Quer aumentar as vendas e expandir seu negócio? Saiba como

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 5 de dezembro de 2016
como aumentar vendas e expandir meu negócio

De fato, o foco de qualquer empreendedor é o sucesso do seu negócio. Quando a sua empresa atinge um determinado patamar positivo de vendas, existem duas opções: manter o foco e energia para que as coisas continuem bem como estão, ou aproveitar a oportunidade para expandir.

Caso a sua opção seja a segunda, saiba que existem formas eficientes de aumentar as suas vendas, atingir mais consumidores e promover o crescimento da sua empresa! Por isso, no post de hoje, veremos algumas dicas para expandir a sua empresa e aumentar as vendas, além dos cuidados que você precisa tomar neste processo. Continue lendo e confira!

Foque em não perder a qualidade

É muito comum que alguns negócios tenham uma queda sensível na qualidade dos seus produtos e serviços quando passam por uma fase de expansão.

Assim, mesmo que haja um aumento inicial nas vendas, a longo prazo a demanda cairá, porque os clientes vão buscar uma outra empresa que apresente um serviço ou produto melhor. Não caia nessa armadilha.

Seja qual for a estratégia que você escolher para expandir a sua empresa e aumentar as vendas, é fundamental que o principal objetivo seja crescer com qualidade. A necessidade de expandir a empresa é um excelente sinal, mas tudo deve ser feito com muito planejamento e controle.

Só adote uma estratégia de crescimento quando planejar com muito cuidado as etapas de expansão. E, principalmente, garanta que poderá entregar um produto ou serviço com a mesma qualidade (ou melhor!), especialmente para os clientes fiéis, que possibilitaram o crescimento do seu negócio.

Para isso, além do planejamento, foque em treinamento de pessoal e coloque os seus melhores funcionários em posição estratégica, garantindo que eles atuem como mediadores nesse controle de qualidade no processo de expansão.

Reveja o ponto comercial

Uma das principais estratégias adotadas por empresários que desejam fazer crescer seus negócios é buscar um novo ponto comercial, ou expandir o atual.

No primeiro caso, talvez seja interessante buscar um ponto com maior fluxo de pessoas ou, apenas, uma loja maior. Já no segundo, a ideia é simplesmente aumentar o espaço físico do seu atual ponto comercial, podendo oferecer maior quantidade de produtos e receber mais clientes.

Ambas as estratégias demandam cuidados. Caso sua opção seja buscar um novo ponto comercial mais adequado em outro lugar, é muito importante que você realize um estudo sobre a sua clientela.

Escolha um ponto que não seja distante do atual ou tenha certeza que seus atuais consumidores não terão problemas em buscar seus produtos e serviços numa outra localidade. Lembre-se: o objetivo é expansão — você não quer perder seus clientes atuais em busca de novos.

Já na estratégia de expandir a loja, o cuidado deve ser o de não descaracterizar o negócio e entender se existe, de fato, uma demanda maior do que a oferta.

O fato de sua empresa estar vendendo muito não significa, necessariamente, que venderá mais caso a loja seja aumentada, já que seu negócio pode ter atingido um teto de demanda, por exemplo.

Conheça os cuidados para abrir uma filial

Outra opção muito comum, e que pode ser muito interessante, é a abertura de uma nova filial. Caso o seu ponto comercial tenha atingido um teto de vendas dentro da sua localidade, essa pode ser uma excelente opção a busca de novos mercados — especialmente se a sua marca está começando a se consolidar.

Nesse sentido, uma nova filial deve ser tratada como uma empresa completamente nova, desde o processo de planejamento até o recrutamento de funcionários. E, um detalhe fundamental: realize pesquisas de mercado para saber da demanda pelos produtos e serviços que sua empresa oferece.

O sucesso do seu negócio em uma localidade específica não irá se traduzir, necessariamente, em sucesso em outros pontos. Por isso, entenda o que os potenciais clientes da nova localidade precisam e analise os seus principais concorrentes.

Crie novos canais de venda para expandir os resultados

Se a sua loja física atual atingiu um patamar em que está difícil aumentar as vendas, uma excelente opção pode ser a criação de novos canais de venda. Eles permitem uma maior capilaridade para seus negócios sem a necessidade de um investimento tão grande, como a criação de uma nova filial ou expansão da loja física.

Hoje, o principal exemplo de novos canais de venda está na internet, com a criação de uma loja virtual para sua empresa. Porém, há uma série de outras opções, como a parceria com outros empresários para a venda dos seus produtos, a busca de representantes comerciais para vender em outras localidades etc.

Novamente, é preciso tomar alguns cuidados. A criação de novos canais demanda um trabalho de divulgação e de logística que são muito importantes e, caso não você não tome cuidado, podem comprometer seu processo de expansão.

Entenda a franquia como opção para expandir

A expansão por meio de franquias talvez seja que tem maior potencial de crescimento para o seu negócio, mas é também a que mais demanda cuidados.

O potencial reside no fato de você oferecer a oportunidade de empresários de qualquer localidade do seu estado (ou até mesmo de todo país) de utilizarem sua marca, investirem no know-how da sua empresa e pagarem royalties para sua marca. De fato, as possibilidades de aumento de faturamento são exponenciais.

Porém, essa é uma estratégia de expansão que demanda muito cuidado. Primeiramente, quanto à certeza de que você estará oferecendo aos seus franqueados um serviço de qualidade, já que eles estarão investindo tempo e dinheiro na confiança de que sua empresa será capaz de auxiliá-los em seu sonho empreendedor.

Nesse caso, o principal fator a se atentar é a logística. É possível atender com qualidade os seus franqueados, mesmo que estejam distantes da sua sede?

Em segundo lugar, antes de pensar em transformar seu negócio em uma franquia, é preciso saber se sua marca está consolidada no mercado ou tem potencial de se tornar conhecida em outros lugares.

Lembre-se do que falamos no item sobre abrir uma filial: o sucesso do seu negócio em uma localidade específica não se traduz necessariamente em sucesso em outras. É preciso ter uma marca consolidada, que garante que franqueados de outros lugares possam experimentar um sucesso semelhante ao seu.

Enfim, a expansão é uma fase determinante na sua empresa, e passar por ela com qualidade e planejamento é fundamental para o sucesso de longo prazo do seu negócio. Então, escolha a melhor estratégia para o momento e, principalmente, assegure que a sua empresa manterá o padrão de qualidade que a levou a um patamar de sucesso.

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