6 passos definitivos para fazer o controle de gastos na sua empresa

Autor: Casa Magalhães Assunto: Data: 16/06/2020
como fazer o controle de gastos da empresa

O desejo dos empreendedores é sempre melhorar os lucros do seu negócio, mas nem sempre é fácil aumentar as receitas. Então, surge uma nova alternativa um tanto desafiadora: o controle de gastos.

Existe uma regrinha cliché sobre saúde financeira que se aplica tanto para a vida pessoal quanto empresarial. Ela diz: não gaste mais do que ganha. Logo, o controle de gastos surge não como um ditador que vai te impedir de gastar dinheiro e sim, como uma ferramenta para fazer você gastar de forma consciente. 

Pensando nisso, separamos seis dicas rápidas e imperdíveis para minimizar os seus gastos sem comprometer a qualidade do seu negócio. 

1. Analise os seus custos

Fazer um bom controle de gastos no seu negócio existe conhecimento sobre algumas variáveis financeiras como custos fixos, variáveis, despesas, etc. 

Manter um histórico dos custos da empresa e analisá-lo de forma efetiva e periódica vai te possibilitar enxergar onde estão ocorrendo gastos supérfluos, que não influenciam diretamente na produtividade, nem na qualidade do atendimento e são esses que devem ser cortados.

2. O controle de gastos envolve pessoas

Fica difícil fazer um controle de gastos se os funcionários não estiverem comprometidos a ajudar. Sendo assim, deixe claro para todos eles quais os seus objetivos, os motivos e peça a sua colaboração. 

Contudo, isso não deve se transformar em um peso ou um motivo de preocupação para eles. É possível você tornar tudo mais leve, quem sabe até criando uma competição entre os setores, para ver qual vai conseguir reduzir mais e quem sabe oferecer uma premiação simbólica.

Seus colaboradores atuam diretamente com processos operacionais e são os principais protagonistas do bom funcionamento do seu negócio. Portanto, crie ideias e estratégias que extraiam deles opções de melhorias visando a redução de desperdícios e custos. 

3. Controle de estoque se relaciona com controle de gastos

Um controle de estoque eficaz é essencial para a redução e controle de gastos. Afinal, manter um estoque alto diminui o capital de giro e por esse motivo, você pode atrasar pagamentos a fornecedores e ter que pagar juros desnecessariamente.

O controle do que entra e do que sai do estoque também pode te impedir de sofrer prejuízos com perdas.

É possível economizar fazendo compras programadas pois, a medida que o seu estoque está sendo controlado, você evita fazer compras emergenciais, muitas vezes a preços mais caros para garantir que não faltem produtos essenciais ao seu negócio.

4. Identifique processos

Você pode diminuir seu custo aumentando a produtividade dos seus recursos, tanto humanos como físicos. Mas como fazer isso? Mapeando os processos já é um bom começo. 

Dessa forma, será possível encontrar não só os gargalos e situações de retrabalho, mas também oportunidades de melhoria. Um sistema de automação te ajudará a padronizar e agilizar os processos e aumentar os resultados alcançados da estrutura que você já tem.

5. Analise o seu fluxo de caixa

Através de uma análise do seu fluxo de caixa dos últimos meses você poderá identificar os períodos de sazonalidade em que sua empresa está sujeita, ou seja, em qual época do ano ocorreram quedas de vendas e de receitas.

Essa informação te ajudará a se planejar para esses períodos e quem sabe até tentar negociar melhores prazos para poder suportar a baixa sem pagar juros altos e comprometer o seu lucro.

A sazonalidade ajuda você a identificar o melhor período para aquecer o seu caixa e escolher o melhor período para implementar novos investimentos. 

6. Faça controle de gastos com um sistema de gestão

Um sistema de gestão centraliza todas as informações do seu negócio em um único lugar facilitando a análise desses dados e o planejamento financeiro da sua empresa.

Além disso, você mantém o controle da sua loja de onde você estiver, quando esse software utilizar tecnologia na nuvem.

Gostou das dicas? Espero que sim. Mas não adianta deixar seus planos no papel. Implemente-as e aumente a sua lucratividade.

Quer continuar acompanhando os posts aqui do blog? Então, aproveite e assine nossa newsletter agora mesmo e fique por dentro das novidades! Basta fazer o seu cadastro aqui embaixo!

Compartilhe:

Outros Artigos Relacionados