8 Dicas para alcançar o sucesso na gestão da sua equipe de vendas - Blog da Casa Magalhães

8 Dicas para alcançar o sucesso na gestão da sua equipe de vendas

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 25/10/2016
Equipe de Vendas

A equipe de vendas é um dos pontos essenciais para o sucesso da sua empresa, pois é através dela que o negócio conquista mercado, alcançando lucratividade. Diante disso, você pode se perguntar: Como posso tornar a gestão da minha equipe de vendas mais estratégica e assertiva?

Veja 8 dicas que podem ajudar você a conseguir melhores resultados:

Encontre as pessoas certas

O sucesso da sua equipe de vendas começa com contratações eficazes. Isso envolve aliar as capacidades técnicas, visão de negócio e o comprometimento profissional. Além disso avalie o preparo emocional, ou seja, a capacidade do colaborador de transformar o que parece um obstáculo em uma motivação para o trabalho.

Trabalhe com uma equipe diversificada, conheça os pontos fortes de cada um e procure ter ao seu lado parceiros com vontade de vencer.

Capacite sua força de vendas

Não basta a sua equipe ter conhecimento dos produtos para estarem preparados para vendê-los. Através de treinamentos, você pode orientar a sua equipe em como recuperar clientes perdidos, aumentar as vendas e até mesmo melhorar suas relações interpessoais.

Promova um dia de treinamento interno. Eleja temas de interesse e divida-os para que cada semana um vendedor esteja responsável em dar um treinamento que pode ir desde as noções de gestão ao português técnico, etc…

Os vendedores podem ser motivados a dividir seu conhecimento de como obter sucesso nas vendas. E não só os colaboradores que vendem mais estão aptos para dividir suas experiências, mas também os vendedores que vendem com menos desconto ou os que atingem maior grau de satisfação do cliente, por exemplo.

Defina metas realistas

Definir metas é útil para tanto estabelecer parâmetros para avaliar o desempenho como recompensar os colaboradores de maneira justa e eficiente. Mas, ao mesmo tempo que as metas devem ser desafiadoras elas precisam ser totalmente possíveis de serem alcançadas, pois uma meta impossível de ser atingida pode desmotivar uma equipe, tendo o efeito contrário do esperado.

E para isso, é preciso levar em consideração a realidade do mercado, as condições da equipe e as necessidades da empresa.

Mantenha o diálogo com a equipe de vendas

A sua equipe de vendas precisa compreender os objetivos empresariais, a proposta de valor da empresa e as ofertas.

Para isso, o líder deve criar um ambiente para o diálogo e troca de experiências com os vendedores, com a certeza de que isso influenciará positivamente nos resultados do time.

Agende semanalmente um momento para expor as metas que devem ser alcançadas naquela semana, veja a sugestão de cada um para poder alcançá-las e ouça como estão superando os desafios diários. Essas informações podem ser preciosas para todos da equipe.

Mapeie e desenvolva continuamente as competências

Uma competência está relacionada a capacidade de entrega de um profissional, ou seja, podemos dizer que é o valor social que ele possui e que pode agregar valor econômico ao seu negócio.

Para aumentar a produtividade e maximizar os resultados da sua equipe, o primeiro passo é avaliar quais competências e habilidades são necessárias para o seu time ter melhor desempenho e alcançar suas metas. Em seguida mapeie as competências, valores individuais, habilidades e potencialidades que cada colaborador possui e em seguida cruze essas informações. Assim você saberá aproveitar melhor a sua equipe e também criar condições para desenvolvê-la.

Motive e transforme

Manter a equipe motivada é essencial para garantir a competitividade da sua empresa. Para você motivar a sua equipe é preciso estar atento às suas necessidades; saber o que motiva cada pessoa individualmente. Uma forma de motivar os seus colaboradores é através do reconhecimento de um bom trabalho desempenhado. É uma maneira do funcionário se sentir valorizado.

Inspire a sua equipe e incentive o desenvolvimento de cada colaborador. Ajude-os a internalizar a missão e os valores da empresa para que eles se sintam parte dela. Delegar funções de acordo com as competências também pode fazer com que o profissional se sinta reconhecido e motivado. Alguns colaboradores se sentem motivados quando são desafiados a executar novas tarefas. E por último, não esqueça de ouvi-los e considerar suas sugestões como possibilidades reais.

Dê feed-backs

Crie a rotina de fazer reuniões periódicas para fornecer informações sobre o desempenho de vendas e ouvir o que a sua equipe tem a dizer.
Vale lembrar que essas reuniões não dispensam os feedbacks individuais que devem ser dados salientando pontos de melhoria, metas, acertos e erros de cada colaborador.

Mantenha a confiança da sua equipe ao ter sempre em mente a ideia de elogiar em público e criticar em particular.

Ofereça ferramentas adequadas

A ideia é oferecer instrumentos tecnológicos diversos que facilitem as atividades do dia a dia. Isso inclui computadores e internet de qualidade, linhas telefônicas e ramais em número adequado, além de aplicativos que os auxiliem na organização da agenda e gestão dos contratos.

Existem ferramentas que facilitam a análise de dados referentes ao desempenho da sua equipe de venda tanto individual como coletiva e ainda sistemas quem ajudam a traçar o perfil dos clientes, avaliando o seu padrão de compras e facilitando as negociações.

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