o consumo de produtos naturais, orgânicos e nutritivos.

Por isso, as projeções para os bares e restaurantes com foco no universo fitness são muito positivas.

Preparo artesanal

Outra tendência para o mercado são as comidas e bebidas produzidas de maneira artesanal, isto é, sem a utilização de ingredientes processados e industriais. Além de mais saudável, esse tipo de alimento possui um sabor mais agradável, apetitoso e com um toque caseiro.

Um exemplo do sucesso do setor é a multiplicação de estabelecimentos com produção artesanal como chocolates, cervejas e sorvetes — todos com grande potencial de crescimento e competitividade no mercado.

Experiência do cliente em foco

Na era da informação, é preciso criar maneiras atrativas de encantar o consumidor para que ele se identifique com a marca e promova o negócio para sua rede de contatos.

Por isso, muitos estabelecimentos têm investido em ferramentas tecnológicas para garantir mais conforto e agilidade no atendimento, buscando assim, melhorar a experiência do cliente — especialmente aqueles mais exigentes.

O setor de food service é um dos segmentos que mais apresenta possibilidades no mercado — tanto para abertura quanto para expansão. Por isso, se você pretende se aventurar no ramo, aproveite para identificar as melhores tendências e oportunidades para o seu tipo de negócio.

Agora que você já sabe como reconhecer o melhor momento para expandir a empresa, que tal aumentar as vendas? Confira como ampliar a sua marca e conquiste resultados ainda mais positivos.

Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados