Veja como um software para bares ajudou na gestão de estoque do Pub Boozer’s

Autor: Sara Edwiggers Assunto: Data: 18 de fevereiro de 2019
Veja como um software para bares, ajudou o Boozer's na gestão de estoque - Histórias de sucesso

Partindo do desejo de empreender, os amigos, Gilson Silva e Jules Lima decidiram abrir um bar. Após quase 1 ano de pesquisas, análise de mercado e estruturação do projeto, o Boozer’s  começou a funcionar em Fortaleza – Ceará.

Neste conteúdo você vai conferir como um gerenciamento de estoque eficiente possibilitou que os empresários se tornassem protagonistas, e não escravos do seu negócio. Ficou curioso? Então, não perca o que vem pela frente!

Conhecendo o Boozer’s

Após identificar que a capital cearense, apesar de ser conhecida pelo tradicional forró, também possuía boas bandas de rock e um público adepto ao gênero. Com poucas opções voltadas para esse nicho de mercado, os empresários perceberam uma oportunidade a ser explorada, e foi o que fizeram.

Saber o significado do nome é uma das maiores curiosidades dos clientes, não tenho dúvida que você deve estar com o mesmo questionamento, não é mesmo? Então vamos lá!

O nome “Booze” vem de uma gíria inglesa que significa “Birita”, então os sócios fizeram alguns jogos de palavras com o nome e no final chegaram a “ Boozer’s, que quer dizer: “Biriteiros”.

O Boozer’s se enquadra no segmento Pub. Segundo o SEBRAE são estabelecimentos comerciais típicos da Grã-Bretanha e de países de influência britânica, onde a cerveja é a bebida principal.

O Pub possui uma decoração sombria, com posters de bandas e artistas que são referências no gênero. Além disso, conta com um pequeno palco para apresentação de bandas locais. Sua programação musical voltada ao rock e blues atrai inúmeras pessoas em seus dias de funcionamento.

Diante de toda essa estrutura e com a casa em funcionamento, logo no início eles tiveram que lidar com um problema: a falta de controle eficiente de estoque, e este é um dos principais motivos das empresas falirem no Brasil. Vou lhe explicar melhor a seguir, veja:

O problema

O Boozer’s possui mais de 300 produtos na sua carta, isso implica em mais de 1000 itens cadastrados no sistema, a falta de um bom gerenciamento de estoque causaria muitas perdas e a falta do produto no momento do pedido, e foi exatamente isso o que aconteceu no início, pois, todo esse controle era feito através de planilhas.

Esse processo, gerava um retrabalho enorme, todos os dias precisavam fazer uma nova contagem de estoque, causando uma enorme dor de cabeça aos envolvidos.

No primeiro momento, o Boozer’s utilizou o sistema apenas para a frente de loja, mas diante dos desafios enfrentados com o controle do estoque perceberam que necessitavam de algo a mais.

Segundo Gilson, se o empreendedor não tiver um bom gerenciamento do seu estoque, terá muitas perdas e acabará virando um escravo do seu negócio. Nos próximos tópicos vou mostrar como esse problema foi corrigido pelo sistema, confira!

A solução

O sistema escolhido pelo Boozer’s foi o Easy@ssist, ele é um conjunto de soluções inovadoras para bares e restaurantes, produzido pela Casa Magalhães.

Como você viu anteriormente, o Easy (como chamamos carinhosamente nosso sistema S2) já atuava no atendimento da empresa, mas logo os sócios perceberam que precisavam de algo a mais, então aderiram à funcionalidade: “Módulo de gestão do Easy@ssist, que faz todo gerenciamento de estoque e produtos da empresa.”

“Para que tudo funcione bem dentro da loja, precisamos ter uma gestão de retaguarda muito boa, e com o Easy@ssist temos isso. Para que possamos gerir bem nossa retaguarda, precisamos que todos os módulos funcionem bem e façam suas devidas integrações”.

Controle e gestão de estoque

Nesse tópico vou dar espaço ao depoimento do sócio-proprietário do Boozer’s, é praticamente um passo a passo de como o sistema Easy@ssist atua na gestão de estoque do seu Pub.

“Aqui trabalhamos nosso estoque semanalmente, por 2 motivos básicos:

  • pra ter um estoque sempre renovado pro nosso cliente
  • pra ter um gerenciamento de caixa melhor sobre o nosso estoque.

Com o aperfeiçoamento do sistema passamos a jogar todas essas nossas rotinas do dia-a-dia para dentro do Easy, e a fazer nossas compras, controlar nosso estoque e a ter nossas receitas todas cadastradas dentro do sistema.

O processo, todo montado com o Easy, começa no momento em que geramos nossa ordem de produção e termina quando recebemos essa mesma ordem de produção para que façamos o atendimento dentro do sistema, o que nos permite um ótimo controle de perdas.

Então, assim que recebemos essa ordem de produção na cozinha já sabemos o quanto aquele determinado estoque rendeu e o quanto foi perda.”

Atendimento

Você acredita que um sistema que funcione pelo celular vá melhorar o atendimento do seu estabelecimento comercial?

Para o proprietário do Boozer’s sim, pois, dessa forma o garçom consegue gerenciar melhor seu tempo oferecendo ao cliente atendimento de qualidade e personalizado.  

Vou exemplificar pra você, de forma simples e bem generalizada como funciona o sistema:

O pedido é feito de forma online, no celular, pelo garçom, é lançado automaticamente e já caí de imediato na cozinha.

Através desse pequeno exemplo podemos extrair 3 benefícios do sistema:

  • redução de erros, já que o pedido é feito de forma online;
  • aumento da produtividade do garçom, visto que ele consegue fazer mais 2 ou 3 atendimentos antes de ir buscar os pedidos;
  • satisfação do cliente, pois, o atendimento é mais rápido e eficiente.

Ter um atendimento diferenciado gera mais venda e consequentemente mais lucro para sua empresa, não deixe essas oportunidades de se destacar no mercado passar.

Diferenciais

O Boozer’s utiliza o Easy@ssit para montar todo processo, ou seja, toda gestão de compras, contas a pagar, gestão financeira e de produção é feita através dele. Eles não precisam ter mais de um sistema, o Easy já faz tudo.

“Outro fator muito importante e determinante para nós que trabalhamos a noite, é o suporte. Ele acontece até as 4h da manhã e às vezes em momentos críticos, como casa cheia onde tivemos alguma intercorrência, sempre fomos atendidos a contento.”

Confira essa história de sucesso

 


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários