Supermercado online: saiba porque apostar nesta tendência!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 20/08/2018
supermercado-online-saiba-porque-apostar-nesta-tendencia

A internet mudou nossos hábitos de consumo e os supermercados estão sendo fortemente influenciados por esses novos costumes. Não é à toa que grandes marcas já estão apostando em levar seus supermercados para o e-commerce. Assim, a difusão do supermercado online é uma tendência cada vez maior, principalmente em grandes centros urbanos.

Vários empresários possuem planos de negócio para entrar no ramo de supermercados virtuais. No entanto, ainda existem muitas dúvidas sobre esse assunto.

Se você quer saber tudo sobre supermercado online, então continue a leitura!

Como funciona um supermercado online?

Assim como qualquer outra loja virtual, o consumidor acessa o site do supermercado, escolhe os produtos, adiciona ao carrinho virtual, faz um cadastro informando dados pessoais e o endereço de entrega, escolhe o método de pagamento e finaliza a compra. O supermercado ficará encarregado de selecionar os produtos escolhidos e realizar a entrega no prazo acordado.

Como montar um supermercado online?

O primeiro passo é criar o site do supermercado. O ideal é contratar uma empresa especializada em programação e interface de sites para desenvolver uma estrutura de acordo com o seu público-alvo. É importante também, possuir um software prático e intuitivo para as vendas virtuais, onde os clientes possam realizar as compras sem complicações.

Feito isso, o próximo passo é pensar na logística do negócio. É preciso planejar e gerenciar o estoque, organizar os pontos de distribuição pela cidade de forma eficiente, assim como, direcionar uma equipe especializada para cuidar das vendas online.

Para garantir credibilidade para o seu supermercado online é imprescindível deixar claro para o consumidor as especificações do serviço de entrega, como o valor do frete, o prazo e a disponibilidade e dias e horários.

Como ter um supermercado online de sucesso?

Agora que você já sabe os primeiros passos para montar um supermercado online, acompanhe algumas dicas importantes para você ter sucesso com seu novo negócio!

Aposte nos aplicativos

A grande diferença do supermercado virtual é oferecer praticidade, qualidade e conforto para o cliente no momento da compra. Portanto, uma dica relevante para quem vai investir nesse ramo é criar um aplicativo para celulares. Isso garantirá que o consumidor realize o pedido de qualquer lugar e com facilidade.

Ofereça suporte aos clientes

É importante oferecer opções de contato rápidas e eficientes. Assim, o consumidor conseguirá sanar qualquer dúvida durante o processo de compra e entrega das mercadorias. Esse suporte vai garantir mais qualidade para os serviços do supermercado online, e consequentemente, aumentar a satisfação do cliente.

Amplie sua equipe de funcionários

Para obter sucesso, você precisará de uma equipe para executar as atividades operacionais do supermercado virtual, como selecionar, separar, embalar e levar os produtos até o domicílio do cliente.

O número de novos funcionários varia de acordo com o número de centros de distribuição que o seu negócio possui. É importante que quando um cliente fizer um pedido, exista um funcionário disponível e que consiga atender a solicitação dentro do prazo estabelecido.

Invista no marketing online

O seu público-alvo são consumidores ativos na internet, portanto, é preciso investir em divulgação online, com foco no grupo específico que você deseja alcançar e na região que você atuará com os serviços de entrega.

O Facebook Ads e o Google Adwords são bons exemplos de ferramentas para fazer anúncios patrocinados e atingir um número relevante de prospectos para o supermercado online.

Quem são os clientes de um supermercado online?

De modo geral, os clientes de um supermercado online são pessoas que possuem pouco tempo disponível no cotidiano, estão sempre conectadas na internet, e geralmente, possuem uma renda mais elevada. O supermercado virtual também ganha a preferência daqueles que não querem sair de casa para fazer esse trabalho.

Esse público não se importa em pagar um pouco mais para desfrutar da comodidade de receber suas compras no conforto do lar. O essencial é otimizar seu bem mais precioso: o tempo.

Portanto, esse serviço tende a ser mais aceito em grandes centros urbanos. A ideia é focar os esforços em localidades maiores, onde você possa atingir os consumidores em larga escala. Assim, o negócio tende a ir crescendo aos poucos.

Supermercado online é lucrativo?

Sim, desde que você se esforce para ser um empresário inovador, invista em novas tecnologias e não tenha medo de se arriscar em novos modelos de gestão.

Além disso, o supermercado online é uma excelente maneira de se diferenciar dos demais concorrentes, oferecer um serviço diferenciado para os consumidores e ainda ganhar competitividade no mercado varejista.

Muita gente ainda tem dúvida de como um supermercado online pode lucrar. Acompanhe e descubra como!

A primeira forma é cobrando uma taxa de serviço sobre cada entrega. Muitos supermercados online cobram a taxa de R$ 9,90 pelo serviço, sendo esse um valor bem acessível para o cliente receber as compras em casa.

A segunda maneira de obter lucros em um supermercado online é com o próprio valor das mercadorias oferecidas, já que os preços costumam ser mais caros.

Veja o exemplo: suponha que o feijão esteja custando R$ 4,00 o quilo. No supermercado virtual você pode oferecer o produto por R$ 4,20, por exemplo. Dessa forma, com o acréscimo de pequenos valores, você terá um bom lucro, principalmente quando fidelizar os seus clientes.

Como fidelizar os meus clientes no supermercado online?

A fidelização de clientes é um fator essencial para o sucesso de um novo negócio e para a continuidade dos projetos já existentes.

Para atingir esse objetivo, deve existir um alinhamento com as estratégias de marketing da empresa. Engajamento via Fan Page no Facebook, e-mails de marketing, e sistemas de bonificação são algumas das estratégias que fazem parte da caminhada para o sucesso de supermercados online.

É imprescindível analisar seu público-alvo para direcionar os esforços e nortear as suas ações no decorrer da implementação das suas atividades de vendas online.

O e-commerce é uma tendência global e as oportunidades desse ramo de negócio são uma crescente constante. Portanto, entrar nesse nicho de mercado é uma estratégia de sobrevivência para muitas empresas, e quem sair na frente, irá se destacar diante dos concorrentes de mercado.

O que você achou desse post sobre “supermercado online: saiba porque apostar nesta tendência!” ? Deixe seu comentário e assine a nossa newsletter.


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados