Como tornar o seu operador de caixa mais eficiente

Quem atua no varejo sabe que na equipe não pode faltar um profissional valioso: o operador de caixa.
Responsáveis pelo retorno do seu capital, basta um deslize deles e o estrago está feito. Logo, aumentar a produtividade dos operadores e torná-los mais ativos faz parte da estratégia da sua empresa.
Ter uma alta rotatividade pode ser nocivo. É preciso diminuir a taxa de turnover, ou seja, reduzir o número de demissões e admissões.
Por isso, temos um guia completo para acertar na admissão e como otimizar o trabalho da sua equipe de caixas. Se interessou? Continue lendo e confira!
O que é operador de caixa?
É o funcionário que atua na linha de frente do varejo. Por receber os pagamentos, o operador de caixa está em contato direto com os clientes.
O que faz um operador de caixa?
A sua principal função é atender os clientes. Além disso, ele também deve:
- fazer abertura e fechamento do caixa
- registrar produtos das vendas
- receber pagamentos e repassar troco
- controlar o estoque
- controlar o financeiro
- emitir nota fiscal
Quais habilidades um operador de caixa deve ter?
Para contratar um operador de caixa não é exigido curso superior, entretanto é válido atentar-se para dois fatores:
- Técnicos
- Comportamentais
Os fatores técnicos tem a ver com as aptidões típicas do cargo como por exemplo, ter prática com números, ou ser bom em matemática.
Dentre os fatores comportamentais são exigidos simpatia e cortesia para um bom atendimento. Além disso, ser ágil, honesto, paciente e organizado são virtudes essenciais.
Qual o salário de um operador de caixa?
O salário de um operador de caixa pode variar de acordo com a região, experiências e qualificações. Hoje, existem vários cursos técnicos para a formação de operadores de caixa.
Para você ter uma base, a média salarial da função no Brasil em 2020 é de R$1.154,19 para uma jornada de 43 horas semanais, de acordo com o site Salario.com.br. Além do salário, é preciso analisar quais outros tipos de benefícios serão ofertados.
Dicas para aumentar a eficiência do seu operador de caixa
Então, agora que você já sabe a função e a gratificação dessa categoria, chegou a hora de torná-los mais produtivos.
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Capacite a equipe em atendimento ao cliente
Os clientes podem ter contato com os operadores de caixa no começo da experiência de compra ou na conclusão da mesma.
Por isso, a equipe de frente de caixa tem papel decisivo na fidelização dos clientes. Logo, tão básico quanto trabalhar com promoções é contar com uma equipe pronta para atender.
Então, reforce as boas práticas de atendimento ao consumidor. Além disso, durante os treinamentos repasse informações importantes.
Veja algumas delas:
- história da empresa;
- detalhes sobre os produtos mais vendidos da loja;
- dados sobre promoções e ofertas.
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Tenha processos bem estabelecidos
Um profissional que não que não esteja bem orientado, traz prejuízos a sua empresa.
Por isso, não corra riscos, certifique-se que os processos estejam claros para todos. Contudo, esse trabalho não deve se limitar a passar informações. O gestor deve manter um apoio contínuo, criando espaços para feedbacks, dúvidas e sugestões.
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Trace metas individuais e para equipe
Manter a motivação não é uma tarefa fácil. Contudo, existem estratégias para isso. A mais conhecida delas é a definição de metas individuais e coletivas.
Todavia, se não for bem planejada, a adoção de metas pode causar o efeito inverso. Isso porque muitos gestores crêem que quanto maior a meta, mais encorajado estará o funcionário.
Então, antes de qualquer conclusão, faça uma análise completa de mercado, da empresa, dos concorrentes e tudo que estiver ligado ao seu nicho.
Todas essas informações são importantes para que se trace metas reais. E com isso, uma equipe mais empenhada.
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Reconheça os profissionais de destaque
Um colaborador que atinge as metas com frequência deve ter uma atenção especial. Uma vez recompensado, ele tem mais chances de repetir e superar seus feitos.
Brindes, folgas e comissões em dinheiro, podem ser bons exemplos para estimular sua equipe.
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Ofereça um ambiente agradável e espaços funcionais
É dando que se recebe, não é assim o ditado? Por isso, antes de cobrar resultados, garanta uma estrutura física própria para execução do trabalho. Além disso, é vital que o material de trabalho esteja impecável.
Mas, lembre-se: não se atente só às garantias físicas.
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Utilize sistemas especializados para operadores de caixa
O uso de sistemas especiais para esse tipo de função colabora com o crescimento da empresa e da equipe.
Por isso, pesquise e adote tecnologias que deem à sua empresa soluções completas em automação comercial.
Quer contar com as melhores soluções para o seu negócio? Entre em contato com a nossa empresa, vamos ajudá-lo.
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Oi! gosto muito de seus artigos, informativos e atual. Parabéns
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amei saber de tudo isso
ate pq acabei de entrar em uma empresa como caixa
me ajudou super para eu ficar bem mais esperta
postem mais sobre esses assuntos
tmj tlgd e noissssss 🙂
EXCELENTE MATERIA : VOM CONTÚDO PRATICO E OBJETIVA, ASSINEI O BOLG COM MEU EMAIL PESOAL E NAO DA EMPRESA PARA QUE NENHUM SE PERCA NA CAIXA DE SPAM
Olá Marcelo,
agradecemos o seu contato e ficamos felizes em saber que nosso artigo te ajudou.
Estamos aqui para qualquer dúvida.
Bom dia
Gostaria de saber se tem como liberar as informações e treinamentos pelo Whatsapp, para passar para os nossos funcionários?
Oi, Stela!
Não oferecemos treinamentos via Whatsapp.
De qualquer forma, agradecemos pela visita e pelo seu comentário.
Valeu pela dica , abraços.
Obrigada pelo comentário!
Gostei muito do que li e certamente agregará conhecimento no meu dia à dia de trabalho.
Oi Eliane
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