Entenda como otimizar a gestão de compras do seu restaurante!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 8 de novembro de 2018
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A gestão de compras pode ser um dos procedimentos mais vulneráveis de um restaurante. Assim, muitos gestores deixam a importância do estoque em segundo plano, podendo gerar um enorme prejuízo financeiro.

Entretanto, é simples identificar a relevância da sua compra. Basta atentar aos gastos do mês do estabelecimento, e o gestor perceberá que uma parte expressiva da sua receita é encaminhada à compra de alimentos.

Desse modo, a necessidade de se tornar experiente na organização de estoque surge a partir de dois principais fatores: a possível perda de clientes e os gastos financeiros. Afinal, ninguém quer chegar ao restaurante e não ter o pedido atendido por falta de ingredientes no estoque. É por isso que você deve estabelecer um monitoramento regular.

Continue lendo o conteúdo para otimizar sua gestão de compras!

A gestão de compras é extremamente fundamental

Após construir uma boa ficha técnica das bebidas e dos pratos, você será capaz de apontar os ingredientes-chave do seu menu e atuar com maiores margens.

Um software de gestão de ponto de vendas também ajuda, já que, por meio dele, é possível contabilizar os clientes servidos, quais produtos têm mais e menos saída, o controle de composição de pratos e o estoque, garantindo um maior suporte nas compras da semana.

Ao conhecer seu mix de produtos, o movimento de vendas semanal e também a expectativa das posteriores, é viável ter uma base mais adequada do que deve ser adquirido ou não, e especialmente da quantidade que deve ser comprada para permanecer com todos os pratos do seu cardápio em dia, e seus clientes, satisfeitos.

O gerente de compras tem que estar sempre conectado a todos os setores do restaurante, verificando se os ingredientes estão bons com o pessoal da cozinha, o que precisa ser mudado e se os prazos estão de acordo com as demandas. Tal prática ajuda a identificar falhas que podem gerar insatisfação nos clientes e pontos que devem ser melhorados e mudados com total eficiência.

O passo a passo para a otimização da gestão de compras

Faça um planejamento do que é preciso

Essa é uma ação indispensável para os empreendedores que desejam atuar de forma estratégica e otimizada. A ideia é compreender o cenário atual do negócio, avaliar os caminhos que podem ser adotados e o que será necessário para alcançar os objetivos esperados, inclusive os recursos de que se precisa dispor.

A partir do planejamento financeiro, você pode organizar as diretrizes para o crescimento sustentável do restaurante. A receita é gerida com maior eficácia e é possível se programar para pagar as despesas mensais e os impostos. Ao mesmo tempo, fica fácil analisar quais gastos podem ser diminuídos ou eliminados.

O resultado é que você conseguirá entender melhor as entradas e saídas e poderá fazer previsões para os próximos meses. Com isso, terá um planejamento melhor de investimentos para ampliar seu restaurante e aumentar a atração de clientes.

Conheça a demanda

Analise a quantidade de alimentos servidos como la carte. No cenário econômico atual, é natural que os clientes optem por dividir um prato. Dessa forma, se alguma opção do seu cardápio for bem servida, oriente os colaboradores a recomendá-la para duas ou mais pessoas. Isso reduz o desperdício e gera satisfação.

Muito cuidado com produtos perecíveis preparados e expostos à venda. Para inserir novos pratos, realize testes, primeiramente, com quantidades reduzidas, e aumente conforme com a demanda, ou considere a atual saída desses alimentos e dimensione a produção de acordo com os pedidos.

Escolha bons fornecedores

Verifique com seus fornecedores a possibilidade de renegociar preços. Acompanhe os reajustes e estude criteriosamente formas de fazer propostas vantajosas para ambas as partes.

Embora a primeira medida seja reduzir a margem de lucro, é possível obter preços menores, por exemplo, comprando em quantidades maiores. Nesse caso, você deverá ter atenção ao prazo de validade dos alimentos e insumos.

Se for preciso, avalie se vale a pena continuar com seus atuais fornecedores. Um orçamento de preços de mercado auxilia a sinalizar um novo elo de distribuição, até então, inédito. De acordo com a localização de seu restaurante, optar por fornecedores de outros estados pode ser uma alternativa.

Antes de fechar qualquer negócio, tente aliar todas essas dicas anteriores ao negociar com fornecedores confiáveis e de boa reputação com produtos de qualidade.

Evite o desperdício

Quando se evita o desperdício, gasta-se menos e é possível usar a economia para investir em melhorias e até para reduzir o preço, criando mais competitividade entre você e seus concorrentes. Veja dicas de como evitar esse processo:

  • fique de olho nos prazos de validade;
  • armazene da maneira correta;
  • bonifique os colaboradores que usam os produtos com responsabilidade;
  • invista em equipamentos modernos, como easyassist.

Invista em um software de gestão

O uso de softwares de gestão e automação pode auxiliar a reduzir os custos, pois eles apontam, em tempo real, quais itens estão com giro baixo. Manter esses produtos em estoque aumenta o custo, em função do espaço ocupado e da iminência de perda por causa do esgotamento do prazo de validade.

Uma solução integrada garante controle sobre o estoque, os pagamentos e toda a retaguarda. O melhor de tudo é que esses softwares podem ser projetados de acordo com a realidade do seu negócio.

A implementação de sistemas de pedido com smartphones pelos garçons também é uma forma de garantir mais agilidade e redução de erros na produção causados por pedidos equivocados, assim como os cardápios digitais interativos, em que o próprio cliente realiza seu pedido, reduzindo o ruído na comunicação. Essa eficiência é garantida pelo número menor de colaboradores envolvidos no processo.

O lucro do restaurante depende do conhecimento de todos os processos

Preservar os ganhos do restaurante é ser capaz de coordenar todas as operações, como o serviço ao cliente, a gestão do estoque, as reservas e até a comunicação com a cozinha, assegurando uma operação orquestrada.

Esse ponto de organização auxilia na otimização do agendamento de mesas, no reparo dos investimentos para as verdadeiras necessidades dos clientes, na economia de tempo, na manutenção dos ganhos do restaurante e no desperdício evitado.

Definitivamente, o sucesso financeiro de um negócio do ramo de restaurantes depende de vários fatores, que devem ser geridos paralelamente. Um trabalho complexo, mas totalmente realizável se for dada a relevância devida, um objetivo claro e a motivação para alcançá-lo.

Em resumo, muitos empreendedores acabam não atentando para a importância da gestão de compras de restaurantes. Se bem realizada, ela é capaz de auxiliar na otimização dos recursos e, consequentemente, nos seus lucros, melhorando consideravelmente a atuação do setor e reduzindo o desperdício.

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