Food service, food design experience e food tech: qual o melhor para o seu restaurante?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 25/09/2018
Food service, food design experience e food tech: qual o melhor para o seu restaurante?

Food service, food design experience e foodtech, o que eles têm em comum? Ambos fazem parte do setor de alimentação fora do lar, que segundo dados do instituto de pesquisa norte americano, o Crest, em 2016 o Brasil movimentou R$ 184 bilhões, com o tícket médio de R$ 13,40. Você pode acessar mais informações sobre essa pesquisa clicando aqui.

Para empreender é essencial que você conheça bem o mercado no qual você está entrando, por isso, nos próximos tópicos vou lhe explicar o que é cada um deles e como funcionam. Não deixe de conferir!

Food Service

Em qualquer canto que você pesquisar vai encontrar algo falando sobre Food Service, inclusive em nosso blog temos vários conteúdos falando sobre esse tema.

Mas como saber se sua empresa é um Food Service? É simples, pois todas as empresas relacionadas a alimentação fora do lar são um Food Service, ele compreende toda cadeia de produção e distribuição de alimentos. Se você possui um restaurante, bar, padaria, pizzaria, cafeteria, lanchonete, churrascaria, carrinho de hot-dog, você faz parte desse grupo de empresas.

É um mercado que possui um grande número de concorrentes, mas muito dinâmico, aberto a inovação e cheio de oportunidades. Para se destacar, os empreendedores têm buscado diversas formas chamar a atenção dos clientes.

“Entre as principais razões que levam um consumidor a escolher os locais em que realiza suas refeições fora do lar, o relacionamento e a conveniência estão entre as três mais frequentes motivações, com afirmações como “gosto de lá”, “a localização é conveniente” e “sempre vou lá”, basicamente as mesmas de outros países em que o food service é mais desenvolvido.” (Fonte: http://www.ba.abrasel.com.br/noticias/403-um-horizonte-positivo-para-o-foodservice )

No conteúdo  9 segredos de um restaurante de sucesso que ninguém conta você poderá ver como alavancar sua empresa de “serviços de comida”, através de dicas importantes que muitas vezes passam desapercebidas e não são colocadas em prática.

Food Experience

Reed Hastings, Ceo da Netflix ao ser questionado sobre a metodologia da plataforma de saber a preferência do cliente através da votação, identificou uma divergência entre o que os consumidores falavam e o que realmente faziam: “Todos davam 5 estrelas para ‘ A Lista de Schindler’ e 3 para ‘ Zerando a Vida’, do Adam Sandler. Mas na verdade, ao olhar o que assistiam, era quase sempre Adam Sandler.

O que podemos tirar de lição com isso? Conhecer o comportamento do seu usuário é indispensável, pois ele não vai até seu estabelecimento simplesmente pra comer, mas principalmente por conta da experiência que sua empresa o oferece. Isso é Food Experience, favorecer ao consumidor uma experiência com sua empresa.

Encerro esse tópico citando as palavras do dono da China in Box, Robinson Shiba:

“Quando está  em um mercado onde tem uma concorrência vendendo mais ou menos a mesma coisa que você, tem que prestar um serviço UAU, onde a pessoa realmente se surpreenda positivamente quando ela se relacionar com sua empresa. Prestar um bom serviço é relacionamento humano, entenda como surpreender seu consumidor.”

FoodTech

Um combinação entre comida e tecnologia que está inovando a indústria de alimentos, os foodtech são uma nova categoria de startups que buscam soluções inovadoras para alavancar desde a produção ao consumo de alimentos.

O site  Meio e Mensagem , mencionou uma pesquisa da Organização das Nações Unidas (ONU) que diz o mundo deverá,até 2020, produzir 70% a mais de alimentos para dar conta de uma população estimada em quase 10 bilhões de pessoas. Para atender essa demanda, trabalhar a inovação se faz necessário a fim de resolver da melhor forma esse problema e gerar rentabilidade.

Segundo  Cristina Souza, foodtech ,  são empresas de alimentação (muitas ainda startups) que usam a tecnologia para implementar as tendências do setor de alimentação, incluindo-se absolutamente toda conexão da cadeia produtiva: campo, indústria, distribuição, transformadores (chefs, restaurantes, franquias, etc.) e consumidores.

Vale a pena saber!

O food experience e o foodtech não são ameaças para sua empresa, pelo contrário, são chances de alavancar ainda mais seus negócios. No Brasil temos menos de 100 foodtechs, ou seja, é um mercado novo que ainda tem muito a ser explorado.

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