Ações promocionais no supermercado: engaje a equipe e aumente as vendas

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 16/09/2018
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É de conhecimento geral que diante de momentos de crise econômica o consumidor brasileiro tende a economizar seu dinheiro e pensar bem antes de fazer suas compras. Esse fato pode acabar por desmotivar a equipe e desgastar a relação dos colaboradores com a empresa. Uma das melhores formas de se trabalhar isso é por meio de ações promocionais no supermercado.

Ações promocionais no supermercado

Ações promocionais, na verdade, são mais do que estratégias de marketing pontuais com objetivos específicos. São ótimas opções para alavancar as vendas, fidelizar clientes, engajar a equipe de colaboradores e até mesmo se livrar daquela mercadoria encalhada.

Antes de pensar a ação e procurar formas de viabilizá-la é fundamental que seja realizado um planejamento completo de execução, onde devem ser definidos pontos importantes como: objetivo principal, verba destinada, público alvo e o retorno desejado.

Mas como existem diferentes formas de realizar ações promocionais no supermercado, vamos facilitar o processo para você e apresentar uma forma prática de planejar e executar uma ação efetiva, em quatro passos.

 1. Pensamento Estratégico

Pensar em um plano de execução é o primeiro passo a ser feito e onde todos os detalhes da ação devem ser estabelecidos. Começar definindo o objetivo é o ideal, existem algumas perguntas que devem ser feitas neste momento:

  • Por que estamos fazendo essa ação?
  • O que esperamos ter como retorno?
  • Qual a verba que podemos investir?
  • Para quem vamos destinar a ação?

Após cada pergunta ser respondida em detalhes e pensada com cautela é fundamental que exista uma documentação de todo o processo que deverá ser feito adiante, definir os responsáveis pela execução e como cada participante da equipe deve se engajar no processo.

Esse processo é imprescindível para que não exista nenhum erro futuro e a ação seja realizada em vão, além de desperdiçar tempo e dinheiro que poderiam ser investidos em algo mais efetivo.

2. Deixe a criatividade fluir

No momento de pensar em formas de viabilizar a ação é importante se certificar de que todos os participantes do processo estejam com a mente limpa e livre de assuntos externos, naquele momento o foco deve estar totalmente centrado na ação promocional.

A princípio todas as ideias são boas ideias, pode parecer uma colocação estranha, mas esta é a melhor forma de deixar a criatividade livre e quase sempre é assim que nascem os grandes feitos. Ter o máximo possível de sugestões e depois refinar e aprimorar a lista até chegar na escolha certa de como será a ação promocional é o caminho para o sucesso.

É importante pensar fora da caixa e tentar fugir do comum, mas procurar referências e ver o que está sendo feito fora do Brasil ou pelo seu concorrente também é um meio de se ter uma base inicial que se desdobrará em uma ideia vencedora.

3. Engaje a equipe

Uma equipe participativa e centrada no projeto é essencial para obter bons resultados, funcionários engajados se esforçam mais, se sentem mais incentivados para propor e contribuir e investem mais tempo no trabalho.

Contudo, sabemos que nem sempre engajar a equipe e manter a participação de todos é uma tarefa fácil, mas com a motivação certa e uma liderança eficaz é possível conquistar este feito. Uma boa forma de garantir a participação da equipe é permitir que todos tenham um espaço convidativo para se expressarem e serem ouvidos, isso fortalece a união do grupo e mostra a valorização dos funcionários.

O método de recompensa é bastante abordado na psicologia e é bastante usado para incentivar e engajar os colaboradores com a bonificação pelo sucesso, esse meio pode ser moldado de diversas formas, inclusive como uma tipo de premiação para a melhor ideia ou pra quem trouxe mais resultados, e não é obrigatório que seja em dinheiro: brindes, viagens, jantar com acompanhante e até mesmo folgas podem ser opções de recompensa.

4. Mensure os resultados de todas as lojas

Após as ações promocionais no supermercado serem finalizadas é hora de controlar os resultados e analisar se a estratégia utilizada foi de fato efetiva e o que pode ser replicado e alterado nas campanhas futuras, além de constatar se o objetivo definido foi alcançado e se o planejamento foi seguido e executado com maestria.

Observar a reação e o engajamento do público também pode ser um tópico interessante de ser analisado, fazer a contabilidade de clientes que participaram e aplicar pesquisas de satisfação é uma opção, dar uma olhada nas redes sociais do estabelecimento e ver o que participantes da ação estão comentando por lá.

E o mais importante, conferir se o retorno em relação ao investimento foi satisfatório. Existem sistemas que fazem tudo isso automaticamente desde formar a promoção até calcular o desempenho de vendas e o controle de metas.

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