Como aumentar as vendas no supermercado durante o fim do ano [ + Playlist ]

Autor: Jeferson Brito Assunto: Data: 11/12/2019
COMO AUMENTAR AS VENDAS NO SUPERMERCADO DURANTE O FIM DO ANO [ + PLAYLIST ]

Quando se aproxima o fim do ano, surge um dos momentos mais agitados do varejo: o natal e o ano novo. Neste período os corredores dos supermercados costumam ficar lotados com clientes à procura dos itens para a ceia natalina e comprando artigos de decoração em geral. Apesar do ótimo fluxo de clientes, para aumentar vendas no supermercado é necessário planejamento e organização no PDV para tirar o melhor proveito desse período de sazonalidade.

Metas: defina onde quer chegar

Meta de vendas não são definidas de forma aleatória. É preciso de um parâmetro, que normalmente se encontra em um relatório de vendas, referente a períodos anteriores e assim, definir um número para a performance atual desejada.

Existem diversas metas a serem escolhidas: vendas geral, ticket médio, venda cruzada, etc. Para atingi-las será preciso comprometimento da equipe, então é interessante criar programas de premiação e bonificação para mantê-la motivada. E caso as metas sejam atingidas, não deixe de comemorar com seu time!

Abastecer o estoque é fundamental

A falta de planejamento do estoque pode trazer dois prejuízos: a falta ou o excesso de produtos. Normalmente, são nos momentos de maior demanda que os problemas de estoque costumam vir à tona e o principal deles é a ruptura, onde o cliente não encontra o que deseja.

Para organizar o PDV, aumentar vendas no supermercado e evitar que os clientes saiam com as “mãos abanando” por conta da falta de produtos, mantenha as prateleiras abastecidas das mercadorias mais vendidas no período natalino.

Para acertar na quantidade ideal a ser estocada, faça uma análise da performance dos anos anteriores. Estude o volume do que foi vendido, os itens que ficaram encalhados e aqueles que tiveram rápida saída. Essas informações são fornecidas pelo sistema de automação comercial que usa no seu PDV.

Como se trata de um período em que o volume de vendas aumenta, aproveite para realizar uma negociação com fornecedores e obter um melhor preço de custo na aquisição dos itens.

Caso queira se aprofundar sobre o assunto de fornecedores e entender melhor as causas da ruptura de estoque, separei alguns materiais gratuitos que podem te ajudar:

Facilite a vida do seu cliente para aumentar vendas no supermercado

Montar uma ceia natalina é bastante trabalhosa, há quem comece os preparos na antevéspera do natal. Para aumentar as vendas no supermercado, basta facilitar a vida do cliente. Lembre-se que ele deseja encontrar sem dificuldades os itens que precisa e há também aqueles que desejam achar tudo pronto.

Pensando nisso, uma boa forma de se planejar e atender aos consumidores que não querem passar horas na cozinha é oferecer a encomenda de receitas prontas, ou até ceias completas para as festas de fim de ano. Vai por mim, na hora sempre vai aparecer alguém a procura de um peru assado ou um arroz à grega.

Além da venda das receitas tradicionais, seu estabelecimento também pode oferecer kits e cestas temáticas contendo itens que são consumidos nessa época, o que garante uma ampliação do mix de produtos no PDV.

Decore e organize seu PDV para o fim de ano

Pode parecer besteira, mas um dos motivos que fará o consumidor entrar no seu estabelecimento ou no do concorrente é a decoração de natal! O cliente associa a decoração com os itens que ele já está procurando e essa é uma boa estratégia para aumentar vendas no supermercado.

Além de trazer o clima natalino para a rotina de trabalho e estimular a venda dos produtos ligados a data, os enfeites são responsáveis por encantar e atrair os clientes, mostrando que o seu PDV está pronto para recebê-lo.

Procure utilizar a decoração de forma estratégica, chamando atenção para as mercadorias com maior apelo de venda, produtos que são mais procurados durante o natal e estimulando o percurso do cliente dentro do estabelecimento.

Para aumentar o ticket médio, você também pode usar a técnica de Cross Merchandising e agrupar nas prateleiras os produtos que se complementam, como por exemplo: vinho e taças, arroz e uva passa.

Não esqueça que o som do ambiente também interfere na percepção dos clientes e compõe a atmosfera natalina do seu supermercado. Faça uma seleção de músicas próprias que fuja dos “clichês”, mas que sejam alegres e remetam ao fim de ano.

Tome cuidado com os exageros! Dentro de qualquer loja, tudo que não faz vender atrapalha as vendas.

Criamos uma playlist no Spotify com mais de 100 músicas para você tocar em seu supermercado nessa época de fim de ano, confira!

Invista em promoções

Independente da época do ano, os consumidores gostam de promoções e preços que consideram vantajosos. Seja o tradicional desconto, ou compre X leve Y e a redução de valores para mercadorias compradas em volume. O que interessa neste momento é oferecer preços competitivos.

Um outro tipo de promoção bastante comum durante o fim de ano é a criação de sorteios. Para estimular a compra e aumentar vendas no supermercado, você pode escolher prêmios para serem sorteados mediante a compra de um determinado valor em um determinado período de participação. Os prêmios podem ser os mais diversos, desde aparelhos domésticos como um micro-ondas, até um carro zero quilômetros. A escolha vai depender da sua meta de vendas!

Aproveite ao máximo de estratégias para aumentar as vendas no supermercado durante o final do ano, pois sabemos que logo em seguida o varejo entra em um período bem complicado no enfraquecimento das vendas, conhecido como baixa sazonalidade. Você vai querer estar preparado quando ela chegar.

Como organizar o estoque após períodos sazonais?

Dedique-se ao digital para aumentar as vendas no supermercado

O Brasil possui mais de 200 milhões de celulares funcionando, as pessoas estão conectadas, você sabe disso, e não se conectar a elas através do digital, resulta na perca de clientes e dinheiro.

Segundo o Google, 59% dos consumidores brasileiros usam o buscador para descobrir ou encontrar um novo item, ou produto, por isso, o primeiro passo para ser encontrado é ter uma conta no Google Meu Negócio. Você pode inserir nela informações de contato, endereço, horário de funcionamento, fotos, etc.

As redes sociais também são grandes alinhadas para suas vendas, nelas você pode divulgar seus produtos e ações promocionais para o fim do ano. Uma prática que vem crescendo bastante, são os folhetos digitais, onde os supermercados os enviam via whatsapp.

Facilite a forma de pagamento

A Boa Vista SPC entrevistou 1300 consumidores brasileiros e constatou que eles pretendem gastar em média R$ 564,00 com todas as compras de fim de ano.

Dos 1300 entrevistados, 63% irão pagar suas compras à vista e 38% utilizarão o cartão de débito para isso. Outros 37% usarão o cartão de crédito como meio de pagamento.

Oferecer opções variadas de pagamento aos seus clientes, é uma excelente estratégia competitiva, pode parecer algo simples, mas imagine quantos consumidores e dinheiro você perde por aceitar apenas um modo de pagamento?

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BOAS VENDAS!

 


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