Afinal, como empreender com sucesso? Confira 5 dicas do Senac!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 6 de dezembro de 2017
Como empreender com sucesso

Nos último 2 anos, o Brasil passou pela maior recessão econômica da sua história. Diante disso,  saber como empreender com sucesso, pode ser a chance de dar a volta por cima, tanto pela necessidade de driblar o desemprego frente a crise econômica, como pela oportunidade de realização pessoal e financeira em ser dono do próprio negócio de forma sustentável. 

Como empreender com sucesso no segmento de alimentação fora do lar?

O segmento de food services vem apresentando boa resiliência diante das adversidades econômicas do país. Segundo fontes da IFB – Instituto Foodservice Brasil, o setor faturou R$ 184 bilhões no ano de 2016, tendo incremento de 3%. Para  Paulo Solmucci, o presidente-executivo da ABRASEL (associação brasileira de bares e restaurantes), o setor está longe de crescer, contudo, desde o primeiro trimestre de 2017, os resultados vem se mantendo em constante crescimento, devendo se estabilizar em 2018.

Apesar do cenário otimista, é importante se capacitar antes de investir no segmento de food service. Pensando nisso, convidamos o consultor de produtos educacionais do Senac-CE, Wagner Forte, para te contar 5 dicas de como empreender com sucesso, para te ajudar nessa missão. Confira:

1. Conheça o seu mercado

O mercado de alimentação fora do lar proporciona inúmeras possibilidades de atuação, e para saber como empreender com sucesso, é preciso conhecer bem o seu mercado. Dentre as oportunidades do segmento de alimentação fora do lar, tem-se bares e restaurantes, que se destacam por serem locais que proporcionam entretenimento ao público. O segmento de Marmitarias, por outro lado, destaca-se pelo aumento da demanda por alimentação básica fora do lar. Além desses, ainda existem as empresas que prestam serviços de alimentação para cobertura de eventos.

Por isso, é importante estudar o segmento de mercado antes de tomar a decisão acerca de qual modalidade investir. A grande tendência, segundo Wagner, são investimentos em empresas de pequeno porte, pois além de necessitar de baixo capital inicial, também necessitam de baixo custos fixos com mão de obra.

2. Faça um plano de negócio

O planejamento é fundamental para qualquer empresa de mercado.  A elaboração do plano de negócios servirá de base para nortear a sequência de ações de estruturação e execução do projeto.

Com o plano, você podervisualizar toda a viabilidade do negócio, podendo apresentar para instituições de fomento como (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social – BNDES, Banco do Nordeste – BNB, entre outras instituições) em busca de apoio e incentivo financeiro para obtenção e recursos. Além disso, o sócio investidor também é uma ótima opção de obtenção de recursos, principalmente por se tratar de um investimento de rápido retorno.

OBS: Vale ressaltar porém que o trabalho em sociedade pode ser um meio de obtenção de recursos financeiros e intelectuais. Entretanto, para o sucesso a parceria, é importante que haja um bom relacionamento entre as partes, pois vão compartilhar responsabilidades, preocupações,  sucessos, aprendizados,  e claro, o capital.

3. Conheça e se atente às normas legais de funcionamento

O ambiente de trabalho no mercado de alimentação, seja ele na própria residência, ou em um espaço comercial, requer uma atenção especial ao cumprimento das normas de segurança para o seu funcionamento, conforme o código de postura e zoneamento do município, assim como as leis trabalhistas e exigências sanitárias, para garantir a segurança dos clientes, e do próprio negócio.

OBS: Além disso, contar com um profissional de contabilidade experiente no segmento de alimentação, pode ajudar na abertura da empresa, assim como nos controles financeiros e tributários do dia-a-dia da operação dos negócios, assegurando a operação do estabelecimento de acordo com as exigências legais.

4. Capacite-se para gerir seu negócio

Para saber como empreender com sucesso, é preciso está apto para gerir o próprio negócio, nesse sentido, o empreendedor precisa estar sempre em busca de informação e conhecimento para aproveitar as oportunidades no mercado.

Segundo a pesquisa de sobrevivência das empresas realizada pelo SEBRAE, das empresas inativas, apenas (34%) dos donos afirmaram ter participado de algum curso para melhorar o conhecimento sobre como administrar um negócio. Por isso é tão importante que o empreendedor tenha o conhecimento técnico do negócio (saber fazer), e tenha conhecimento gerencial (gestão de pessoas e processos) para gerir a empresa.

OBS: É importante procurar cursos de especialização em instituições de ensino para otimizar os resultados da sua empresa. O Senac, por exemplo, possui diversos cursos de capacitação profissional no ramo de alimentação, de gestão empresarial, assim como em outros diversos segmentos de mercado.

5. Utilize a tecnologia a seu favor!

Diante do aumento da competitividade entre as empresas, é preciso inovar nas estratégias para atrair e fidelizar clientes. E nessa batalha comercial no mercado de alimentação, para saber como empreender com sucesso, a tecnologia precisa estar presente para auxiliar na gestão dos negócios.

Contar com um software de gestão capaz de realizar o controle financeiro e o giro de estoque, é essencial para organização financeira da empresa. Além disso, investir no processo de atendimento dos clientes pode fazer toda a diferença na experiência de compra dos clientes. Por isso, contar com um sistema automatizado que acelere o atendimento, garantindo a satisfação dos clientes, contribuirá também para o aumento das vendas.

Por fim, invista em um plano de gestão de mídias digitais como forma conhecer e atrair clientes, bem como, a criação de conteúdos para ampliar a visibilidade dos produtos da sua empresa.

Conhecer as novidades e inovações presentes no segmento, e fazer um planejamento bem estruturado, pode fazer toda a diferença entre investir em um negócio de sucesso.

Aproveite essas dicas e tenha boa sorte nos negócios!


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários