Como aumentar as vendas no fim de ano para restaurantes?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 13/12/2019
Como aumentar as vendas no fim de ano para restaurantes?

Já está próximo do fim de ano para restaurantes e com ele,  surge uma excelente oportunidade para atrair mais clientes e aumentar as vendas. É tempo de se planejar para atender às demandas de confraternizações empresariais, festas de natal e ano novo.

Pensando nisso, elaboramos uma lista com 6 dicas que vão te ajudar na organização do seu ponto de venda durante esse período sazonal. Continue lendo o material e descubra quais são elas!

1- Selecione fornecedores de qualidade!

Normalmente, o fim de ano para restaurantes, é caracterizado pelo aumento do movimento de clientes devido ao período de datas comemorativas.

Pra esse ano, por exemplo, a ABRASEL (Associação de Bares e Restaurantes) informou que os donos de bares e restaurantes esperam um aumento de 35% na movimentação e faturamento sobre o mesmo período do no passado.

Por isso é importante certificar com antecedência quais fornecedores terão condições para garantir a entrega de bebidas e alimentos de qualidade, atendendo a demanda excedente de clientes.

Além disso, negociar preços e condições especiais de pagamentos com fornecedores de longas datas pode ajudar a economizar nesse período, afinal de contas, quanto melhor a relação com eles, maior será a chance de obtenção de descontos.

Gestão de fornecedores: Por que ela é tão importante?

2- Calcule o estoque de mercadorias

Nessa época do ano é comum os restaurantes disponibilizarem reserva de mesas para eventos festivos. Por meio desta estratégia, é possível estimar a quantidade de mercadorias necessárias para atender a demanda de clientes, evitando prejuízos financeiros com a ausência ou excesso de produtos no estoque.

Além disso, uma outra maneira de conseguir estimar a quantidade de mercadorias necessárias para atender a demanda do fim de ano para restaurantes, é por meio da análise histórica de dados de vendas e do giro de estoque referentes ao mesmo período dos anos anteriores.

3 – Elabore um menu específico no fim de ano para restaurantes

Oferecer um menu específico com promoções especiais utilizando pratos combinados e drinks diversificados, é uma excelente alternativa para melhorar as vendas no fim de ano para restaurantes.

A ideia de vivenciar uma nova experiência gastronômica, contribui para dar um toque exclusivo ao cardápio, despertando a curiosidade dos clientes.

Selecione os pratos mais pedidos e que trazem maior lucratividade para seu restaurante, desde a entrada até a sobremesa, organizando-os em um cardápio restrito.

Isso ajudará tanto no preparo da cozinha, como na redução de custos com mercadorias. Todavia, não se esqueça de trabalhar as receitas tradicionais da sazonalidade!

Como montar um cardápio de bebidas perfeito para o fim de ano?

4- Prepare o espaço interno do restaurante

É provável que o fluxo de clientes do seu restaurante seja bem maior nesse período sazonal do que nos demais dias do cotidiano, e quanto antes você se organizar para receber as confraternizações empresariais, happy hours, ceias natalinas e festas de fim de ano, mais fácil será para atender a demanda de clientes.

Se seu restaurante possui grandes mesas, essa é a hora ideal para utilizá-las! Muitas famílias preferem desfrutar do conforto e mordomias dos serviços ofertados por pacotes de ceias natalinas no dia 24, do que ter o desgaste e stress de organizar a festa na própria residência.

Organize o layout do seu restaurante prezando pela fácil locomoção dos atendentes, sem deixar de lado o bem-estar e conforto dos clientes. Lembre-se de caprichar na decoração do ambiente do restaurante, para garantir que a experiência desde a entrada até a saída do seu restaurante, seja inesquecível!

Não se esqueça do velho ditado: a primeira imagem é a que fica. Ou seja, surpreenda seus clientes de cara, e certamente eles retornarão ao seu restaurante!

5- Divulgue seu restaurante com antecedência

As pessoas costumam se programar com um mínimo de antecedência para as festas de fim de ano. Realizar uma boa divulgação com antecedência é essencial para atrair mais cliente e garantir a casa cheia durante todo o mês de dezembro.

Hoje, mais de 130 milhões de brasileiros acessam as redes sociais, que além de um excelente canal de relacionamento, também auxiliam no compartilhamento de novidades.

Portanto, utilizar as redes sociais como facebook e instagram para divulgar seu restaurante é uma ótima opção, principalmente se você tiver em mente em apresentar alguma atração especial para as datas festivas!

Como vender mais no final de ano - WEBINAR BLOG CASA MAGALHÃES

6 – Invista em ações promocionais

O que você pode fazer para alcançar mais clientes? Veja algumas dessas dicas:

  • Prospectar clientes: visitar empresas e oferecer pacotes especiais para eles;

  • Fazer parcerias: através de parceiros você pode ofertar brindes aos seus clientes e fazer algum sorteio especial;

  • Oferecer condições especiais para clientes já fidelizados: sabe aqueles consumidores que sempre estão marcando presença em seu restaurante? Uma dica é presenteá-los com algo exclusivo, um cartão fidelidade, ou voucher, por exemplo;

  • Utilize as redes sociais para engajar seu público através de sorteios.

É importante que cada ação seja devidamente registrada e divulgada. Peça aos seus clientes que compartilhem as fotos em suas redes sociais, crie uma hastag para que você possa monitorar o que for publicado e utilizar posteriormente.

7- Atenda mais clientes e reduza gastos financeiros

Para aumentar a capacidade de atendimento no fim de ano para restaurante não é necessário expandir o quadro de colaboradores.

Na verdade, essa prática além de gerar gastos para o caixa da empresa, nem sempre assegura de que a nova equipe conseguirá proporcionar melhores experiências aos clientes.

Invista na sua equipe atual!

Atente-se primeiramente para a execução dos processos do seu restaurante.

Muitas vezes o atendimento limitado se deve a falhas de execução da própria equipe, e por isso é importante observar o processo de atendimento desde o contato com o cliente até o repasse de informações entre setores como o salão e a cozinha.

Após identificar os problemas, trace ações corretivas contando com a participação e envolvimento de sua equipe, para facilitar a assimilação e melhorar a eficiência operacional.

Melhore a produtividade dos garçons

Investindo em comandas eletrônicas de pedido. Seus atendentes poderão lançar os pedidos direto do salão para a cozinha através de dispositivos móveis (tablets ou smartphones), ganhando tempo para atender mais clientes, além de melhorar a comunicação entre os setores.

Dessa forma, os garçons não precisam se deslocar para entregar as comandas na cozinha, e nem se dirigir a um terminal de atendimento para lançar os pedidos, dedicando atenção integral aos clientes no salão.

Se no salão os garçons se tornam mais produtivos com a automação, na cozinha não é diferente!

Reduza os desperdícios e erros nos preparos dos pedidos

Utilizando um KDS (kitchen display system). Com o monitor de preparos KDS, as comandas enviadas pelos garçons são organizados automaticamente pela ordem de lançamento, reduzindo atrasos na produção e entrega de pedidos.

KDS - Easyassist - Como aumentar as vendas no fim de ano para restaurantes?

Além disso, a utilização de comanda digital contribui para redução de problemas de entendimento dos pedidos, devido a anotações ilegíveis ou nas comandas amassadas, ou molhadas. Com a tela de preparos, os pedidos são facilmente visualizados, otimizando a produção dos pratos.

Siga essas dicas de fim de ano para restaurantes e tenha boas vendas!

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