Você sabe como anda o atendimento do seu garçom?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 08/08/2016
transforme o seu garçom em um vendedor de sucesso

Quando um cliente vai a um restaurante para conhecer algum dos pratos que são oferecidos, ele está comprando um produto que não vê, nem experimenta antes. É aí que o seu garçom entra em cena. Ele precisa ser comunicativo, saber entender o que o cliente quer e conhecer todos os pratos disponíveis da casa para que ele possa ter sucesso na sua venda.

Além de uma boa comida, o sucesso do seu negócio depende de um bom atendimento e isso passa pela mão do seu garçom. Um cliente bem atendido acaba gastando mais e retorna mais vezes ao seu estabelecimento.

É muito importante agregar à habilidade pessoal do seu garçom, algumas orientações que listaremos agora.

E então, como anda o atendimento do seu garçom?

Cordialidade

“A primeira impressão é a que fica”. Ser cuidadoso e cordial na abordagem é o primeiro passo para encantar os seus clientes. Cumprimentá-los com um sorriso ao entrarem e olhar no olho é bem importante. Mas nada de encarar demais, pois isso pode ser desconfortável ou mal interpretado por alguns.

Em alguns restaurantes, os garçons apenas jogam os cardápios na mesa, deixando os clientes perdidos. Um BOM garçom está sempre pronto, receptivo, se apresenta, fala o seu nome e demonstra satisfação em receber o cliente. Assim ele se sentirá acolhido e bem recebido.

Proatividade

Um BOM garçom, antes de mais nada é um bom observador. Se ele estiver sempre atento aos detalhes, conseguirá “enxergar” e se antecipar às necessidades do cliente, aproveitando todas as oportunidades que surgirem, para não só satisfazer, mas encantar.

Captar as expressões faciais ou linguagem corporal que eles estão fornecendo é essencial.

O garçom precisa ficar sempre alerta enquanto caminha pelo salão. Mas cuidado! Isso não significa que ele precise encarar as mesas. Os clientes olharão ao redor para encontrá-lo ou farão um contato visual para sinalizar que está precisando do auxílio do garçom e ficar atento a isso é um diferencial de um atendimento bem feito.

Capacidade de criar desejos

Para ter um BOM garçom, você deve apresentá-lo todos os pratos que constam no cardápio para que ele os conheça bem e possa descrevê-los com entusiasmo, despertando o desejo no cliente de experimentá-lo. Seu garçom deve saber apresentar cada item detalhadamente e saber apontar os diferenciais daquele prato.

Para alguns clientes a indicação de quem está atendendo faz toda a diferença.

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Interesse de fazer vendas adicionais

Seu garçom pode te ajudar a aumentar suas margens de lucro sugerindo outros produtos disponíveis para os clientes. Mas será que ele sabe aproveitar essas oportunidades?

Você pode incentivá-los a agregar valor as vendas. Por exemplo: Um cliente pede um drink com vodca, antes de anotar o pedido com uma vodca comum, o garçom pode sugerir fazê-lo com uma vodca especial, com maior margem. Você também pode orientá-lo a sugerir um vinho de acordo com o prato que o cliente escolheu ou aquela sobremesa imperdível.

Seu garçom sabe quais são os pratos mais rentáveis do cardápio? É, porque nem sempre o prato mais caro é aquele que oferece melhor margem e são essas as opções que devem ser sugeridas. Assim ele aumenta o ticket-médio do seu restaurante, a satisfação do cliente e quem sabe até a sua gorjeta.

Saber ganhar a confiança dos clientes

O cliente, ao entrar no seu restaurante, quer ter uma experiência única, se sentir especial. Demonstrar atenção as suas necessidades e ouvi-los é fundamental para conquistar a sua confiança. Oriente o seu garçom para pedir um feedback, mas o mais importante é valorizar essas informações. Não adianta apenas ouvir, é necessário agir.

Mesmo quando receber uma reclamação, o garçom deve dar total atenção ao cliente e manter a calma, mesmo que ele seja mal educado. Também não é positivo para o seu restaurante se o garçom quiser culpar os colegas por um erro ou ficar se explicando demais. O que o consumidor espera é que ele mostre solidariedade, peça desculpas pelo ocorrido, mesmo que ele não seja o culpado e faça algo para solucionar a situação de forma rápida.

Não é a toa que os clientes que costumam voltar ao seu restaurante tenham um garçom preferido. Foi esse que soube ganhar a sua confiança.

Transformar o cliente em amigo

O trabalho do garçom não acaba quando a conta é paga. Tão importante como saber receber o cliente é saber finalizar o atendimento. Quando o garçom passa por todas as etapas do atendimento e o encerra com cordialidade e simpatia, o cliente não só fica mais propício a voltar, como também ele poderá se tornar um grande divulgador do bom atendimento do seu restaurante. E a melhor propaganda é a boca a boca.

Gostou? O seu garçom já pode colocar tudo isso em prática e alavancar as suas vendas.

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