Expansão de supermercados: como saber se é o momento certo?

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 18/12/2017

Se você veio parar aqui, provavelmente está cogitando a possibilidade de expandir a sua empresa, mas ainda tem algumas dúvidas e receios sobre o assunto. Foi pensando em você que preparamos esse conteúdo sobre a Expansão de Supermercados.

Esse texto irá abordar três pontos-chave para garantir que a expansão da sua empresa seja feita de forma segura e sustentável. Agora vamos ao que interessa: como saber se é a hora de expandir!

É o momento para pensar em expansão de supermercados?

Para saber se é o momento de fazer a expansão dos negócios, é importante começar por um reconhecimento da situação atual do supermercado. Isso dará máximo entendimento sobre o que pode e deve ser feito e quais são as possibilidades a respeito desse aumento.

Para descobrir se essa é a hora certa de pensar em expansão, é necessário realizar uma análise estruturada, mas simples, de alguns fatores. Entre eles, estão:

1. Verifique qual é o volume de público e vendas

Um dos pontos que indicam se chegou a hora de aumentar a operação do seu supermercado é se ele está indo de vento em popa. Nesse caso, dois elementos apontam para essa direção: o consumo e os compradores.

Em primeiro lugar, analise como anda o comportamento das vendas. Se elas têm aumentado com o tempo, então esse é um sinal de que o negócio tem ganhado robustez. Com isso, pode ser o momento de ampliar a operação para conseguir dar conta de todas essas conversões.

Outra questão é o público. Com um número maior de pessoas procurando o supermercado, há uma possibilidade de crescimento do volume de compras. Assim, a falta de uma expansão pode limitar o aproveitamento dessas oportunidades.

2. Analise como estão os recursos financeiros

Expandir sempre custa dinheiro, então é preciso que o estabelecimento tenha os recursos adequados para conseguir dar esse salto no tamanho. Nada mais justo, portanto, que fazer uma verificação de como está a parte financeira do supermercado.

Verifique, por exemplo, qual é o faturamento mensal e, principalmente, o nível de lucratividade. Com valores elevados sobra mais dinheiro para empregar na expansão de supermercados.

Porém, é fundamental também ficar de olho em outro aspecto: o nível de endividamento. Se o supermercado contraiu muitas dívidas, empréstimos e financiamentos, provavelmente não terá o dinheiro necessário para crescer, sendo prudente esperar um pouco.

3. Observe como anda o mercado

Além de tudo, é importante pensar como anda o mercado e o comportamento de consumo, como um todo. Graças a essa análise, é viável entender qual é o potencial de desempenho e se é um bom momento para investir.

Para se ter uma ideia, quase 7 em cada 10 brasileiros optam pelos supermercados na hora de comprar alimentos. Somente em 2014, esse fato contribuiu com mais de 70 bilhões de dólares para o PIB brasileiro.

Tudo isso indica que, de forma geral, o consumo nos supermercados é bastante significativo. Além de tudo, vale a pena realizar uma análise local, identificando concorrentes e oportunidades de atuação — como com a diversificação do mix de produtos.

4. Faça um levantamento dos riscos

A partir disso, é importante fazer uma análise de quais são os riscos envolvidos na operação de expansão de supermercados. Mesmo que o cenário seja favorável, essa é uma operação que pode ou não dar certo — e o melhor é que seu estabelecimento esteja pronto para tudo.

Observe, por exemplo, quais podem ser os custos extras, quais são as chances de o local não oferecer os resultados de vendas esperados e quais podem ser os planos de contingência para diminuir as perdas. Isso permite que você tome uma decisão embasada e realista, permitindo que a gestão esteja preparada para tudo o que acontecer.

5. Comece o planejamento

Se, depois de toda essa análise, você chegou à conclusão de que a expansão de supermercados é o melhor caminho, então é fundamental dar início ao começo do planejamento. A atuação precisa ser intensamente estruturada e, portanto, esses cuidados preventivos são indispensáveis.

Verifique qual deve ser o momento preciso da ampliação, quais serão os processos executados, o orçamento definido e assim por diante. A partir disso, o processo de crescer e atingir níveis melhores terá início rumo ao sucesso com a nova loja.

Agora que você já sabe o que é necessário para descobrir se você está pronto para expandir, não esqueça de acompanhar o nosso blog para mais conteúdos e de se cadastrar para receber os nossos materiais.

 

Até a próxima!


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