Inventário para supermercado: um passo a passo definitivo!

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 26 de agosto de 2016
inventário para supermercado

Algumas pessoas encaram o inventário para supermercado como um trabalho grande e desnecessário. Mas a verdade é que este processo se trata de uma rotina importante não só para o setor de estoque, mas para toda a empresa.

Através do inventário você pode detectar uma série de problemas operacionais que não são vistos no dia a dia, melhorando a eficiência da sua empresa e otimizando os lucros através do controle das perdas e ainda, detectando produtos que faltam nas prateleiras ou estão “encalhados” no armazém, te dando um melhor direcionamento para compras mais eficazes.

Concordo que fazer um inventário para supermercado não seja uma tarefa muito simples, levando em consideração a diversidade de produtos e os horários de funcionamento. Mas, para facilitar a sua vida, separei um passo a passo definitivo de como fazer inventário para supermercado e como se preparar para esse processo. Vamos lá?

Como fazer um inventário para supermercado?

Antes de mais nada, para que o inventário seja feito de forma assertiva e nem um produto passe batido na hora da contagem é importante escolher um dia em que não haverá entrada ou saída de mercadorias.

Vamos partir da ideia de que o seu inventário para supermercado será realizado no fim de semana.

04 dias antes do inventário ?

Nos dias que antecedem a contagem, é necessário se preparar e organizar todos os recursos necessários para realização das atividades. Nos 04 dias antes do inventário você deverá:

  • Informar para contabilidade sobre a realização do inventário;
  • Informar para os fornecedores que não haverá recebimento de mercadorias de sexta a domingo.
  • Providenciar os coletores de dados para a contagem, bem como caneta esferográfica para cada participante e folhas de rascunho que devem ser cortadas em pedaços de mais ou menos 5cm x 5cm onde serão anotadas as contagens;
  • Pensar no que será feito nos casos de produtos danificados ou vencidos, ou sem código;
  • Fazer uma planilha com o código de todos os produtos da seção de hortifrúti, açougue e padaria para anotar as pesagens.

01 dia antes do inventário ?

No dia que antecede a realização do inventário você deve cuidar da organização do estabelecimento, resolvendo todas as pendências e arrumando as gôndolas.

  • Não receba mais nenhum produto. Se realmente for necessário, abra uma exceção para os perecíveis;
  • Reponha os produtos na área de venda, mantendo a prateleira de forma organizada com produtos ordenados de acordo com o código. O ideal é evitar que fiquem caixas de produtos abertas no depósito;
  • Resolva todas as pendências relacionadas a emissão de notas fiscais referentes a trocas e perdas de FLV (frutas, legumes e verduras), padaria e açougue. Além disso, dê entrada de todas as notas fiscais que estiverem pendentes. Isso é essencial para acertar as divergências entre o estoque físico e o seu controle;

Dia da contagem do estoque físico ?

A primeira parte da contagem deverá ocorrer na área do estoque, neste momento a organização da área será fundamental para a agilidade do processo de inventário para supermercado.

Logo cedo é importante que a sua equipe corrija alguma falha no depósito, tendo certeza de que os produtos estão todos separados por código de barra, inclusive por fragrância ou sabor. Caso a caixa não tenha o código da unidade do produto, é importante deixar uma unidade sobre a caixa para agilizar a contagem;

Lembre-se que após iniciar a contagem no armazém, nenhuma mercadoria deve circular no supermercado;

Emita um relatório do estoque dos produtos antes de começar a contagem. Você precisará desse relatório para comparar com o resultado, no fim do inventário;

Comece a contagem no estoque no começo da tarde, deixando a câmara frigorífica e os hortifrútis por último.

Dia da contagem na loja ?

A contagem das mercadorias na área de vendas deve ser feita com muita atenção, uma vez que envolve muitas mercadorias que se encontram fora das caixas. Organizar as gôndolas vai ajudar neste momento.

  • Defina uma quantidade de pessoas para contagem de cada seção. Estes devem contar os produtos, anotar no papel rascunho e colar na prateleira. É importante virar o código de barra do primeiro produto da fila para a parte externa da gôndola;
  • Terminada a contagem, começa a coleta dos códigos de barra e quantidades com o coletor de dados;
  • Depois de coletar os dados, emita o relatório da contagem para comparação com o relatório emitido antes do início do inventário;
  • Faça todos os acertos necessários, pois depois da loja começar a funcionar na segunda-feira, não serão possíveis as correções;
  • Emita um relatório com o estoque real e os custos dos produtos e envie para a contabilidade.

Dicas que podem ajudar:

Esse é o inventário para supermercado geral e pode ser feito três ou quatro vezes no ano. Depois de fazê-lo você identificará quais produtos com mais riscos de perdas do seu negócio.

Os mais críticos normalmente são os de alto valor agregado, os de maior giro e os perecíveis. Sabendo disso, você pode fazer inventários rotativos desses produtos com uma frequência maior. Se você ainda não sabe como funciona o inventário rotativo, clique aqui, e descubra o que ele é e como fazer!

E lembre-se: Os inventários te ajudarão a detectar os problemas, mas as soluções dependem de um controle contínuo e efetivo do seu estoque. Confira abaixo uma lista de materiais que eu separei para você se aprofundar na prevenção de perdas e controlar melhor seu estoque:

  • Conheça os tipos mais comuns de furtos em supermercados e saiba como evitá-los clicando aqui.
  • Comece a controlar melhor o seu estoque baixando uma ferramenta gratuita clicando aqui.
  • Conheça os 5 vilões da ruptura de estoque e evite a falta de mercadoria nas gondolas clicando aqui.

Aproveite para preencher nossa newsletter e receba mais materiais como esse de forma gratuita e não se preocupe, nós também não gostamos de SPAM! ?


Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados

Comentários