Como abrir um restaurante com pouco investimento

Autor: Jeferson Brito Assunto: Data: 18/10/2018

O ramo de food service é um dos setores que mais cresce no Brasil. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (ABIA) esse crescimento representa em média 14,2% anual. Mesmo diante de tantos concorrentes, ainda existe espaço para novos estabelecimentos e abrir um restaurante com pouco investimento é uma tarefa difícil, mas não impossível.

 A crise econômica que temos enfrentado nos últimos anos não foi suficiente para desanimar o setor, muito pelo contrário, ela serviu de oportunidade para micro e pequenos empreendedores se aventurarem no investimento do próprio negócio de alimentação.

Os hábitos das pessoas não mudam e a falta de tempo da vida moderna faz com que mais de 30% da população brasileira realize refeições fora de casa, seja em restaurante, padaria, lanchonete ou mesmo com vendedores ambulantes.

Se você deseja empreender e montar um restaurante com pouco investimento, essas dicas foram feitas pra você. Vamos lá?

 Planejamento

Sabia que a cada 10 restaurantes que abrem, 5 fecham as portas em dois anos? O motivo é simples: falta de planejamento.

Já apresentamos um conteúdo aqui no blog sobre fatores que levam um restaurante ao sucesso, mas não custa nada reforçar. Saber cozinhar ou gostar de frequentar bares e restaurantes não é o suficiente para abrir um estabelecimento, é preciso ter o perfil empreendedor.

O planejamento é a primeira e a etapa primordial que deve ser levada em consideração. Saber exatamente o que pretende montar vai influenciar no capital a ser investido. Para saber o que será gasto inicialmente, vale colocar no papel tudo o que é essencial e o que deve ser adquirido.

Tipo de Negócio

O ponto comercial será próprio ou alugado? O tipo de serviço é self-service ou à la carte? Qual será a especialidade da cozinha? Quantas pessoas trabalharão pra você? Bom, essa é apenas uma das diversas perguntas que vão surgir.

Possuir ponto próprio já representa uma boa economia. Realizar parceria com fornecedores de alimentos também é uma forma de montar um restaurante com pouco investimento. Restaurante self-service exige menor contratação de funcionários.

Mobília e decoração geralmente são itens onerosos e que exigem uma boa quantia de dinheiro, porém dependendo da proposta visual do restaurante, muito pode ser economizado. Já pensou reutilizar garrafas de cerveja para montar arranjos artificiais? E se as poltronas ou mesas forem paletes ou carreteis de fio? Sabe aquele rádio antigo que passou por todas as gerações da família? Ele também serve como um objeto de decoração.

Ingredientes e sobras de alguns preparos podem ser facilmente transformados em subprodutos como um novo prato no cardápio.

Essas são apenas algumas ideias de um restaurante com pouco investimento e que foi pensado de forma sustentável, realizando o máximo de aproveitamento de materiais, entretanto para saber o que irá reciclar e reutilizar é necessário definir o tipo de negócio.

 Há quem prefira um empreendimento com formatação definida que é o caso das franquias. Por se tratar de um modelo de sucesso, o retorno do investimento é garantido e existem opções com diversas especialidades e que cabem em todo tipo de bolso. Vale a pena fazer uma pesquisa!

 Questões Fiscais e Sanitárias

Procurar uma empresa de contabilidade é essencial para que possa abrir um restaurante e esse é um tipo de investimento que você não pode abrir mão.

Um contador pode informar o que é necessário para montar um negócio e começar as suas operações. Ficar dentro da lei evitará uma dor de cabeça no futuro. Vale ressaltar também que o restaurante precisa estar em vigor com as normas da ANVISA e evitar complicações relacionadas com a limpeza e higiene do restaurante.

Quer saber quais são as normas exigidas para novos restaurantes? Então faça download do nosso material!

cta-guia-anvisa

Equipamentos e utensílios

 Sem dúvidas, um dos itens que mais necessitarão de reposição são os equipamentos e utensílios. Eles farão parte da rotina agitada do restaurante, sendo manuseados diversas vezes ao dia e alguns deles com vida curta limitada.

Analise bem, por exemplo, se vai preferir utensílios de plástico, alumínio ou madeira. Gastar um pouco mais no início, talvez ajude a economizar dinheiro meses depois.

Em relação aos equipamentos, será que vale a pena optar por uma marca conhecida ou um item importado sem garantia? São fatores a serem pensados e colocados no papel. Tudo isso levando em consideração o treinamento realizado com a equipe de manipulação de alimentos.

Se eles forem bem treinados, a durabilidade dos utensílios e equipamentos será maior. Realizar uma boa gestão de pessoas também é um fator que compromete com as despesas do restaurante, quanto maior a rotatividade de funcionários, maior será o gasto com tributos trabalhistas, por isso faça um bom recrutamento da equipe, realize reuniões periódicas e treinamentos constantes.

Sistema gerencial para restaurante com pouco investimento

 Acredito que o restaurante ideal pra você precisa de organização, rapidez e assertividade, correto? Um sistema para restaurante é um investimento que só vai trazer benefícios e vantagens, tanto pra você quanto para a satisfação dos clientes.

Comandar pedidos via tablet ou outro dispositivo móvel além de garantir agilidade, evita erros como aqueles de quem ainda usa caderneta de papel. Um sistema para restaurante também oferece cardápio digital, reduzindo gastos e gerando economia com materiais gráficos.

Vale contar também com a gestão simplificada e otimizada de todo o estabelecimento. Um sistema gerencial para restaurante realiza controle de estoque, compras, gerenciamento de produção, fechamento de pedidos e ainda gera relatório de vendas.

Se a sua ideia é um restaurante self-service, um sistema para restaurante com tecnologia RFID é indicado para realizar pesagem e pagamento dessa modalidade de serviço.

Como pode perceber, os benefícios são inúmeros e fornecem informações para uma melhor gestão do seu empreendimento, independente do porte, se pequeno, médio ou grande. Um sistema para restaurante exige pouco investimento e oferece infinitas vantagens.

Gostou do conteúdo? Então assine nossa newsletter para receber novidades gratuitamente por e-mail.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados