Você já ouviu falar da gestão financeira 360º para supermercados?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 26/07/2017

Existem alguns conceitos que podem mudar completamente a forma de fazer a gestão financeira em um negócio. Um deles é o que explica o papel da gestão financeira 360º. Com um pouco de entendimento e uma aplicação correta da metodologia, é possível começar a aplicar a ferramenta no seu supermercado e perceber as finanças de uma outra maneira.

Para falar de sobre isso, é importante pensar sobre algumas variáveis que envolvem o seu negócio: tempo, indicadores de desempenho, planejamento, atuação de diversos atores, planos de contingência, melhoria contínua, entre outros.

A fim de conhecer essa nova possibilidade, também é importante se abrir a novos desafios e ferramentas que podem trazer melhores resultados.

Se você não entende sobre o funcionamento desse conceito, não se preocupe. A seguir, confira o Guia da gestão financeira 360º para supermercado e transforme a realidade da sua empresa

1. Conceito: o que é Gestão financeira 360º

Quando se fala em gestão financeira 360º, é preciso pensar em pelo menos dois aspectos: aquele que analisa as finanças das instituições considerando passado, presente e futuro; e outro que exige que os indicadores envolvidos na realidade financeira da empresa sejam avaliados permanentemente e de forma muito mais crítica e cuidadosa.

A referência aos 360º é justamente para mostrar que é preciso ter uma visão sistêmica, que considere diversas possibilidades e variáveis. Nenhum fator que influencia as finanças do seu supermercado deve ficar de fora dessa análise, como:

Para ter a percepção de como esse processo pode ser feito, é importante colocar a empresa no centro da questão e listar todas essas variáveis ao redor, com seus respectivos planos de ação.

2. A relação com o tempo

Se o seu supermercado optar por colocar o foco na questão temporal, é preciso ter um registro detalhado das operações financeiras ao longo da história da instituição. Muitas vezes, será necessário resgatar documentos físicos, números de faturamento, dispêndio com impostos, gatos com pessoal, entre outros.

Se esse processo já estiver digitalizado, talvez seja mais simples, pois vai permitir que os dados sejam comparados de forma eletrônica ou automatizada com o apoio dos sistemas.

Tenha um olhar crítico sobre o histórico das finanças, identifique pontos de melhoria e contextualize com a época analisada. É importante lembrar toda as especificidades do período para que a análise não seja falha.

Por exemplo, considere que o índice inflacionário há 10 anos era muito diferente do apresentado hoje, assim como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Em função disso, a sua percepção de ganho pode sofrer alterações quando comparada a outros períodos.

3. Olhar passado e presente para direcionar o futuro

Se os dados do passado e do presente foram levantados e as realidades analisadas, é hora de pensar em como isso poderá mudar efetivamente as finanças de seu supermercado.

Os números precisam direcionar o melhor caminho de gestão a seguir. Eles devem representar uma espécie de mapa que pode guiá-lo sobre escolhas, decisões administrativas, tecnológicas e mercadológicas.

É nessa hora que o segundo aspecto deve ser envolvido. Você não pode ter uma correta percepção sobre o seu negócio se não houver maneiras de dimensioná-lo de forma objetiva.

Os indicadores de desempenho gerenciais são excelentes ferramentas para isso, pois sinalizam um esforço que precisa ser feito em prol de alguma melhoria ou ganho real. É possível traçar indicadores de nível tático, quando consideram o curto prazo; ou estratégico, que consideram questões em médio e longo prazo.

4. Indicadores de desempenho em giro

A gestão financeira 360º mostra aos gestores de supermercados que é preciso ter um olhar crítico sobre os próprios indicadores de desempenho. É importante criar uma rotina que incentive os diversos atores da instituição a observá-los de forma diferente, como algo que está em constante movimento e aperfeiçoamento.

Não adianta ter um grupo enorme de indicadores se eles não fazem sentido para a instituição ou não são avaliados como deveriam.

Um indicador não é algo que deve ser alterado mês após mês, mas obedecer a uma certa lógica que busque um dinamismo na instituição. Os indicadores de desempenho financeiros são dos mais importantes, pois são um termômetro sobre a saúde do negócio.

Ter uma prática constante e analisar de forma frequente (por meio da ajuda de softwares de gestão) pode facilitar tanto para os colaboradores, quanto para os atores envolvidos.

5. Atores envolvidos no alcance de resultados

Não dá para pensar em indicadores de desempenho sem compreender o quanto os diversos atores estão envolvidos. Considere como o seu fornecedor contribui para que a sua mercadoria esteja na gôndola no prazo e da maneira correta.

Pondere, também, sobre como o seu cliente contribui para o giro de estoque e entenda como o seu funcionário coopera para que todas as entregas sejam feitas e manter o funcionamento do supermercado.

A partir disso (e, claro, considerando os indicadores de desempenho que você já tem), trace planos de contingência que sejam realmente capazes de auxiliar em um momento difícil. Por exemplo, em uma crise financeira ou qualquer outro problema pelo qual o seu negócio possa passar.

Da mesma forma, crie planos preventivos que consigam evitar problemas ou situações de risco. Observe quantos atores existem ao redor da sua empresa e os perceba como essenciais para que as suas finanças funcionem.

6. Melhoria contínua

Qualquer ferramenta de gestão deve ser norteada por uma ideia básica: melhorar continuamente. Isso só é possível quando os processos são planejados, executados, testados e melhorados de maneira cíclica, ou seja, a evolução nunca deve parar.

Com a gestão financeira 360º não é diferente. Independentemente se você escolhe um olhar mais focado no tempo ou deseja uma atuação baseada na gestão de indicadores, ter a percepção do todo será sempre fundamental.

É preciso pensar que as pequenas coisas do supermercado – como a disposição das mercadorias, a perda de material por prazo de validade, ou as políticas promocionais – podem influenciar na gestão do seu negócio.

Por isso, se existe um objetivo a ser alcançado, é preciso ter uma meta atrelada a esse objetivo e uma série de ações que visem ao alcance dessa meta.

Prontinho! Agora você já sabe a importância da gestão financeira para seu supermercado. Agora, só falta aplicá-la.

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